fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Sangramento nasal, o que pode ser?

Muitas vezes podemos associar o sangramento nasal ao clima e tempo seco. Mas existem outras razões para este sintoma. Think about it in, try your success book of ra no deposit. Fique atento e saiba como se prevenir

O sangramento nasal, também conhecido como epistaxe, é um problema muito comum, principalmente em períodos de clima seco e baixa umidade. Esses fatores podem influenciar diretamente para um aumento dos casos de infecções das vias aéreas superiores, crises de rinite alérgica e alterações nas mucosas associadas. A secura e irritação das mucosas pode ocasionar pequenos traumas internos, levando à epistaxe.

Essa é uma condição comum que pode acontecer com qualquer um, mas que atinge principalmente crianças. Como a principal causa está relacionada à exposição do ar seco, é preciso redobrar os cuidados no verão, especialmente em dias de calor extremo – que podem desencadear sangramentos nasais repentinos. Se o paciente já apresentar vasos super dilatados nas narinas, essa condição pode piorar com o sol forte, favorecendo a ocorrência do sangramento, devido a sensibilidade da região. Mesmo pequenas ações como espirrar, coçar ou mesmo retirar crostas nasais podem gerar o rompimento desses vasos, ocasionando epistaxe.

Além do tempo seco, existem outras causas para esta condição, como alergias, traumas e hábitos ruins. Saiba como proceder em situações de sangramento nasal para não complicar a situação.

Sangramento nasal em crianças

Apesar de atingir pessoas de todas as idades, o sangramento nasal pode ser mais comum em crianças e adolescentes. Isso porque, durante a fase de crescimento, existem muitos vasos em formação dentro do nariz, o que aumenta o risco de se romperem por inflamações respiratórias causadas por quadros de gripes, rinites e sinusites. Além, é claro, de traumas nasais que podem ocorrer por quedas ou brincadeiras, introdução dos dedos e objetos estranhos nas narinas.

Nós preparamos um material especial com cuidados para a sua saúde física e mental durante esse período de pandemia.  Faça o download gratuito agora mesmo: 

Tipos e causas de sangramento nasal

Existem duas formas de epistaxe. A primeira representa a grande maioria dos casos, que é o sangramento nos narizes anteriores, quando o rompimento acontece em um vaso sanguíneo na parte dianteira do nariz, um pedaço mais maleável. Hemorragias nasais anteriores são mais fáceis de controlar.

O segundo tipo de sangramento nasal, menos frequente, ocorre na parte posterior do nariz. O sangue tem origem em uma artéria na parte de trás do nariz, mais fixa e dura. Essas hemorragias são mais complicadas e, em geral, necessitam de internação. Essa hemorragia acomete mais idosos.

Além do ar seco e o mau hábito de cutucar o nariz, existem outras causas para o sangramento nasal. Desde doenças como sinusite, rinite, resfriado comum, uso de anticoagulantes, hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), distúrbios de coagulação e também doenças de fígado que podem provocar distúrbios de coagulação. Assim como exposição a irritantes químicos como amônia e uso frequente de sprays nasais. Desvio de septo, traumas e presença de corpos estranhos no nariz também podem desencadear o sangramento.

Dra. Ana Cláudia explica mais sobre a rinite alérgica:

O que fazer em caso de sangramento nasal?

Em caso de sangramento nasal, a primeira atitude é manter a calma. O susto e o medo podem causar agitação e movimento em excesso, o que pode aumentar o sangramento. É importante manter-se sentado, calmo e manter a cabeça baixa. Virar a cabeça para trás pode ser um reflexo para evitar que o sangue pingue no chão ou na roupa, mas esse movimento não é indicado, pois o sangue pode voltar ao nariz.

Por se tratar de um rompimento de vasos, o sangramento precisa ser estancado. A maneira mais eficaz é realizar uma pequena pressão na narina afetada ou utilizar compressas frias. Essas ações fazem com que o sangue pare de correr e auxiliam para que o próprio organismo atue diretamente no rompimento, fechando-o aos poucos.

Para prevenir novos episódios é aconselhável evitar bebidas e banhos quentes e não realizar atividades que exijam muito esforço. Nos dias seguintes, evitar alta exposição ao sol e calor.

 

Busque atendimento de emergência se a hemorragia ainda estiver contínua mesmo após 10 minutos tapando o nariz, se sentir tontura e sensação de desmaio, ou apresentar sinais de febre durante o sangramento nasal.

É importante marcar uma consulta com o médico otorrinolaringologista se você sofrer episódios frequentes de sangramento nasal. Você encontra este e mais de trinta outras especialidades médicas aqui na Incórpore Centro Médico, onde podemos cuidar da sua saúde de forma completa. Temos mais de 27 anos de história, com atendimento humanizado e total atenção para a prevenção de doenças. 

Entre em contato e agende agora mesmo uma consulta pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051