O Carnaval é uma das épocas mais festejadas em nosso país. Para aproveitá-lo bem, veja algumas dicas que separei para você!

Hidratação

Seja para aproveitar o dia, seja para aproveitar a noite, hidratação é fundamental. Abuse de líquidos como água, sucos naturais, água de coco e isotônicos. Lembre-se que refrigerantes, energéticos e bebidas alcoólicas não têm um bom potencial para hidratação. Capriche também nos alimentos ricos em água, como iogurtes, frutas e legumes. Procure consumir pelo menos 2 litros de líquido por dia, aumentando essa quantidade em situações de calor intenso, sudorese profusa ou atividade física vigorosa.

Alimentação equilibrada

O equilíbrio alimentar deve ser uma preocupação ao longo de todo o ano, mas na época de férias, os abusos são mais frequentes e o cuidado deve ser redobrado. É importante buscar opções saudáveis, que forneçam a energia necessária para curtir o carnaval ao mesmo tempo em que sejam nutritivas. Sanduíches naturais, saladas reforçadas, peixes assados e outros frutos do mar são boas escolhas.
Cuidado com o excesso de frituras, doces e alimentos industrializados, que podem ser difíceis de digerir e oferecem pouco benefício nutricional. Dê preferência a alimentos preparados em casa ou de procedência confiável, para evitar intoxicações alimentares. Desconfie principalmente daqueles alimentos que não estiverem adequadamente refrigerados.

Não cometa abusos

Procure consumir bebidas alcoólicas com moderação. O álcool em excesso atua como diurético, fazendo com que percamos água do organismo. Seu consumo abusivo pode causar gastrite, esofagite, pancreatite aguda e, em casos extremos, cetoacidose alcoólica, com acidez do sangue, desidratação e desequilíbrio grave de eletrólitos. Se for consumir álcool, aumente o consumo de água de modo a evitar consequências negativas, alimente-se regularmente e não ultrapasse seus limites.

Sono

Nosso sono é necessário para que o organismo desempenhe bem inúmeras funções, entre elas, as imunológicas e hormonais.
Muitas festas de carnaval acontecem à noite, e com isso, interferem com os horários de sono habituais das pessoas. Se a noite promete ser longa, procure descansar bastante nos dias anterior e seguinte, e evite trocar o dia pela noite por vários dias seguidos. Lembre-se que o sono diurno não tem a mesma qualidade do sono noturno, devido às variações do nosso ritmo circadiano. Para garantir a disposição e energia habituais, dormir um número adequado de horas é fundamental. Esse número varia individualmente, mas para a maioria dos adultos gira em torno de sete ou oito horas por noite.

Sol

Para aqueles que vão para a praia, ou mesmo para algumas regiões do interior, carnaval é sinônimo de tomar sol. Sabemos que a exposição solar moderada é benéfica, e necessária, por exemplo, para a produção adequada de vitamina D e para a saúde óssea. Entretanto, a exposição ao sol em horários impróprios, por tempo prolongado ou sem a proteção devida, pode ser extremamente danosa, aumentando o risco de câncer de pele, causando queimaduras, desidratação e insolação.
Prefira expor-se ao sol antes das 10h ou após as 16h. Use sempre filtro solar de fator adequado ao seu tipo de pele – no mínimo FPS 30, necessitando ser mais alto para quem tem pele muito clara. Proteja as áreas sensíveis com guarda-sol, chapéu, óculos de sol e roupas leves e não abuse do tempo de exposição. Não esqueça de reaplicar o filtro solar após entrar na água, após sudorese intensa ou pelo menos a cada 2 horas. Qualquer dúvida, consulte um dermatologista.

Referências: UpToDate;  Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Por: Dra. Clara Nasser – Clínica Médica na InCórpore Centro Médico

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