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Alimentação no verão

A estação mais quente do ano pode alterar alguns hábitos. Mas é importante prestar atenção na alimentação no verão para manter a disposição e cuidar da saúde!

O verão é uma das estações mais aguardadas do ano, mas devido ao aumento das temperaturas também é importante prestar muita atenção na saúde, especialmente na hora de se alimentar.

Durante os meses mais quentes o organismo pode reter mais líquido e as veias do corpo se dilatam – causando inchaço, formigamento, sensação de peso e até mesmo dores nas pernas e nos pés. Com tantas mudanças acontecendo, é essencial manter a hidratação do corpo e também cuidar da alimentação neste verão!

O ideal é incluir na dieta ainda mais frutas, legumes, vegetais, assim como alimentos integrais, peixes e carnes magras. Não esquecer também de tomar muita água e complementar a hidratação com chás e sucos naturais – a água de coco é outra opção super refrescante e hidratante.

Ao contrário das estações mais frias, durante o verão o corpo não necessita de tanta energia para se manter. A ingestão de alimentos muito calóricos pode até mesmo sobrecarregar o organismo e dificultar seu funcionamento.

Confira as dicas da Incórpore Centro Médico para manter uma boa alimentação neste verão:

Faça mais refeições por dia

É importante manter uma rotina alimentar. Não pule refeições e coma tudo de uma vez depois, isso pode dificultar a digestão. Procure comer a cada três horas, aumentando para cinco a seis refeições pequenas ao longo do dia, para não sobrecarregar seu organismo.

Dê preferência para alimentos mais leves, como verduras e legumes no almoço e jantar. Esses alimentos são pouco calóricos e cheios de vitaminas e minerais. A couve, brócolis e ervilhas são fontes de luteína e zeaxantina, que podem atuar como um filtro natural contra os raios ultravioletas.

E para as sobremesas e lanches durante o dia, opte pelas frutas. São alimentos refrescantes, com muitas vitaminas e trazem diversos benefícios para a saúde no verão.

Além disso, o processo da digestão começa na boca. Ou seja, não se esqueça de apreciar sua refeição, comendo devagar e mastigando bem. Esse processo pode auxiliar o corpo a digerir o alimento e evitar sensações de mal estar no estômago.

O Dr. Afonso Maia explica mais sobre frituras e alimentos saudáveis

Cuidados e quais alimentos evitar

Tenha cuidado também com a quantidade de sódio ingerida durante o dia. Por exemplo, evite pratos naturalmente mais salgados, como carne seca ou bacalhau. Da mesma forma com alimentos industrializados como embutidos e em conserva.

Alimentos muito salgados, ou com altas quantidades de sódio trazem uma quantidade maior de água, que não é eliminada pelo organismo. Isso acontece porque o sal retém aquele líquido dentro do corpo, quando deveria ter sido transformado em urina e eliminado pelo organismo, causando inchaço e desconforto.

Evite também as gorduras saturadas presentes em óleos, frituras, manteiga, carnes gordas e carne de porco, leite integral e queijos amarelos. Esses alimentos podem dificultar a digestão e causar mal estar nos dias mais quentes.

Tenha cuidado também com o açúcar. Apesar de ninguém resistir a um doce depois do almoço, o açúcar contém poucos nutrientes e muitas calorias. E ainda pode ser a porta de entrada para cáries dentárias, ganho de peso e até mesmo outras doenças. Prefira sempre o açúcar natural presente nas frutas.

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Atenção para a hidratação

E claro, é extremamente importante manter uma boa hidratação durante o verão. Com o calor intenso a tendência é que o organismo elimine ainda mais líquidos, sendo necessário repô-los para evitar um estado de desidratação.

Existem algumas alternativas de hidratação, com sucos naturais, chás e até mesmo alimentos com alto índice de água em sua composição – como a melancia, abacaxi, pêssego e framboesas. Porém, nada pode substituir inteiramente a necessidade do corpo de ingerir água. A água estimula o funcionamento dos rins, ativa a circulação e elimina toxinas existentes no organismo. Procure ingerir até oito copos por dia e beba antes mesmo de sentir sede, que já é o primeiro sinal de desidratação do organismo.

 

Cuide da sua alimentação durante todo o ano! Consulte um médico nutricionista para saber as necessidades do seu organismo e definir a melhor organização possível para sua dieta. Estamos atendendo na clínica normalmente e via teleatendimento. Aqui você encontra mais de 30 especialidades clínicas à sua disposição

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