Anestesiologista em Curitiba
A anestesiologia é um campo da medicina gratificante que oferece uma oportunidade única de ter um impacto positivo sobre a vida dos pacientes. Um Anestesiologista é um profissional médico altamente treinado, especializado na administração de anestésicos e no gerenciamento da dor durante procedimentos médicos.
Os anestesiologistas são responsáveis por garantir a segurança dos pacientes antes, durante e após a cirurgia. Como tal, desempenham um papel essencial no sucesso de qualquer procedimento médico.
O que é anestesiologia?
Anestesia é o procedimento de bloquear ou diminuir a sensação de dor durante um procedimento médico. Um anestesiologista (ou anestesista, como também é chamado) é um médico especializado em fornecer anestesia para pacientes e administrar sua dor durante e após a cirurgia.
Esses profissionais também administram uma variedade de outros medicamentos por via intravenosa, incluindo aqueles para induzir e manter a anestesia geral, tratar náuseas, auxiliar na respiração e induzir convulsões para certos testes diagnósticos, além de tratar certos tipos de convulsões.
Os anestesiologistas normalmente trabalham na sala de cirurgia e na unidade de terapia intensiva (UTI). Eles também atuam em consultórios médicos e hospitais como parte de uma equipe que ajuda a diagnosticar e tratar pacientes com dor crônica.
Os anestesistas ajudam os pacientes em um período muito difícil e muitas vezes assustador. Eles devem monitorar cuidadosamente os sinais vitais, como pressão arterial, frequência cardíaca e respiração, antes, durante e após a cirurgia.
Eles também devem administrar a dose correta de anestesia a cada paciente para que ele permaneça livre de dor e adequadamente acordado durante a cirurgia, evitando efeitos colaterais excessivos, tais como náuseas, vômitos e diminuição da pressão sanguínea.
Tipos de Anestesiologia
Anestesia Regional
Este tipo de anestesia bloqueia a dor em uma região específica do corpo. A anestesia regional pode ser administrada com uma única injeção ou com um cateter contínuo. As técnicas anestésicas regionais mais comuns incluem anestesia peridural, raquianestesia, bloqueios de nervos periféricos e bloqueios inter escalenos.
Anestesia Geral
Este tipo de anestesia induz um estado de inconsciência, amnésia e analgesia. Durante a anestesia geral, um paciente recebe uma combinação de agentes intravenosos, agentes inalatórios e agentes de bloqueio neuromuscular.
Co-anestésico
A co-anestesia é uma combinação de anestesia geral e anestesia regional. Um co-anestésico pode ser necessário quando a condição de um paciente é muito complexa ou instável apenas para a anestesia regional.
Características de um bom profissional na área
Comunicação e habilidade na resolução de problemas
Como principal ponto de contato do paciente, um anestesista deve ser excelente na comunicação de informações e na resposta a perguntas. Eles devem conseguir explicar o procedimento e o que seu paciente pode esperar de uma maneira clara, concisa e detalhada.
Além disso, um anestesiologista deve se comunicar claramente com outros profissionais da saúde, incluindo cirurgiões, enfermeiros e farmacêuticos. Em muitos casos, um anestesista é responsável por comunicar informações médicas importantes aos pacientes e seus entes queridos, respondendo a perguntas sobre seus cuidados.
Os anestesistas também devem ser capazes de resolver eficazmente os problemas em situações difíceis, especialmente quando eles surgem durante procedimentos médicos críticos.
É necessário que eles mantenham a calma e o foco durante as emergências, enquanto falam com os membros de sua equipe de forma clara, para chegar a uma solução ou definir os próximos passos.
Capacidade de pensar rapidamente e tomar decisões acertadas
Como prestadores de cuidados primários, os anestesistas devem pensar rapidamente e tomar decisões sólidas em um ambiente de ritmo acelerado que, por muitas vezes, envolve quantidades significativas de estresse.
Eles devem ser capazes de responder com calma e eficácia a situações potencialmente perigosas e situações críticas e de risco de vida que possam surgir de tempos em tempos em um ambiente médico.
Os anestesistas precisam permanecer concentrados, enquanto consideram todas as opções e resultados possíveis de uma determinada situação.
Ao tomar decisões rápidas e sólidas e agir de forma decisiva quando uma situação exige atenção imediata, o profissional consegue administrar cuidados de emergência ou fazer ajustes críticos na anestesia.
Os anestesistas também devem pensar claramente e tomar decisões sólidas quando confrontados com situações médicas complexas e desafiadoras, se concentrando no paciente em questão, ao mesmo tempo em que consideram todos os resultados e soluções clínicas possíveis.
Outra função é a de explicar o diagnóstico e a solução proposta a outros profissionais médicos.
Resiliência Emocional
Os anestesiologistas devem administrar eficazmente suas próprias emoções e permanecer calmos em situações estressantes. Precisam lidar com situações potencialmente emocionais, tais como dar más notícias aos pacientes, bem como ser capazes de lidar com explosões emocionais dos mesmos.
Também é praxe manter a calma e o foco em um ambiente potencialmente estressante, onde muitas situações inesperadas podem surgir de tempos em tempos. Ao administrar eficazmente suas emoções em um ambiente estressante, evitam comprometer o atendimento ao paciente.
Conhecimento profundo da tecnologia e técnicas médicas
Um anestesista precisa ter um profundo conhecimento da tecnologia médica utilizada na sala de cirurgia e saber como utilizá-la adequadamente. Compreendendo as vantagens e desvantagens de diferentes tipos de equipamento, serão capazes de utilizá-los de modo eficaz, proporcionando aos seus pacientes uma anestesia segura e eficaz.
O anestesiologista precisa ter um entendimento detalhado dos usos e aplicações médicas corretas dos diferentes tipos de equipamentos médicos, garantindo um atendimento seguro e eficaz aos pacientes.
Além disso, um anestesista precisa compreender as técnicas e procedimentos médicos básicos, tais como RCP e gerenciamento de vias aéreas, bem como práticas médicas mais avançadas.
A compreensão e interpretação de uma ampla gama de resultados de testes médicos e imagens de diagnóstico leva o profissional a ter uma compreensão profunda das condições e doenças médicas, bem como os métodos mais eficazes para tratá-las.
Um compromisso inabalável com a segurança do paciente
Um anestesista deve ter o compromisso inabalável com a segurança do paciente, priorizando o conforto deles acima de tudo.
Esses profissionais precisam sempre manter os mais altos padrões de cuidado ao paciente, aderindo a todos os protocolos de segurança e utilizando as melhores práticas para garantir que seus pacientes recebam o melhor cuidado possível.
Além disso, ter a capacidade de reconhecer e abordar quaisquer questões potenciais que possam comprometer a segurança do paciente promove uma comunicação efetiva dessas preocupações, auxiliando na atenção dos membros de sua equipe e dos líderes médicos.
Anestesiologia em Curitiba
Ao buscar serviços de Anestesiologia em Curitiba, escolha aquela que está há 30 anos sendo uma referência de Centro Médico em Curitiba. A InCórpore conta com médicos especializados para o atendimento de acupuntura e possui mais de 37 especialidades para garantir os melhores cuidados para sua saúde. Entre em contato e solicite um agendamento conosco!