fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Otorrinolaringologista

Otorrinolaringologista em Curitiba

Precisando de um médico Otorrinolaringologista em Curitiba que trate casos como água no ouvido, carne esponjosa e catarro na garganta? A Incórpore Centro Médico conta com uma equipe de profissionais especializados na área da otorrinolaringologia. Além disso, possuímos uma estrutura completa e com equipamentos modernos para a realização de vários tipos de exames e consultas.

Clínica de Otorrinolaringologia em Curitiba 

A Incórpore é uma clínica de otorrinolaringologia em Curitiba que oferece suporte médico especializado. Além disso, nossa clínica possui um espaço único e moderno, para que nossos profissionais possam realizar uma variada gama de procedimentos e dar um diagnóstico preciso. 

 

O que é um Otorrinolaringologista?

O otorrinolaringologista é um médico especialista em prevenir, diagnosticar e tratar as doenças relacionadas ao nariz, garganta e ouvido, sendo um dos profissionais mais requisitados. Além disso, pode lidar com males relacionados ao pescoço e à cabeça, atuando clinicamente ou cirurgicamente.

Também é válido lembrar que esse tipo de médico é comumente procurado para realizar rinoplastiasotoplastias (ajuste do nariz e das orelhas).

Quando ir ao Otorrino?

Normalmente procuramos um clínico geral quando temos alguns sintomas relacionados ao nariz, à boca e à garganta, sendo encaminhados para um especialista da área.

Entretanto, caso você esteja apresentando algum dos sintomas abaixo, pode ser mais vantajoso procurar um otorrino diretamente:

  • Dor no ouvido; 
  • Cefaléia;
  • Obstrução Nasal;
  • Dificuldade para respirar;
  • Perda da audição parcialmente ou totalmente;
  • Sangramento no Ouvido;
  • Dor de Garganta;
  • Tontura;
  • Zumbido;
  • Roncos.

Por essa razão, quanto mais cedo é a busca pelo especialista, menores são as chances da doença se tornar mais grave, uma vez que serão solicitados exames e procedimentos específicos para avaliar e tratar o paciente.

Principais Doenças de Otorrinolaringologia

Rinite é uma doença causada pela inflamação das mucosas do nariz e possui vários tipos:

  • alérgica: provocada por alérgenos (partículas consideradas estranhas pelas vias nasais);
  • infecciosa: pode ser resultado de infecções virais ou bacterianas;
  • mista: é um híbrido entre rinite alérgica e não alérgica;
  • não alérgica: considerada a mais comum, pode ser causada pela mudança de clima.
Otorrinolaringologista em Curitiba: A imagem mostra uma representação do interior das vias respiratórias superiores de um ser humano adulto. A partir da região das mucosas, que se encontra circulada, parte uma seta que a conecta com uma representação de visão ampliada desta mesma região, onde é possível ver, em tons de verde, a presença de catarros e tons de inflamação.
Otorrinolaringologista em Curitiba: A imagem mostra uma representação do interior das vias respiratórias superiores de um ser humano adulto. A partir da região das mucosas, que se encontra circulada, parte uma seta que a conecta com uma representação de visão ampliada desta mesma região, onde é possível ver, em tons de verde, a presença de catarros e tons de inflamação.

 

Labirintite: A labirintite é uma doença causada pela  inflamação do ouvido que afeta o controle da audição e o equilíbrio. Embora seja um termo utilizado para casos em que há tonturas repentinas, na verdade corresponde a uma infecção mais grave do labirinto, sendo um dos tipos de labirintopatia (alterações no ouvido).

Inclusive, normalmente é causada após uma gripe ou um resfriado, podendo ser tratada pelo médico.

Otorrinolaringologista em Curitiba: A imagem mostra uma mulher adulta escorada com uma das mãos na parede, enquanto leva a outra à testa, com expressão facial indicando dores de cabeça. Ao lado dela, temos um balão circular que mostra a representação dos canais internos do ouvido, onde o ouvido interno aparece destacado por tons de vermelho ao seu redor. Dele parte também uma linha preta que o conecta à legenda, que diz: "Inflamação do Ouvido Interno"
Otorrinolaringologista em Curitiba: A imagem mostra uma mulher adulta escorada com uma das mãos na parede, enquanto leva a outra à testa, com expressão facial indicando dores de cabeça. Ao lado dela, temos um balão circular que mostra a representação dos canais internos do ouvido, onde o ouvido interno aparece destacado por tons de vermelho ao seu redor. Dele parte também uma linha preta que o conecta à legenda, que diz: “Inflamação do Ouvido Interno”

Amigdalite: A amigdalite é uma doença causada pela inflamação das amígdalas, dois órgãos que impedem a entrada de micro-organismos via oral. Além do mais, pode ser causada por vírus e bactérias, apresentando pus e febre em caso de avanço da enfermidade.

Otorrinolaringologista em Curitiba: A imagem mostra uma criança do sexo masculino com a boca aberta, enquanto um profissional otorrinolaringologista apoia seu queixo com uma das mãos enquanto com a outra faz-se de um palito para manter parada a língua do paciente, enquanto avalia a garganta do mesmo. Acima das mãos está escrito "Verificação da existência de inflamações". A garganta do menino apresenta um pequeno inchaço, que está conectado por meio de uma linha preta à legenda "Glândulas inchadas". Atrás da cabeça do paciente, temos um balão arredondado com a representação de duas amígdalas inflamadas, devidamente sinalizadas, como se as estivéssemos vendo ao olhar para o interior da boca de um paciente.
Otorrinolaringologista em Curitiba: A imagem mostra uma criança do sexo masculino com a boca aberta, enquanto um profissional otorrinolaringologista apoia seu queixo com uma das mãos enquanto com a outra faz-se de um palito para manter parada a língua do paciente, enquanto avalia a garganta do mesmo. Acima das mãos está escrito “Verificação da existência de inflamações”. A garganta do menino apresenta um pequeno inchaço, que está conectado por meio de uma linha preta à legenda “Glândulas inchadas”. Atrás da cabeça do paciente, temos um balão arredondado com a representação de duas amígdalas inflamadas, devidamente sinalizadas, como se as estivéssemos vendo ao olhar para o interior da boca de um paciente.

Principais Fatores de Risco 

Existem alguns fatores que podem influenciar no surgimento de doenças relacionadas ao nariz,garganta e ouvido. Por essa razão, sempre é recomendado consultar um médico otorrino pra ter uma melhor avaliação. Por isso, fizemos uma listagem de possíveis causadores:

  • Exposição ao Barulho;
  • Tabagismo e Alcoolismo; 
  • Poeira Doméstica;
  • Frequentar Locais com pouca circulação de ar;
  • Má alimentação.

Além deles, o histórico médico do paciente e seu perfil podem influenciar diretamente na recorrência de alguns males.

Como se prevenir

Tomar cuidado é essencial para não pegar alguma doença que venha a incomodar futuramente, ainda mais se for em lugares tão sensíveis como o ouvido e a garganta. Sendo assim, listamos a seguir algumas precauções que devem ser tomadas, principalmente em grupos de risco:

  • Evitar mudanças bruscas de tempo;
  • Manter o ambiente de casa limpo;
  • Manter-se hidratado;
  • Evitar a exposição ao tabaco.

Principais exames otorrinos

O otorrinolaringologista, na maioria dos casos, precisa de diagnósticos emitidos por exames complementares para poder avaliar a real situação do paciente. Com resultado, a maior parte deles é indolor e realizado diretamente no consultório do especialista, sem que o paciente necessite de grandes intervenções.

A seguir, você confere os principais exames solicitados pelo médico, e suas principais atribuições:

Audiometria vocal

Exame que avalia a capacidade do paciente em reconhecer os sons emitidos por sua fala. Portanto, é indicado para detectar possíveis doenças no ouvido, ou que possam atacar o aparelho auditivo.

Audiometria tonal limiar

Com foco em detectar possíveis perdas auditivas, é um exame realizado com fones de ouvido no qual o paciente é incentivado, por gestos, a emitir respostas através de vibrações sonoras de diferentes intensidades.

Audiometria de alta frequência

Com o uso de fones de ouvido calibrados, este exame fornece sons agudos para medir diversos níveis de intensidade sonora e suas respostas pelo paciente.

Audiometria tonal limiar em campo livre

Basicamente utiliza as mesmas técnicas da audiometria tonal, mas sem utilizar fones de ouvido. Dessa forma, mede a intensidade e o limite alcançados pela audição do paciente, mediante aparelhos que realizam a amplificação sonora, direcionando-a para a orelha.

Imitanciometria

Exame que não decorre diretamente dos estímulos produzidos pelo paciente. É dividido em duas etapas:

  • Timpanometria: uma sonda envolvida por uma borracha macia é introduzida no ouvido do paciente para medir o nível de pressão exercido pela orelha, quando ocorre a emissão de um som.
  • Reflexo acústico: com o uso de fone de ouvido, é analisada a contração emitida pela orelha média, mediante a emissão de sons parecidos com os usados no exame de audiometria tonal.

Emissões otoacústicas

Realizado com estímulos eletrofisiológicos, serve para encontrar, na via auditiva, o local que apresenta algum comprometimento.

Emissões otoacústicas evocadas

O popular “teste da orelhinha”. Exame feito de maneira rápida, e que consiste em colocar um fone no conduto auditivo externo para testar as respostas emitidas pela orelha através da emissão de sons suaves.

Terapia auditiva

Focado em pessoas que utilizam aparelhos auditivos e precisam de ajuda e estímulos para voltar a escutar. Dessa maneira, são realizadas sessões de treinamento semanais para incentivar e treinar o paciente neste sentido.

Potencial evocado auditivo de tronco encefálico

Após a limpeza da pele, são inseridos eletrodos na superfície para verificar o nível da resposta elétrica que será gerada do nervo auditivo até o tronco encefálico.

Terapia de seleção e adaptação

Exame que consiste em um processo de recuperação da audição por meio de aparelhos de amplificação sonora. Portanto a experiência consiste em encontros semanais, no período de um mês, para avaliar como o paciente se adapta e reage a diferentes ambientes, com o uso desses mesmos aparelhos.

Técnica Suzuki & Ogiba

Voltado exclusivamente para as crianças, utilizando a mesma técnica aplicada na audiometria tonal limiar. Entretanto, no lugar do fone de ouvido, é utilizado um brinquedo luminoso para que ela possa responder aos estímulos sonoros com maior facilidade e clareza de resultados.

Nasofibrolaringoscopia

Exame que detecta lesões ou problemas localizados no nariz, faringe e laringe. Similar à endoscopia, é utilizado um aparelho denominado nasofibroscópio que consegue verificar a mucosa e suas estruturas.

Videonasofibrolaringoscopia

Uma fibra ótica endoscópica flexível é inserida através do nariz do paciente e direcionada até a garganta, para a avaliação e diagnóstico de possíveis infecções ou traumas.

Sobre a Incórpore

A Incórpore é um moderno Centro Médico em Curitiba que é constituído por uma equipe médica especializada e experiente nos mais diversos campos da saúde, além de contar com uma estrutura moderna e completa para a realização de consultas e exames do nariz, garganta e ouvido.

Especialidades Médicas

Além disso, a Incórpore conta com diversos profissionais da medicina, como Oftalmologista, Ginecologista, Neurologista, Nutricionista, Urologista, Angiologista, Geriatra, Ortopedista e etc.

Agendar Consulta com Otorrinolaringologista em Curitiba

Portanto, se você precisa de um Otorrinolaringologista em Curitiba, ou agendar um exame, conte com a Incórpore Centro Médico. Sendo assim, entre em contato conosco, esclareça suas dúvidas e agende uma consulta agora mesmo! Nossa equipe de profissionais está sempre pronta para lhe atender de forma rápida e humanizada.

Otorrinolaringologista da Incórpore

Dra. Incórpore - Centro Médico em Curitiba
Agendar Consulta Agendar Consulta
Agendar Consulta Agendar Consulta
FALE CONOSCO

Entre em contato com nossa equipe de atendimento, será um prazer atendê-lo!