fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
5 razões para procurar o oftalmologista

Ir ao oftalmologista é importante não só na presença de problemas como vista cansada, mas também ao longo da vida.

A maior parte dos pacientes acredita que consultar-se com esse especialista é necessário somente em caso de emergência. Entretanto, realizar exames ainda na infância e manter check-ups anuais pode fazer toda a diferença para a saúde da visão. Por essa razão, confira neste post 5 razões para procurar o oftalmologista!

Previne doenças

Seja na infância, adolescência ou vida adulta, é altamente recomendado realizar periodicamente avaliações completas, independente da existência de sintomas. Dessa forma, patologias como o retinoblastoma (tumor que pode ser identificado em recém-nascidos), miopia (visão borrada à distância), hipermetropia (visão borrada de perto) ou qualquer doença hereditária podem ser tratadas ou evitadas assim que há sintomas ou indícios de irregularidades.

Diagnostica doenças em estágio inicial

Muitas enfermidades, quando identificadas no começo, podem ser retardadas ou curadas, principalmente em casos no qual a doença em estágio avançado pode causar cegueira. Por esse motivo, manter uma regularidade de consultas independente da idade pode ajudar a manter a saúde da visão, além de proporcionar o acompanhamento do paciente.

E entre as patologias mais comuns que podem ser curadas ou tratadas ainda no começo (seja com colírios, intervenção cirúrgica ou outros medicamentos), estão:

  • estrabismo (olhos com desvio);
  • glaucoma (pressão alterada no nervo ótico);
  • catarata (embaçamento da visão que pode gerar cegueira).

Assim, podem ser solicitados exames como a tonometria (que mede a pressão intraocular), a gonioscopia (avalia se há anomalias) e o mapeamento de retina para embasar o diagnóstico.

Mantém a saúde da visão

Seja com objetivo preventivo ou corretivo, procurar o oftalmologista é a melhor forma de manter a saúde dos olhos em dia, já que somente um profissional de confiança pode avaliar a situação. Por esse motivo, mesmo quando não há qualquer alteração, é preciso garantir que todas as funções da visão estejam sendo realizadas adequadamente. Além disso, com o passar do tempo podem surgir doenças ou dificuldades para enxergar, o que pode ser solucionado por esse especialista.

Diabéticos e hipertensos precisam do acompanhamento

Devido ao surgimento de enfermidades a partir do quadro hereditário de diabetes ou hipertensão, é de suma importância haver o acompanhamento regular por um oftalmologista. Isso ocorre, pois muitas vezes há o desenvolvimento de patologias de forma assintomática relacionadas a esse quadro de saúde, o que pode resultar em cegueira no pior caso.

É obrigatório para pessoas acima de 40 anos

Com o avanço da idade, é comum surgirem alterações na visão, principalmente em pessoas que já possuem um histórico médico delicado. Por isso, após os 40 anos, a avaliação e o acompanhamento pelo oftalmologista deve ser algo rotineiro. Além do que, nessa idade são maiores as chances de surgimento de doenças, como:

  • DRMI (Degeneração Macular Relacionada com a idade) ;
  • glaucoma;
  • catarata;
  •  blefarite (pálpebras inflamadas ou irritadas).

Conclusão

Para manter a saúde do paciente, assim como o dermatologista, o oftalmologista deve ser procurando ao longo da vida, independente do gênero. Além do mais, quando há um acompanhamento constante, muitas doenças (inclusive as que não apresentam sintomas) podem ser evitadas ou tratadas.