fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
A evolução do coronavírus

A primeira notícia sobre um surto de pneumonia por coronavírus foi em dezembro de 2019 em Wuhan, na China. Em seguida, a OMS classificou a nova doença causada pelo coronavírus como COVID-19. A evolução do vírus é detectada em vários países, onde novas variantes começam a aparecer.

Aqui no Brasil, o primeiro caso da doença foi registrado em 26 de fevereiro de 2020, na cidade de São Paulo.

Assim, a infecção se espalhou por todos os estados do país, através de uma transmissão chamada de comunitária. Logo, em 11 de março de 2020, foi considerada uma pandemia.

No dia 17 de março, foi registrada a primeira morte em decorrência do novo coronavírus. Hoje, em junho de 2021, o Brasil registra mais de 17 milhões de pessoas que já foram infectadas, mais de 15 milhões de casos recuperados e a triste marca de mais de 477 mil óbitos.

O novo coronavírus ganhou a nomenclatura de SARS-CoV-2 (em inglês, “Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2). A princípio, essa infecção pode ser mapeada em três fases:

A primeira diz do período de incubação, com o sem vírus detectável. A segunda fase é sobre o período sintomático, não grave, mas com a detecção do vírus. A terceira fase é a sintomática respiratória grave, com alta carga viral.

Entretanto, quando o vírus está no organismo, há um tempo de dois a 14 dias até que os primeiros sintomas se manifestem.

Geralmente, os sintomas aparecem a partir do quinto dia e entre eles estão febre, tosse seca, indisposição ou dores musculares.

Entre esses sintomas, a falta de ar também é considerada uma manifestação do vírus no organismo, podendo também estar associada a crises de estresse ou ansiedade.

Prevenção do coronavírus

Para eliminar chances de contágio, a prevenção ainda é a melhor ferramenta disponível. É muito importante saber identificar os primeiros sintomas para poder evitar a transmissão da doença.

Então, para evitar o agravamento de doenças, saiba quais cuidados devem ser tomados para prevenir a doença em nosso Guia de Prevenção.

Se preferir, agende uma consulta por WhatsApp ou faça uma consulta por telemedicina.

Aqui na InCórpore trabalhamos com atendimento humanizado em cada atendimento. Sabemos que ações preventivas são essenciais para o bem-estar e para a garantia da saúde para todas as pessoas.

Estamos aqui para solucionar o seu caso. Entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou pelo WhatsApp (41) 99828-1051.