fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Oftalmologista

Oftalmologista em Curitiba

Procurando por Médico Oftalmologista em Curitiba para avaliar astigmatismo, tratar da dor nos olhos ou visão embaçada? Somos um renomado centro médico que possui profissionais especializados em oftalmologia para oferecer o melhor em saúde.

Além disso, contamos com uma estrutura completa e com equipamentos modernos para a realização de consultas e exames oftalmológicos para melhor atender você e sua família. Agende sua consulta agora mesmo!

O que faz um Oftalmologista?

O médico Oftalmologista tem como função prevenir, diagnosticar e tratar doenças relacionadas aos olhos, promovendo o tratamento correto para cada tipo de problema  ocular. Além disso, esse profissional pode curar infecçõesalergias ou inflamações de variadas origens.

Para isso, o oftalmo poderá solicitar a realização de exames oftalmológicos específicos para poder diagnosticar a enfermidade do paciente com maior precisão.

Oftalmologista em Curitiba: Consultas regulares a este médico podem prevenir doenças oculares futuras
Oftalmologista em Curitiba: Consultas regulares a este médico podem prevenir doenças oculares futuras

Principais Doenças Oftalmológicas

Catarata: é uma doença que resulta na perda da opacificação do cristalino, ou seja, vai dificultado a entrada de luz nos olhos, acarretando na diminuição progressiva da visão e podendo até causar a cegueira caso não seja tratada.

Por esse motivo, quando há visão turva de forma parcial ou total, é necessário realizar uma consulta o mais rápido possível para evitar o agravamento da enfermidade.

Oftalmologista em Curitiba: A catarata é uma doença crônica mas que pode ser tratada
Oftalmologista em Curitiba: A catarata é uma doença crônica mas que pode ser tratada

Glaucoma: é uma das doenças oculares mais graves que existem no mundo e acontece quando há danos no nervo óptico. Uma das suas principais causas é o aumento da pressão ocular, levando ao comprometimento da visão do paciente.

Assim como a catarata, o glaucoma pode se tornar grave de forma progressiva, provocando perda e danos oculares que podem ser irreversíveis. Por isso, é necessário manter consultas regulares com um profissional de confiança, uma vez que o diagnóstico em fase inicial possibilita melhor recuperação do paciente.

Oftalmologista em Curitiba: Exame de Glaucoma
Oftalmologista em Curitiba: Exame de Glaucoma

Conjuntivite: é uma doença causada pela inflamação na conjuntiva ( membrana que reveste a parte branca do olho), sendo uma condição de origem alérgica, infecciosa ou química que pode ser tratada rapidamente. Entretanto, é contagiosa quando originada por bactérias, devendo ser curada rapidamente para não transmitir para outras pessoas.

Oftalmologista em Curitiba: A conjuntivite se propaga facilmente, mas, com o tratamento adequado, a condição pode se resolver em poucos dias.
Oftalmologista em Curitiba: A conjuntivite se propaga facilmente, mas, com o tratamento adequado, a condição pode se resolver em poucos dias.

Principais razões de visitas ao médico oftalmo

É importante sempre ficar atento aos cuidados dos olhos e, se você está tendo algum desses sintomas já há algum tempo, procure já um oftalmologista. Sendo assim, os principais sintomas de doenças oftalmológicas são:

  • Sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Coceira nos olhos;
  • Visão embaçada;
  • Olhos vermelhos;
  • Olhos secos;
  • Olhos lacrimejando.

Também é importante salientar que em caso de qualquer sintoma ou problema ocular, é preciso buscar um médico para evitar que a doença se agrave.

Quais são os fatores de risco para problemas oculares?

Existem alguns fatores que podem contribuir para o desenvolvimento de alguns problemas na visão. Com isso, é sempre bom ficar atento aos seguintes riscos:

  • Pessoas com os olhos claros;
  • Doenças hereditárias;
  • Exposição prolongada ao sol;
  • Exposição prolongada a telas (televisão, celular, computador);
  • Idade avançada;
  • Contato com produtos químicos;
  • Trauma ocular direto.

Como prevenir doenças oftalmológicas?

Há vários cuidados que podem ser tomados para evitar possíveis doenças na visão e também para prevenir qualquer incômodo ocular futuro:

  • Evitar coçar os olhos;
  • Procurar sempre um oftalmo caso haja irritação nos olhos por um longo período de tempo;
  • Praticar atividades físicas;
  • Evitar ficar muito tempo no computador;
  • Sempre que for possível, consultar um oftalmologista.

Doenças comuns entre crianças e idosos

Apesar de muitos dos problemas oculares serem diagnosticados na vida adulta, algumas dessas doenças podem tanto acometer crianças quanto idosos. Portanto, é necessário prestar atenção aos sintomas para detectar e evitar possíveis problemas já na fase inicial da vida. Confira abaixo as enfermidades (e sintomas) mais comuns:

Catarata

Caracterizada por visão embaçada, entre outros sintomas, a catarata pode aparecer mais facilmente em pacientes diabéticos e em pessoas da terceira idade. Porém, as crianças podem apresentar a doença de forma congênita, ou fortalecê-la com o passar dos anos.

Glaucoma

Sendo uma doença crônica, ela é passível de tratamento mas não tem cura. Como resultado, sua característica principal é o aumento da pupila.

Conjuntivite

Agindo tanto de maneira viral quanto bacteriana, a conjuntivite apresenta sintomas parecidos para as duas faixas etárias: coceira, vermelhidão e lacrimejamento excessivo dos olhos, além de secreções.

Retinopatia diabética

Visão embaçada, falta de discernimento na hora de distinguir cores, e surgimento de áreas escuras na visão caracterizam a doença, comumente associada a pessoas diabéticas.

Principais exames oftalmológicos

Alguns exames oftalmológicos são importantes para se ter um diagnóstico mais preciso do problema que o paciente enfrenta. São eles:

Exame de acuidade visual

A acuidade visual é responsável por proporcionar que a visão reconheça a forma e o contorno dos objetos. Portanto, neste exame, o oftalmologista faz a projeção de letras e outros itens com o intuito de testar o alcance da visão e diagnosticar algum problema com a refração.

Gonioscopia

Exame voltado a pacientes suspeitos de possuir glaucoma, ou possíveis tumores na íris. Conforme a pessoa se posicionar, o oftalmologista utiliza colírio e uma lente específica para o procedimento.

Teste de Ishihara

Indicado para detectar casos de daltonismo. Com o intuito de testar a forma como o paciente reage a determinados tipos de cores (e como fica a sua percepção diante delas), o exame dispõe diversos cartões coloridos, apresentando cores diferentes entre si, para que ele possa distinguir todas elas.

Biometria Ultrassônica

Indicada para pacientes que deverão passar por cirurgia de catarata. Dessa forma, o exame realiza a medição do comprimento axial do olho, com o intuito de avaliar a capacidade da lente intraocular.

Alimentos que ajudam a melhorar a visão

Assim como as consultas médicas, investir na própria alimentação, priorizando a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e minerais, podem ajudar a evitar ou a melhorar possíveis problemas oculares. Confira abaixo quais são os mais indicados:

  • peixes (atum, bacalhau, salmão, sardinha);
  • frutas e legumes (cenoura, laranja, maçã, tangerina);
  • verduras (brócolis, couve, espinafre);
  • ovos (um por dia é tido como o consumo ideal);
  • frutas vermelhas (amoras, cerejas, framboesas, morangos);
  • azeite de oliva (rico em ômega 3);
  • óleo de linhaça (rico em ômega 3, ômega 6 e ômega 9);
  • alho e cebola (fontes de vitaminas B e C);
  • abacate (possui luteína, que ajuda a evitar o desenvolvimento da catarata);
  • cereais (presente em biscoitos, bolachas, macarrão, pão).

Cuidados que você pode ter com a visão

Existem alguns cuidados básicos que você pode tomar no dia a dia para evitar o surgimento de problemas de visão. Assim sendo, além da alimentação e de cuidados médicos, confira outras atitudes que podem ajudar nessa questão:

  • Lubrificar os olhos;
  • Evitar o uso de celulares e aparelhos eletrônicos;
  • Usar óculos de sol com regularidade;
  • Evitar coçar, apertar ou forçar os olhos;
  • Evitar usar colírios sem prescrição médica.

Sobre a Incórpore Centro Médico

A Incórpore é um moderno Centro Médico em Curitiba que é formado por uma equipe médica especializada e experiente nas mais variadas áreas da medicina, além de contar com uma infraestrutura moderna e robusta para a realização de consultas e exames oculares com rapidez e precisão.

Especialidades Médicas

Além disso, a Incórpore conta com diversos profissionais da medicina, como Oftalmologista, Ginecologista, Neurologista, Nutricionista, Urologista, Angiologista, Geriatra, Ortopedista e etc.

Contato

Portanto, se você deseja realizar uma consulta com um Médico Oftalmologista em Curitiba, ou agendar um exame ocular, conte com a Incórpore Centro Médico. Sendo assim, entre em contato conosco, esclareça suas dúvidas e agende uma consulta ou exame agora mesmo! Nossa equipe de profissionais da saúde está sempre pronta para lhe atender de forma rápida e humanizada.

Oftalmologistas da Incórpore

Agendar Consulta Agendar Consulta
Agendar Consulta Agendar Consulta
FALE CONOSCO

Entre em contato com nossa equipe de atendimento, será um prazer atendê-lo!