fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Eletroneuromiografia em Curitiba

Eletroneuromiografia em Curitiba

Precisando realizar Eletroneuromiografia em Curitiba? A InCórpore oferece qualidade e agilidade na realização de exames. Além disso, contamos com especialistas experientes na área da saúde, e uma estrutura completa para o paciente. Agende seu exame pelos principais convênios ou particular!

Eletroneuromiografia em Curitiba: Exames e Consultas

A eletroneuromiografia é uma técnica surpreendente para estudar a atividade cerebral. Esse procedimento pode detectar atividade elétrica no cérebro usando eletrodos ligados à superfície de sua mão. A InCórpore oferece exames realizados por uma equipe de neurologistas com atuação em neurofisiologia clínica, visando a excelência na análise e nos resultados.

Saiba mais sobre como este exame pode ajudar você a melhorar seu desempenho cognitivo e a identificar e controlar possíveis doenças neuromusculares.

O que é Eletroneuromiografia?

A eletroneuromiografia é um exame complementar que utiliza a corrente elétrica para detectar e localizar a atividade cerebral. É às vezes referido como “eletromiografia”. O equipamento usado para este estudo é chamado de eletromiógrafo.

Qual é a função da eletroneuromiografia?

A eletroneuromiografia é uma das técnicas mais úteis em neurociência cognitiva. É frequentemente usada para estudar pacientes com distúrbios cerebrais como o mal de Alzheimer, acidente vascular encefálico e epilepsia. Ela também pode ser usada para estudar voluntários saudáveis, no sentido de determinar quais regiões do cérebro são ativadas quando realizamos vários tipos de tarefas.

Como funciona a eletroneuromiografia?

O eletrodo que é usado para fazer a eletroneuromiografia é especial porque é capaz de detectar e localizar a atividade elétrica no cérebro. A maneira como isto é feito é através do uso de um sensor eletromiográfico ou EMG. Este sensor detecta a atividade elétrica no músculo preso à mão. A quantidade de atividade detectada está relacionada com o nível de atividade no cérebro.

Os benefícios da eletroneuromiografia

Quando as pessoas pensam nos benefícios da eletroneuromiografia, elas geralmente pensam na detecção e tratamento de doenças antes de qualquer outra coisa. Algumas das principais vantagens desta técnica estão listados abaixo: 

  • É uma tecnologia não invasiva que utiliza apenas suas mãos para estudar seu cérebro;
  • É muito preciso: de fato, é o método mais indicado para detalhar a imagem do cérebro quando se trata de detecção e localização da atividade cerebral;
  • É bastante rápido: leva apenas alguns segundos para verificar as trocas elétricas que ocorrem dentro de cada célula e obter os dados necessários;
  • O seu custo é muito baixo: é menos caro do que muitos outros métodos de imagem do cérebro. Pode ser útil para diferentes tipos de avaliação, inclusive para testar sua memória e concentração.

Como fazer Eletroneuromiografia

Antes de começarmos a fazer a eletroneuromiografia, vamos primeiro discutir que tipo de exame você estará fazendo. A eletroneuromiografia é realizada em duas etapas. A primeira delas consiste em fazer um estudo da condução nervosa do paciente, através da aplicação de pulsos elétricos nos nervos. Por serem de baixa intensidade e com uma duração rápida, é possível obter respostas por conta da estimulação desses mesmos nervos, levando à correta análise e registro das informações contidas nos nervos.

Em seguida, é realizada a inserção de agulhas pequenas, nos músculos ou na própria mão do paciente, de modo a verificar a atividade elétrica cerebral e, com isso, verificar as raízes motoras, a medula espinhal e a fibra muscular, buscando indícios ou a comprovação de doenças localizadas nessas áreas.

Principais recomendações

Antes do exame

  • O paciente pode comer normalmente, sem necessidade de jejum;
  • Deve-se evitar o uso de cremes e óleos na pele, pois pode atrapalhar o exame;
  • Usar roupa confortável para a realização do exame.

Depois do exame

O paciente pode trabalhar normalmente após a realização do exame, e dificilmente a pele vai apresentar hematomas ou dores após a aplicação das agulhas.

Contra indicações

Pacientes que sofrem de alterações da coagulação sanguínea.

Quando fazer a Eletroneuromiografia?

É indicado fazer o exame de Eletroneuromiografia em Curitiba quando o paciente apresenta os seguintes quadros:

  • Danos decorrentes de neuropatia, que podem comprometer o funcionamento dos nervos localizados no sistema nervoso periférico;
  • Esclerose Lateral Amiotrófica; 
  • Lesões do plexo braquial e lombossacral; 
  • Traumatismos;
  • Tumores ou inflamações; 
  • Abaulamento ou hérnia;
  • Estenose do canal medular;
  • Doença da junção neuromuscular;
  • Doenças musculares.

A eletroneuromiografia é um exame que avalia a presença de lesões que afetam os nervos e músculos.

A eletroneuromiografia é um exame que avalia a presença de lesões que afetam os nervos e músculos.

A eletroneuromiografia é um exame que avalia a presença de lesões que afetam os nervos e músculos.

O estudo da estimulação repetitiva consiste na aplicação de repetidos choques elétricos de baixa intensidade em nervos da face, pescoço e braço com o objetivo de verificar se há distúrbio da transmissão entre o nervo periférico e o músculo (junção neuromuscular).

A eletroneuromiografia é o exame indicado para identificação de possíveis lesões no sistema nervoso periférico.

Agendar Exame de Eletroneuromiografia em Curitiba

Portanto, se você precisa realizar um exame de Eletroneuromiografia em Curitiba, conte com toda estrutura moderna e com os profissionais especializados da InCórpore Centro Médico. Assim, entre em contato conosco, esclareça suas dúvidas e agende sua consulta ou exame agora mesmo! Nossa equipe de profissionais está sempre pronta para lhe atender.

Rua General Mário Tourinho, 536

 Curitiba/PR 

[email protected] 

(41) 3335-2624 

(41) 99828-1051

FALE CONOSCO

Entre em contato com nossa equipe de atendimento, será um prazer atendê-lo!