fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Educação alimentar e exercícios físicos: por que fazer

Quando se trata de saúde, dieta e exercício são dois dos elementos mais importantes. A nutrição adequada e a atividade física regular são essenciais para se alcançar e manter um estilo de vida saudável. Infelizmente, muitas pessoas não compreendem a importância dos dois itens e os benefícios que eles podem proporcionar. 

A dieta e a educação física ajudam os indivíduos a entender a importância de manter uma rotina saudável, estabelecendo um programa de exercícios eficazes e fazendo escolhas alimentares adequadas. 

Com a educação correta, é possível tomar decisões informadas sobre sua dieta e hábitos de exercício, levando à melhoria da saúde física, mental e do bem-estar geral. São mudanças que promovem benefícios a longo prazo.

Se você já pensou em melhorar sua dieta ou iniciar uma rotina de exercícios, provavelmente está ciente de que é necessário mais do que apenas um desejo de melhorar sua saúde – é preciso conhecimento. 

Sem um entendimento de como a dieta e o exercício afetam seu corpo e sem um plano de como implementar essas mudanças, tudo pode se tornar um processo assustador e frustrante. 

A educação alimentar e o exercício podem ajudá-lo não apenas a manter a saúde física e mental em dia, mas também a conhecer seus limites e aplicar dietas e atividades mais condizentes com a sua condição física e de saúde.

O que é Educação em Dieta e Exercício?

A educação alimentar e o exercício são ótimas maneiras de aprender sobre a importância e o estabelecimento de um estilo de vida saudável. 

Estes programas fornecem aos indivíduos as informações necessárias para melhorar seus hábitos alimentares e de exercício, reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas como problemas cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer. 

Os programas de educação alimentar são projetados para ajudar os indivíduos a compreender suas necessidades dietéticas, a quantidade recomendada de calorias necessárias e como atender a essas necessidades. 

É possível aprender sobre a importância de nutrientes como proteínas, carboidratos e gordura, assim como quais alimentos são as melhores fontes desses nutrientes. Já os programas de educação para o exercício físico podem variar em termos de seu conteúdo e duração. 

Entretanto, a maioria dos programas ajuda os indivíduos a entender a importância do exercício regular, aprendendo sobre os tipos de exercícios, os benefícios associados a cada um deles e a quantidade recomendada de atividades semanais.

Benefícios da Educação Alimentar e Exercício

Melhora da saúde física 

A dieta correta pode ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, obesidade, síndrome metabólica e alguns tipos de câncer. Além disso, a dieta correta proporciona aos indivíduos a manutenção de um peso corporal saudável, reduzindo o risco de desenvolver diabetes tipo 2, e melhorar a saúde digestiva, entre outras questões.

Melhora da Saúde Mental

O programa de exercícios correto pode reduzir o risco de desenvolver ansiedade e depressão, melhorar o sono e ajudar a combater o estresse. As atividades físicas ajudam a lidar com problemas de saúde mental reduzindo os níveis de cortisol, o hormônio responsável pelo estresse.

Melhora do bem-estar geral

A dieta correta e o programa de exercícios podem ajudar a melhorar o bem-estar geral, levando as pessoas a se sentirem melhor consigo mesmas. Os indivíduos que mantêm uma dieta saudável e se exercitam regularmente são menos propensos a se sentirem cansados e estressados, sentem-se mais energizados e têm melhor auto-estima.

Como ter acesso à educação alimentar e ao exercício físico

Os programas de educação alimentar são frequentemente oferecidos através de programas comunitários e escolares e podem estar disponíveis gratuitamente ou por uma pequena taxa. Caso contrário, são disponibilizados, de modo personalizado, por um profissional responsável.

Já os programas de educação para o exercício físico também estão frequentemente disponíveis através de programas comunitários, universidades e faculdades. Alguns deles aceitam pagamentos on-line, portanto vale a pena verificar se uma opção dessas está disponível.

Eles também são criados de modo personalizado por um médico ou profissional especializado, sendo recomendado que você procure esta saída para construir o modelo ideal de educação alimentar e de exercícios adequados para a sua saúde e estrutura corporal.

A InCórpore Centro Médico conta com mais de 37 especialidades médicas, entre elas Nutricionistas, criando o plano ideal de educação alimentar, e também Endocrinologista, para a série de exercícios mais adequada para você!

Não espere para cuidar da sua saúde, agende sua consulta ou exame pelo nosso aplicativo InCórpore Saúde disponível na (App Store e Play Store), pelo nosso WhatsApp ou se preferir pelo telefone (41) 3335-2624.