- 21/09/2020
- Posted by: Incórpore Centro Médico
- Category: Blog

A anemia influencia a distribuição de oxigênio no corpo, afetando músculos, coração e até o sistema nervoso central. Saiba mais sobre essa doença e como se prevenir!
A principal característica da anemia é a queda da quantidade de hemoglobinas no sangue – um pigmento que dá cor aos glóbulos vermelhos. Essa diminuição drástica pode acontecer por uma série de fatores, mas principalmente pela carência de um ou mais nutrientes essenciais para o organismo, como o Ferro, mais comum, Zinco, Vitamina B12 e até mesmo proteínas em geral.
Os glóbulos vermelhos têm a responsabilidade de carregar oxigênio dos pulmões para todas as demais células do organismo. Sendo assim, todo o organismo acaba sentindo o efeito de poucas hemoglobinas. Principalmente os músculos, o coração e o sistema nervoso central. Um dos principais sintomas da anemia é cansaço generalizado, tonturas, fraqueza e perda de memória.
A anemia é uma patologia extremamente comum. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% da população mundial sofre com a condição, atingindo principalmente crianças abaixo dos dois anos de idade e mulheres em diferentes faixas etárias. No Brasil os dados podem variar de acordo com o estudo e grupo analisado, mas estima-se que mais de 40% das crianças brasileiras tenham anemia.
Quais são as causas da anemia?
A anemia pode se apresentar de forma aguda, crônica, adquirida ou hereditária. Os casos da anemia aguda acontecem quando há uma queda súbita de hemoglobinas. Geralmente são ocasionados por casos de hemorragias ou destruição de glóbulos vermelhos. Neste último caso acontece um processo chamado hemólise, que pode ser decorrente de doenças sanguíneas.
Casos de anemia crônica são mais comuns e pode ser consequência de diversos fatores, inclusive a partir de doenças hereditárias, quando existem alterações genéticas na fabricação dos glóbulos vermelhos, como é o caso da anemia falciforme. A anemia crônica também pode ser adquirida com a deficiência de nutrientes essenciais como Ferro, Vitamina B12, deficiência de ácido fólico, doenças hepáticas ou renais, hipotireoidismo, intoxicação por chumbo e até mesmo pela presença de tumores malignos.
A grande maioria dos casos crônicos acontecem por falta de Ferro, a chamada Anemia Ferropriva. Estima-se que 90% dos pacientes que apresentam anemia tenham deficiência de Ferro no sangue.
Dr. Carlos explica sobre a importância de realizar check-ups médicos
Principais sintomas
Os sintomas da anemia estão relacionados ao baixo volume de sangue circulando pelo organismo. Um dos principais é a queda da pressão arterial, que pode causar tonturas, dores de cabeça e sensação de fraqueza.
No caso das doenças crônicas, a baixa produção de hemoglobinas pode provocar cansaço generalizado, falta de memória, tontura, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar e até mesmo taquicardia. Isso porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir que todas as células do organismo recebam a quantidade certa de oxigênio. Os sintomas podem ser intensificados com a prática de exercícios físicos.
Mesmo com a verificação dos sintomas, é necessário uma avaliação clínica e exames de sangue para um diagnóstico preciso. Uma vez que o distúrbio seja detectado, é fundamental determinar a sua causa e origem para dar início ao tratamento. Em casos de anemia ferropriva, o tratamento envolve suplementos de ferro e mudanças na dieta, por exemplo.
Nós preparamos um material especial para cuidados contras as doenças mais comuns do frio. Faça o download gratuito agora mesmo:
Como prevenir anemia
No caso de anemias hereditárias ou crônicas é necessário acompanhamento médico e muitas vezes tratamento contínuo para conviver com a condição. Na maioria dos casos, apenas uma dieta balanceada e equilibrada podem ajudar a prevenir a doença. É importante fazer a ingestão regular de frutas, verduras, legumes, cereais integrais, leguminosas, leite, carne e ovos. Veganos devem fazer acompanhamento nutricional para evitar carências de ferro e vitamina B12. Também é importante diminuir o consumo de álcool, que pode ser um fator de risco para desenvolvimento da anemia.
Procure sempre ingerir alimentos que contenham algum destes nutrientes:
- Ferro
- Vitamina A
- Ácido fólico
- Vitamina C
- Vitamina B12
- Cobre e Zinco
Doação de sangue
Com uma alimentação balanceada e níveis certos de nutrientes no organismo, é possível até mesmo se tornar um doador de sangue. Os hemocentros estão sempre em busca de doadores, e uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.
Para doar sangue basta estar com a saúde em dia, descansado, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais que 50 quilos. Homens podem doar a cada dois meses, com máximo de 4 doações por ano, e mulheres a cada três meses com máximo de 3 doações anuais.
No site do ministério da saúde é possível encontrar uma lista dos Hemocentros em todo o país.
Se você acha que pode estar com anemia, consulte o clínico geral para realizar os exames de sangue e receber um diagnóstico preciso para começar um tratamento. Aqui na Incórpore Centro Médico você encontra esta e mais 30 outras especialidades clínicas a sua disposição. Agende sua consulta através do nosso site, telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.