- 26/11/2020
- Posted by: SEO Agência Alper
- Category: Sem categoria

Quando o paciente apresenta algum problema em órgãos do aparelho digestivo, o médico gastroenterologista é o mais indicado para resolver a questão. Antes de mais nada, ele fará o diagnóstico correto e o melhor procedimento a ser adotado, incluindo o encaminhamento a um cirurgião especialista.
Desse modo, o cirurgião realizará intervenções cirúrgicas no sentido de tratar e resolver as enfermidades que podem atuar negativamente no aparelho digestivo, como nas seguintes áreas:
- estômago;
- esôfago;
- pâncreas;
- fígado;
- baço;
- vesícula biliar;
- intestino delgado;
- intestino grosso;
- reto;
- ânus.
O aparelho digestivo e a sua função
Responsável pela passagem do alimento e absorção dos nutrientes no organismo, o sistema digestório permite que o alimento entre através da cavidade bucal, passando pelos vários órgãos que compõem o sistema. Dessa maneira, ocorre um aproveitamento maior das vitaminas, nutrientes e água, com a posterior eliminação dos restos pelo ânus.
O que faz o médico cirurgião especialista
O médico cirurgião especialista entra em ação quando o sistema digestivo apresenta problemas ou enfermidades que não podem ser resolvidas sem nenhum tipo de intervenção cirúrgica. Assim sendo, o paciente, se for necessário, e dependendo da gravidade da situação, poderá contar também com a ajuda e auxílio do cirurgião do aparelho digestivo.
As cirurgias mais realizadas no sistema digestivo
Existem algumas intervenções cirúrgicas que são mais comuns do que outras, como:
- Gastrectomia;
- Ostomia;
- Hernioplastia;
- Apendicectomia;
- Hemorroidectomia.
Abaixo você pode conhecer maiores informações sobre cada uma delas.
Gastrectomia
É a cirurgia de retirada total ou parcial do estômago, sendo realizada em pacientes com tumores benignos no estômago, ou que possuam úlceras em estágio avançado, obesidade, entre outros.
Assim sendo, apesar do procedimento irreversível, a pessoa poderá levar uma vida normal, obedecendo todas as recomendações médicas.
Ostomia
Com o objetivo de eliminar os dejetos do organismo, essa técnica realiza uma comunicação do órgão interno com o externo.
Nesse sentido, ela pode ser permanente ou temporária. Se for aplicada a ostomia digestiva, as fezes são expelidas diretamente por esse canal, justamente para desobstruir a excreção.
Hernioplastia
Ao passo que as hérnias abdominais aparecem ora por motivos congênitos, ou por conta das camadas das paredes do abdômen, a hernioplastia realiza a restituição da estrutura anatômica abdominal.
Apendicectomia
Localizado na região inferior direita do abdômen, o apêndice é uma pequena bolsa de tecido intestinal que se assemelha ao formato de um dedo. Portanto, quando ocorre a sua inflamação ou infecção, é preciso fazer a sua remoção através do procedimento conhecido como apendicectomia.
Hemorroidectomia
Veias inflamadas e inchadas localizadas em parte do reto ou do ânus, as hemorroidas necessitam de uma cirurgia denominada hemorroidectomia, responsável pelo tratamento das mesmas e indicada quando o tratamento clínico acaba falhando para a sua cura.
Conclusão
O aparelho digestivo conta com muitos outros tipos de cirurgias para a resolução de doenças. Dessa maneira, é importante lembrar que algumas enfermidades não precisam de intervenção cirúrgica, bastando apenas um tratamento clínico para a sua cura.
Em contrapartida, se apenas esse método não bastar, o paciente precisa conversar com o médico responsável para a avaliação do quadro e posterior diagnóstico, e para que se verifique a real necessidade de uma cirurgia.
Portanto, se você ainda não procurou ajuda, pode contar com a Incorpore Centro Médico. Contamos com diversas especialidades, incluindo a cirurgia do aparelho digestivo, para solucionar todas as suas dúvidas e problemas!

