fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Hipertensão arterial: cuide da sua pressão!

A hipertensão arterial, ou pressão alta, é um fator de risco para doenças como infarto e AVC. Saiba mais sobre essa condição e descubra como cuidar da sua pressão

Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial é uma doença crônica, em que a pressão sanguínea nas artérias se encontra constantemente elevada. Ela é considerada alta quando atinge valores acima de 12 por 8 (120 por 80 mmHg) com o paciente em repouso. Esses valores representam a pressão causada pelo bombeamento de sangue pelo coração. O órgão se contrai, jogando sangue para frente (sístole), em movimento que esvazia o coração e enche as artérias, causando uma pressão máxima. Do outro lado, o sangue volta pelas artérias, relaxando o coração (diástole), causando pressão mínima. Por isso, quando medimos nossa pressão, existem dois valores base, na unidade de milímetros de mercúrio.

Sua forma crônica ocorre devido maus hábitos, como consumo excessivo de álcool e cigarro, sedentarismo e excesso de peso. Quando não tratada, a pressão alta pode trazer diversos riscos à saúde, afetando órgãos como cérebro, coração e rins. Pode ser a causa de insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e também insuficiência renal.

Segundo dados do Ministério da Saúde, um a cada quatro brasileiros sofre com pressão alta. Apesar da doença também ser hereditária, atingindo várias pessoas da mesma família, alguns casos poderiam ser evitados com hábitos saudáveis e exames preventivos. Saiba mais sobre os sintomas e tratamento da pressão alta:

Dr. Victor Neto explica sobre pressão, confira:

Causas, sintomas e tratamento

A maioria dos pacientes diagnosticados desenvolvem a chamada hipertensão primária, quando não existe uma condição que justifique a pressão alta. Nesses casos, alguns fatores de risco são: hereditariedade, idade, sedentarismo, má alimentação, consumo em excesso de sal e até mesmo estresse.

O grande problema da pressão alta é que, na maioria dos casos, não apresenta sintomas. É uma doença silenciosa e por isso seu diagnóstico pode ser demorado e as artérias podem sofrer danos irreversíveis. Alguns sintomas raros podem incluir:

  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Zumbido no ouvido
  • Visão embaçada
  • Fraqueza

Esses sintomas podem aparecer em pacientes que já estão em um nível avançado da doença. Mas ainda sim, o diagnóstico só é possível através de exames de rotina com um cardiologista.

Depois de diagnosticado, o tratamento da pressão alta se inicia com mudanças no estilo de vida do paciente, como a prática de exercícios físicos, redução do consumo de sal, controle do peso, melhora no sono e, em alguns casos, no gerenciamento do estresse.

Mas quando o paciente é diagnosticado tardiamente, ou já se encontra com elevados fatores de risco para outras doenças, o tratamento é feito através de medicamentos indicados pelo cardiologista. Existem diferentes remédios, mas a sua indicação é feita de acordo com o perfil do paciente. A hipertensão não tem cura, por isso o tratamento deve ser feito por toda a vida. Em alguns casos, as doses podem aumentar e outros remédios podem ser indicados para acompanhar o principal.

Nós preparamos um material especial com cuidados com a sua saúde física e mental durante o período de isolamento social.  Faça o download gratuito agora mesmo:

Como cuidar da pressão

Mantendo uma rotina de exercícios físicos, principalmente aeróbicos como caminhada, natação e bicicleta, e seguindo uma dieta balanceada, com menos produtos industrializados e maior consumo de frutas, legumes e verduras, é possível evitar a pressão alta e muitas outras doenças. É importante também diminuir o consumo de sal, preferindo temperos naturais como alho, cebola, ervas e limão no preparo das refeições.

Lembre-se de medir a pressão pelo menos uma vez ao ano. Para quem tem casos de pressão alta na família a medição deve acontecer duas vezes ao ano. 

 

Com hábitos saudáveis você pode cuidar da sua hipertensão! Mas não esqueça que o diagnóstico de pressão alta só pode ser feito pelo médico cardiologista, através de exames de rotina, por isso visite o especialista regularmente. Você encontra especialistas para tratar da sua saúde de forma completa aqui na Incórpore Centro Médico. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças. 

Se precisar marcar uma consulta, entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.