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ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL PARA PACIENTES HIPERTENSOS

 

O consumo excessivo de sal e o baixo consumo de vegetais, associado ao sedentarismo, obesidade e consumo exagerado de álcool, são os principais responsáveis pela hipertensão.
O sódio está presente de maneira natural em muitos alimentos, mas, a sua maior fonte é o sal de cozinha. Além dele, outros alimentos são ricos em sódio e deverão ser evitados.
Uma alimentação equilibrada mostra benefícios significativos para o controle da pressão arterial, inclusive em pacientes fazendo uso de medicamentos anti-hipertensivos.

 ESTRATÉGIAS PARA DIMINUIR O CONSUMO DE SÓDIO:

1) Alimentos que devem ser evitados: 

– Embutidos: presunto, apresuntado, salame, mortadela, salsicha, copa, peito de peru.

– Enlatados: ervilhas, milho verde, palmito, sardinha, atum, molhos e extratos de tomate.

– Temperos e molhos comerciais: maionese, catchup, molho de soja (shoyo), molho inglês, mostarda, molho de pimenta, caldos concentrados de carnes e legumes (“Maggi”, “Knorr”, “Arisco”, “Sazon”, etc.)

– Aperitivos e petiscos salgados: azeitonas, salgadinhos tipo “chips”, amendoins e castanhas salgadas, picles, etc.

– Bebidas alcoólicas.

2) Restringir o consumo de alimentos processados/industrializados de uma forma geral

3) Retirar o saleiro da mesa 

Dicas:

  • Leia os rótulos cuidadosamente. Procure um produto similar com menos sódio, para a mesma porção;
  • Compre vegetais frescos e congelados sem sal adicionado. Os vegetais enlatados são ricos em sódio porque o sal é adicionado durante o processamento para conservação;
  • Evite preparações instantâneas, congeladas ou enlatadas;
  • Procure ervas e especiarias exóticas, que você ainda não tenha experimentado, para enriquecer seus pratos com sabor e diminuir no sal. Manjericão, tomilho, coentro, sálvia, alecrim são alguns exemplos. 

Na cozinha: 

  • Reduza a quantidade de sal e temperos contendo sódio em suas preparações e receitas;
  • Modifique a receita eliminando ou reduzindo a quantidade de sal;· Realce o sabor das receitas utilizando-se de ervas e especiarias, suco de limão, vinagre ou vinho;
  • Elimine o sal que você adiciona quando cozinha macarrão e arroz;
  • Use ingredientes frescos sempre que possível.

Na mesa:

  • Tempere os alimentos com ervas frescas, suco de limão, vinagre e outros, para melhorar o sabor;
  • Use margarina sem sal;

No restaurante:

  • Esteja familiarizado com os alimentos que são pobres em sódio e faça suas seleções desses itens;
  • Escolha carnes grelhadas ou assadas; evite à milanesas, churrascos ou carnes com molhos;
  • Fast Food são freqüentemente ricas em sódio. Evite-as ou escolha uma porção pequena;
  • Solicite que todos os alimentos sejam preparados sem sal;
  • Caso você coma uma refeição rica em sódio, balanceie o resto do dia com refeições pobres em sódio.

Por: Dra Mariana Mendes Muniz (CRN/PR 9847)
Nutricionista na InCórpore Centro Médico

 

 

Referências:

– http://souagro.com.br/alimentos-in-natura-processados-e-ultraprocessados-quais-as-diferencas/
– http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/alimentacao-para-hipertensos.aspx
– http://www.rgnutri.com.br/sqv/patologias/nxh.php