Neurologista em Curitiba
Procurando por um médico neurologista em Curitiba? A Incórpore é um conceituado Centro Médico que possui um respeitado time de médicos e profissionais da área da neurologia e saúde em geral, contando também com uma estrutura completa para a realização de consultas e exames para atender você da melhor forma possível. Entre em contato!
Você sabe o que faz um médico neurologista?
Neurologista é o médico que se especializa na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de doenças relacionadas ao sistema nervoso (cérebro, medula espinhal, raízes nervosas e nervos) e componentes neuromusculares (músculos e nervos).
Quando você deve se consultar com um neurologista?
Não há recomendações em relação à frequência adequada de consulta com um neurologista. Por essa razão, é difícil para o paciente saber quando seu sintoma é suficiente para ir em um médico especializado como esse. Todavia, é possível listar alguns dos principais sintomas que levam as pessoas a procurar um neurologista:
- Dores de cabeça: Dores fortes como enxaquecas, dor contínua, dor que piora com o esforço, dor súbita, dor que começa no início da manhã, dores acompanhadas de vômito e/ou alterações na visão ou até mesmo convulsões;
- Dores crônicas: Dor contínua que perdura por semanas, meses ou até mesmo anos que podem ser derivadas de lesões ou doenças. Porém, quando duram mais tempo do que o normal, principalmente se acompanhadas de fraqueza, dormência e problemas com a bexiga ou intestino, podem não ser apenas problemas neurológicos;
- Tonturas: Esta condição pode estar relacionada à vertigem (impressão de que as coisas ao redor do paciente estão girando) ou desequilíbrio (que pode ser derivado de vários fatores, como: alteração na visão, doenças neurológicas, como Parkinson, AVC, tumor ou Alzheimer, pancadas na cabeça, consumo de álcool ou drogas e também ao uso de remédios);
- Dormência ou formigamento: Pode estar relacionado a problemas simples como sentar de forma com que a circulação sanguínea seja interrompida ou ao fato de não ter se alimentado. Porém, quando a dormência ou formigamento acontecem de repente ou somente de um lado do corpo, pode se tratar de algo mais grave. Além disso, esta condição também pode ser sinal de acidente vascular cerebral (AVC);
- Fraqueza: Pode ser um sintoma comum oriundo de condições como a falta de alimentação, cansaço ou dores musculares. Entretanto, se o paciente demanda um esforço extra para levantar os braços, pernas ou realizar um trabalho que exige força dos músculos, a fraqueza pode estar relacionada a algo mais grave.
Você sabe quais são as principais doenças neurológicas?
A neurologia trabalha com uma série de doenças e enfermidades que podem acometer desde crianças até idosos. Contudo, algumas destas são conhecidas em decorrência da sua recorrência ou criticidade, como por exemplo:
Atrofia Muscular Espinhal
A Atrofia Muscular Espinhal, também conhecida pela sigla AME, é uma doença degenerativa rara do sistema nervoso com origem genética caracterizada pela atrofia muscular progressiva e fraqueza. Além do mais, sua maior incidência é em homens.
Inclusive, pode ser classificada em 4 subtipos com base na idade de início dos sintomas:
- Grupo I (doença de Werdnig-Hoffmann): Presente ainda no útero ou até os 6 meses de idade;
- Grupo II (intermediária): Entre os 6 e os 18 meses de idade;
- Grupo III (doença de Wohlfart-Kugelberg- Welander): Se manifesta durante a infância e adolescência;
- Grupo IV: É a forma menos grave e se manifesta durante a vida adulta.
Principais sintomas
Entre os principais sintomas da AME podemos citar
- Fraqueza muscular generalizada;
- Dificuldade respiratória;
- Dificuldade na deglutição;
- Escoliose,
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
Distúrbio cerebral que ocorre após a oclusão de um vaso ou perfusão inadequada, conduzindo a um infarto ou hemorragia no parênquima cerebral.
Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes:
AVC isquêmico
Ocorre quando há uma obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais, que acabam por fim morrendo. Pode acontecer devido a uma trombose ou embolia, sendo o mais comum e representando 85% dos casos.
AVC hemorrágico
Ocorre quando há o rompimento de um vaso cerebral levando a uma hemorragia. Além disso, pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície, representando 15% dos casos e podendo causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.
Fatores de risco
Entre os fatores de risco estão incluídos
- Idade;
- Obesidade (que também pode gerar problemas cardiológicos e renais);
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Hipercolesterolemia;
- Hábitos tabágicos;
- Vida sedentária.
Principais sintomas
Existem alguns sinais que podem ser notados e que ajudam a reconhecer qualquer um dos tipos de AVC. Dentre eles podemos citar:
- Fraqueza ou formigamento na face, braço ou na perna, especialmente de um lado só do corpo;
- Confusão mental;
- Alteração da fala ou compreensão;
- Alteração na visão (em um ou nos dois olhos);
- Alteração do equilíbrio;
- Tontura;
- Dor de cabeça intensa.
Mal de Parkinson
Trata-se de um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento progressivo e degenerativo sem causa conhecida, ocorrendo principalmente em pacientes com idade superior aos 55 anos.
Por isso, conforme o avanço da doença, torna-se cada vez mais difícil a realização de atividades simples ou complexas. Também é válido lembrar que alguns dos sintomas estão relacionados ao controle motor e à capacidade de controlar seus músculos e movimentos.
Principais sintomas
A principal causa da doença de Parkinson é a morte das células do cérebro. Todavia, os sintomas costumam variar de paciente para paciente, mas entre os principais sintomas podemos citar:
- Tremor: Agitação involuntária de um membro cabeça ou do corpo inteiro;
- Rigidez: Falta de flexibilidade dos membros ou articulações;
- Bradicinesia ou acinesia: Lentidão ou ausência de movimentos;
- Instabilidade postural: Falta de equilíbrio e coordenação.
Eletroneuromiografia
Possuímos os melhores e mais modernos equipamentos para a realização de eletroneuromiografia em Curitiba (um exame muito importante que analisa o funcionamento dos nervos e músculos). Além disso, contamos com profissionais altamente capacitados para o atendimento de pacientes e realização de exames confiáveis.
Os nervos e músculos do paciente podem estar alterados em decorrência de:
- Polineuropatia: Doença oriunda da diabetes ou de doença inflamatória (também é válido salientar a importância de conhecer a neuropatia diabética, uma vez que refere-se à diabetes);
- Atrofia muscular progressiva;
- Hérnia de disco ou outras radiculopatias, que provocam problemas com os nervos da coluna;
- Síndrome do túnel do carpo;
- Paralisia facial;
- Esclerose lateral amiotrófica;
- Poliomielite;
- Alteração da força ou sensibilidade derivada de um trauma ou pancada;
- Doenças musculares como miopatias ou distrofias musculares.
O exame proverá as informações necessárias para confirmar o diagnóstico de eventuais doenças, podendo, a partir disto, indicar qual o melhor tratamento para a enfermidade descoberta.
Tipos de Eletroneuromiografia realizadas pela Incórpore
Oferecemos muitas opções para a realização de exames neurológicos, como:
Exames complementares
Existem outras análises que podem ser solicitadas pelo neurologista para diagnosticar situações que podem vir a afetar o sistema nervoso. São os exames neurológicos ou complementares, que podem informar diversas alterações que ocorrem nos tecidos responsáveis pelo desenvolvimento do nosso organismo.
Com a finalidade de verificar o cérebro, a medula espinhal e os nervos, que compõem o nosso sistema nervoso, esses exames são realizados normalmente no próprio consultório do especialista, com técnicas simples.
Os exames neurológicos avaliam tanto o desempenho do sistema nervoso, quanto a circulação sanguínea no cérebro. Assim sendo, são seis fatores que serão verificados e testados pelo neurologista:
- condição mental;
- funções motoras;
- exame sensorial;
- reflexos;
- análise dos nervos cerebrais;
- coordenação.
Se caso alguma anomalia for percebida no estudo desses fatores, o profissional poderá solicitar, então, a realização de alguns exames complementares para chegar a um diagnóstico satisfatório. Portanto, confira-os abaixo:
Punção lombar do líquido cefalorraquidiano
Com uma agulha inserida entre duas vértebras da lombar do paciente, atinge o espaço envolvido pela medula. Com a finalidade de localizar infecções e doenças, esse procedimento também é utilizado em tratamentos de quimioterapia, entre outras funções.
Tomografia
Ela consiste no uso de radiação para verificar pequenos pedaços da estrutura corporal do paciente. O tubo emissor de Raio X rotaciona ao redor do corpo, e pode mostrar minúcias do esqueleto corporal, principalmente em relação a possíveis tumores.
Ressonância magnética
Ao utilizar ondas eletromagnéticas no lugar de radiação para formar imagens dos elementos do sistema nervoso, com efeito consegue analisar tumores que possam surgir entre o cérebro e a medula espinhal.
Eletroencefalograma
Com eletrodos fixados em pontos específicos da cabeça do cliente, este exame acompanha os impulsos elétricos liberados pelo cérebro, com o intuito de diagnosticar infecções ou doenças.
Doenças neurológicas infantis
Lidar com doenças na vida adulta já é um procedimento difícil por si só, mas as crianças também são acometidas por alguns problemas no decorrer da vida infantil. Com toda a certeza é um momento em que os pais e responsáveis devem orientar os pequenos, de modo a enfrentarem esse diagnóstico com leveza e coragem.
Abaixo você pode conferir as principais doenças neurológicas infantis:
Transtorno do Espectro Autista
Também conhecido por sua sigla (TEA), este transtorno aparece normalmente entre a faixa dos 2 aos 3 anos de idade, e pode ser ocasionado por fatores genéticos e ambientais. Como resultado, ocasiona as seguintes ações:
- dificuldades de relacionamento social;
- repetição de comportamentos;
- comunicação e fala não verbais.
Meningite
Inflamação das membranas que revestem o cérebro, a meningite se caracteriza por três tipos:
- bacteriana (bactérias que entram pela corrente sanguínea, se dirigindo até o cérebro);
- fúngica (não é contagiosa, mas pode evoluir para um quadro crônico);
- viral (transmitida por vírus alojados em água, alimentos e objetos contaminados).
Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Causado unicamente por fatores genéticos, surge na infância e possui chances de se desenvolver até o período adulto. Seus sintomas mais comuns são:
- agitação;
- dificuldade para se obter concentração;
- raiva;
- dificuldade de aprendizagem.
Entre em contato para esclarecer quaisquer dúvidas. Estamos à disposição.
Incórpore Centro Médico
A Incórpore é Centro Médico em Curitiba que possui uma estrutura robusta e moderna para atender pacientes que precisam realizar consultas e exames. Para isso, contamos com médicos experientes e especializados, como: cardiologistas, urologistas, oncologistas, ginecologistas, angiologistas, ortopedistas e muito mais.
Agende uma Consulta com um Neurologista em Curitiba
Portanto, se você precisa realizar uma consulta com um médico Neurologista em Curitiba, conte com a estrutura moderna e com os médicos experientes da Incópore. Assim, entre em contato conosco, esclareça suas dúvidas e agende agora mesmo sua consulta! Nossa equipe de profissionais está sempre pronta para lhe atender da melhor forma possível.