fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Mamografia

OUTUBRO ROSA

MAMOGRAFIA EM CURITIBA

A mamografia é o principal exame para identificar precocemente qualquer indício de câncer de mama. Agende sua mamografia em Curitiba agora mesmo e previna-se!

Resultado em 1 dia útil

O que é Mamografia?

Também conhecida como mastografia, a mamografia é um exame de natureza não invasiva cujo objetivo é diagnosticar câncer de mama a partir de imagens do seio feminino. Para isso, utiliza-se um equipamento chamado de mamógrafo, que utiliza as mesmas radiações do raio-x tradicional, mas que é desenvolvido especialmente de acordo com a anatomia das mamas.

Como é Feito?

O equipamento é composto de duas placas que pressionam o seio da paciente por alguns segundos, o necessário para que as imagens possam ser registradas. Após isso, o resultado é impresso tal como em um raio-x tradicional, onde é possível ver toda a mama da paciente e, eventualmente, identificar possíveis problemas.

Mamografia em Curitiba: Mamógrafo
Mamografia em Curitiba: Mamógrafo

Quando deve ser feita?

O Ministério da Saúde recomenda que o exame seja realizado a cada dois (2) anos por mulheres entre 50 e 69 anos. Entretanto, entidades médicas brasileiras recomendam que mulheres que estejam entre 40 e 74 anos já se submetam ao exame de forma anual.

Além disso, pacientes que possuem histórico familiar de câncer de mama podem receber recomendações mais específicas de seus médicos mastologistas ou ginecologistas, que podem solicitar o exame já em idades menores e também com maior frequência.

O Câncer de Mama

O Câncer de Mama, tratado pelo médico oncologista, é um dos tipos mais comuns de câncer e também uma das doenças femininas mais recorrentes no Brasil e no mundo. A enfermidade se baseia na presença de um ou mais tumores malignos, formados pelo crescimento anormal das células, na região mamárias das mulheres e, raramente, dos homens.

Mamografia em Curitiba: Diagnóstico e Prevenção Contra o Câncer de Mama
Mamografia em Curitiba: Diagnóstico e Prevenção Contra o Câncer de Mama

Sintomas

Assim, a paciente que esteja com a doença pode apresentar sintomas que incluem a presença de um nódulo na mama, secreção com sangue pelo mamilo e mudanças na forma deste ou da mama como um todo. Além disso, as mamas podem apresentar desconforto e dor, além da paciente perceber estágios de fadiga, inchaço dos gânglios e perca de peso sem motivo aparente.

Fatores de risco

Fatores ambientais e comportamentais Fatores da história reprodutiva e hormonal Fatores genéticos e hereditários*
Obesidade e sobrepeso após a menopausa; Primeira menstruação antes de 12 anos; História familiar de câncer de ovário;
Sedentarismo e inatividade física; Não ter tido filhos; Casos de câncer de mama na família, principalmente antes dos 50 anos;
Consumo de bebida alcoólica; Primeira gravidez após os 30 anos; História familiar de câncer de mama em homens;
Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X). Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos; Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.
Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
Ter feito reposição hormonal pós-menopausa, principalmente por mais de cinco anos.

O Câncer de Mama pode ser evitado por meio de exames de prevenção recorrentes, como é o caso da mamografia, por isso a importância deste exame para as mulheres de idades mais avançadas. Saiba mais como Prevenir o Câncer de Mama.

Mamografia em Curitiba: Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil em 2014
Mamografia em Curitiba: Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil em 2014

Tipos de mamografia

A mamografia é dividida em dois tipos: convencional e digital. Apesar de não possuírem grandes distinções, a mamografia digital é mais eficaz no sentido de registrar imagens de mamas mais avantajadas. Confira a seguir as diferenças entre um e outro procedimento.

Mamografia convencional

Esse tipo de mamografia é produzida com o uso de um mamógrafo analógico, responsável por projetar as imagens captadas das mamas em filmes, que serão desenvolvidos posteriormente. Também vale lembrar que esse procedimento tem chances de apresentar alguns problemas técnicos, o que pode levar a paciente a precisar refazer os exames.

Mamografia digital

Todas as mamografias são fabricadas de forma digital, facilitando o armazenamento e a recuperação das imagens caso os exames apresentem algum problema. Além disso, o uso de diferentes softwares possibilitam ao médico analisar e detectar possíveis lesões, apenas ajustando, realçando e ampliando as imagens coletadas.

Contraindicação

Por utilizar raios-x na elaboração do exame, a mamografia possui algumas contraindicações que devem ser respeitadas para que não venham a ocasionar outros problemas de saúde. Veja a seguir as principais restrições:

Mulheres jovens

por possuírem mamas mais densas, o exame necessita de uma maior carga de radiação, o que pode ser perigoso;

Mulheres grávidas

Todo e qualquer exame que utiliza radiação pode interferir na formação do bebê. Porém, se existir a suspeita, elas poderão fazer a mamografia, desde que usem um protetor de chumbo no abdômen para não atingir o feto, e sigam as recomendações de um médico especializado.

Mastologista

É o profissional responsável por estudar, diagnosticar, tratar e reabilitar toda e qualquer alteração registrada nas mamas. Portanto, ele se utiliza de uma série de técnicas e exames para detectar possíveis doenças, como o temido câncer de mama.

Mas existem dúvidas acerca das outras enfermidades que o mastologista possa tratar. Contudo, você pode conferir abaixo as principais especialidades:

  • nódulos;
  • mastites (inflamações que aparecem no período da amamentação, causadas por bactérias);
  • assimetrias;
  • ginecomastias (quando as mamas masculinas crescem de maneira anormal).

Ginecologista

Profissional unicamente voltado para o atendimento a mulheres, o ginecologista é responsável por verificar e tratar toda e qualquer doença relacionada ao sistema reprodutor feminino. Portanto, deve ser procurado sempre que ocorrer a primeira menstruação ou relação sexual, e prossegue o atendimento até o surgimento da menopausa.

Mas ele também pode orientar, diagnosticar e indicar profissionais quando a paciente enfrenta a suspeita de câncer de mama. Até por conta dela ser parte integrante do próprio sistema reprodutor da mulher.

O ginecologista realiza exames preventivos de toque nas mamas e pode solicitar exames complementares para detectar qual o problema enfrentado pela paciente. A partir destes procedimentos, ele pode indicar um mastologista para prosseguir o tratamento, caso haja a necessidade.

Agendar Mamografia em Curitiba

Portanto, se você precisa realizar uma Mamografia em Curitiba, ou deseja realizar uma consulta prévia com um mastologista ou ginecologista, conte com toda estrutura moderna e com os profissionais treinados da Incórpore Centro Médico. Assim, entre em contato conosco, esclareça suas dúvidas e agende sua consulta ou exame agora mesmo! Nossa equipe de profissionais está sempre pronta para lhe atender.

Preparativos para o exame

  • Não realizar o exame no período menstrual;
  • No dia do exame, não passar talco, creme ou perfume em volta das mamas;
  • Trazer exames de mamografia realizados anteriormente.

Horários para realização do exame

  • De segunda a sexta, das 07h00 às 20h00;
  • Sábado, das 07h00 às 12h00.

Rua General Mário Tourinho, 536
Curitiba/PR
[email protected]
(41) 3335-2624
(41) 99828-1051

Incórpore Centro Médico: Mamografia em Curitiba

Fontes: Dr. Drauzio Varella (Mamografia)INCA (Instituto Nacional de Câncer) – (Câncer de Mama), Hospital Israelita A. Einstein (Câncer de Mama).

Médica Mastologista, Ginecologista e Obstetra da Incórpore: Maíra Teixeira Dória – CRM/PR 27129 – RQE 23052 RQE 23053

FALE CONOSCO

Entre em contato com nossa equipe de atendimento, será um prazer atendê-lo!