- 21/05/2020
- Posted by: SEO Agência Alper
- Category: Sem categoria

Seja em ambientes naturais ou cidades, quando ocorre a picada de cobra, é necessário tomar cuidados específicos para garantir que não haja consequências mais graves.
Acidentes com animais são comuns, principalmente em locais naturais. Entretanto, é necessário realizar primeiros socorros até que um atendimento especializado seja possível. Por essa razão, neste post descrevemos o que fazer em caso de picada de cobra e como evitar esse tipo de situação. Confira!
Animais peçonhentos x venenosos
Para identificar a cobra envolvida no acidente, é preciso inicialmente entender por que é considerada um animal peçonhento. Enquanto animais peçonhentos se caracterizam pela injeção de veneno no corpo, os venenosos produzem toxinas que afetam a saúde por meio do contato superficial.
Cobras
No Brasil, algumas espécies são mais comuns nesse tipo de acidente, como:
- coral verdadeira;
- jararaca;
- cascavel;
- surucucu.
Contudo, mesmo que o animal não possua veneno, buscar ajuda médica é fundamental.
Primeiros socorros
Até que seja recebido atendimento especializado, é necessário tomar os seguintes cuidados o mais rápido possível:
- lavar a região machucada somente com água e sabão;
- manter a pessoa em posição horizontal, ou seja, deitada;
- impedir movimentação do corpo ou do membro, pois o veneno pode se espalhar rapidamente;
- buscar ajuda médica;
- levar o animal até o hospital ou fotografar, o que facilitará a identificação da espécie.
Essas etapas são o bastante para evitar que o quadro se agrave. Além disso, somente um profissional poderá avaliar se é necessário o preparo de soro (antídoto).
Sintomas
Caso o animal seja venenoso, podem surgir alguns indícios, como:
- dor crescente;
- inchaço;
- vermelhidão;
- bolhas;
- enjoos;
- sangramento constante;
- fraqueza;
- problemas para respirar;
- desmaio;
- tontura.
O que evitar
Há alguns passos que não devem ser realizados, uma vez que podem agravar o ferimento – ou em caso de presença do veneno, espalhá-lo – como:
- limpar o local com materiais ou produtos que não sejam água e sabão;
- prender a circulação sanguínea com torniquetes;
- tentar remover o sangue ou veneno da região;
- evitar buscar assistência médica.
Qualquer uma dessas medidas podem prejudicar o machucado, e no pior caso, ser fatal. Por essa razão, siga as recomendações adequadas corretamente.
Como prevenir picada de cobra?
Embora esse tipo de acidente não possa ser prevenido em algumas situações, é possível reduzir os riscos de sua ocorrência por meio de precauções, como:
- proteger o corpo, principalmente mãos e pés, ao caminhar pela mata ou em regiões que são propensas a ter animais como cobras;
- na cidade, evitar o acúmulo de entulho e sujeira.
Conclusão
Quando há acidentes relacionados a animais peçonhentos e venenosos, é preciso buscar atendimento especializado. Entretanto, com primeiros socorros adequados, é possível garantir a saúde até que o tratamento correto seja realizado.
Por isso, evite locais em que o risco do contato com cobras é maior, mas caso seja necessário, garanta a proteção do corpo. Se mesmo prevenindo ocorra a picada, tome os cuidados necessários e evite que a pessoa faça qualquer tipo de esforço até ser atendida. Assim, caso o animal seja venenoso, sua toxina não se espalhará para outros órgãos por meio da corrente sanguínea.