fbpx
X
Agende seu Exame ou Consulta
Whatsapp
E-mail
Clique aqui
Clique aqui

Geriatra em Curitiba

Está procurando Geriatra em Curitiba? A Incórpore Centro Médico possui diversos especialistas em diferentes áreas da saúde, além de possuir os melhores equipamentos para a realização de exames com qualidade e precisão. Agende agora mesmo a sua consulta e seus exames conosco!

O que faz um médico geriatra?

O geriatra é o especialista referente a saúde geral do idoso e, por este motivo, é o profissional ideal para garantir maior qualidade de vida. Por isso, o médico faz um acompanhamento na clínica ou em domicílio para poder prevenir doenças e tratar as complicações ou problemas que se manifestam na terceira idade. 

Geriatra em Curitiba: A imagem mostra uma paciente idosa sendo avaliada por um médico geriatra.
Geriatra em Curitiba: A imagem mostra uma paciente idosa sendo avaliada por um médico geriatra.

Quando devo ir ao médico geriatra?

O médico geriatra deve ser procurado antes ou quando ocorrer do idoso demonstrar alguns problemas, como por exemplo, dificuldade em ministrar remédios ou não reconhecer pessoas ao redor. Dessa forma, muitas doenças existentes podem ser prevenidas e o idoso consegue ter uma qualidade de vida melhor. 

Mesmo não tendo idade certa para consultar com um médico geriatra, pessoas acima de 40 anos buscam esse profissional a fim de evitar que a fase de velhice tenha maiores transtornos.

Existe diferença entre geriatria e gerontologia?

Embora sejam muito parecidas possuem um significado diferente. Geriatria inclui o estudo, as formas de prevenções e o tratamento de diversas doenças em idosos. Já a gerontologia estuda o envelhecimento humano como um todo, englobando diferentes especialidades médicas e profissionais da saúde, como por exemplo, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta, assistente social, enfermeiro, entre outras.

Principais problemas tratados pelo médico geriatra

Demência: é associado a perda da capacidade de conhecimento e compreensão, conhecido como perda cognitiva que, aos poucos, acabará afetando a realização de atividades rotineiras. Com isso, o sistema nervoso central passa a ser comprometido e, por esse motivo, pode desenvolver a doença de Parkinson, tremores, o Alzheimer, convulsões e diversos distúrbios de movimento.

AVC: conhecido também como derrame, o AVC pode ser isquêmico (falta de sangue em alguma parte do cérebro por vasos ou artéria obstruída) ou hemorrágico (ruptura de um vaso sanguíneo no tecido cerebral). Assim, os sintomas de ambos são dificuldade de falar ou andar e dormência ou formigamento em um lado do corpo.

Geriatra em Curitiba: A imagem mostra a representação de dois cérebros, o direito com uma região destacada em azul, com um quadrado abaixo de sí, no qual está a representação de como se dá o AVC Isquémico, enquanto à direita, o cérebro possuí uma região destacada em vermelho, e no quadrado abaixo, a representação de um AVC Hemorrágico.
Geriatra em Curitiba: A imagem mostra a representação de dois cérebros, o direito com uma região destacada em azul, com um quadrado abaixo de sí, no qual está a representação de como se dá o AVC Isquémico, enquanto à direita, o cérebro possuí uma região destacada em vermelho, e no quadrado abaixo, a representação de um AVC Hemorrágico.

Os idosos, de maneira geral, estão mais propensos a desenvolver doenças neurológicas em decorrência de vários fatores. Para isso, uma série de exames podem ser solicitados pelo médico geriatra ou, até mesmo, neurologista, como por exemplo, a eletroneuromiografia. Assim, este exame é amplamente indicado para diagnosticar suspeitas de lesões nervosas e musculares que, por sua vez, podem significar doenças subjacentes, como por exemplo a polineuropatia, atrofia muscular progressiva, hérnia de disco, síndrome do túnel do carpo, esclerose lateral amiotrófica e etc.

Incontinência urinária: Esse problema é comum na fase idosa, sendo assim, vários fatores podem ocasionar essa falta de controle da bexiga, como por exemplo, a fraqueza de músculos, estresse e infecções urinárias. Além disso, a visão e a lenta capacidade de caminhar afeta a ida ao banheiro a tempo e, por conta disso, acaba ocorrendo um vazamento involuntário. 

Para solucionar isso, o geriatra pode, dependendo da gravidade ou do problema, solicitar ou encaminhar o paciente para um urologista que irá realizar os pedidos de alguns exames urológicos, que são capazes de detectar o motivo da incontinência para que assim possa ser designado qual o melhor tratamento para a situação.

Doenças cardíacas e vasculares: são todas as anomalias que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Para evitar isso, é essencial realizar atividades físicas, suspender o tabagismo e alcoolismo e manter o peso ideal com base em dietas balanceadas, evitando alimentos processados, por exemplo. Com isso, o idoso consegue prevenir doenças como a hipertensão, a aterosclerose, a arritmia, a parada cardíaca, entre outras.

Por esse motivo, é de grande importância fazer um acompanhamento com um cardiologista ou angiologista, especialistas estes que podem ser indicados pelo próprio geriatra para prevenir, diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares. 

Contamos com os melhores equipamentos para realizar eletrocardiograma, Holter, mapa 24h, teste ergométrico, e outros exames capazes de diagnosticar uma grande variedade de doenças cardiovasculares.

Perda de audição: Alguns problemas podem impedir que os sons atravessem para o ouvido interno ou que sejam encaminhados ao cérebro. Por isso, existem vários fatores que são responsáveis perda parcial ou total da audição, como por exemplo, infecções, a idade ou diferentes fatores ambientais. Para que isso não ocorra, é preciso cuidar com alguns aspectos prejudiciais, como a exposição direta a ruídos altos, a presença de algum objeto estranho dentro do ouvido e os efeitos de alguns medicamentos. Para isso, é muito utilizado o aparelho auditivo que possui um filtro removível para a cera, evitando assim a chance de agravamento.

Equilíbrio: Isso ocorre principalmente pela deterioração da visão, dos músculos e articulações. Assim, acontece uma perda de células ciliadas que são os sensores de movimento do labirinto, onde acaba causando o desequilíbrio. Por conta disso, muitas vezes é recomendado tratar ou apenas estagnar a labirintite, evitando o agravamento da mesma.

Geriatra em Curitiba: A imagem mostra enquanto um idoso recebe auxílio para colocar o aparelho auditivo. O homem se encontra em frente a pessoa que o está ajudando, olhando para frente enquanto ela posiciona o aparelho em sua orelha.
Geriatra em Curitiba: A imagem mostra enquanto um idoso recebe auxílio para colocar o aparelho auditivo. O homem se encontra em frente a pessoa que o está ajudando, olhando para frente enquanto ela posiciona o aparelho em sua orelha.

Apesar desses problemas serem muito comuns na terceira idade, vários deles podem ser tratados ou prevenidos. Caso algum problema se agrave, o geriatra pode requisitar uma consulta com médico otorrinolaringologista, para assim ser realizado lavagens e exames de rotina ou investigativos.

Osteoporose: Não possui idade certa para se manifestar, a osteoporose é causada pela falta de cálcio e minerais. Possui um tratamento, onde o uso de vitaminas, cálcio, suplementos, alimentação saudável e atividades físicas são fundamentais e, com bases em exames o especialista pode definir qual o melhor método. No entanto, é comum ser notado apenas quando ocorre fraturas, pelo fato de muitas vezes não apresentar sintomas.

A densitometria óssea é realizada para medir a densidade de minérios nos ossos, o geriatra pode vir a indicar um ortopedista ou reumatologista, pois são também de extrema importância para avaliar, diagnosticar e tratar.

Câncer: É o conjunto de células anormais que possuem um crescimento descontrolado conhecido por tumores, o qual consegue se alojar em qualquer parte do corpo humano para se desenvolver.

Os tipos de câncer mais comuns são o de pulmão, o câncer de próstata, de pele, do cólon ou reto e o câncer de mama (muito comum em mulheres e em alguns homens acima de 50 anos). Por isso, em muitas situações são realizados exames de imagem, pois, se existir um tumor ou nódulo, o médico pode solicitar a realização de uma biópsia para identificação. Além disso, outros exames podem ser requisitados para determinar o estadiamento e assim definido com o oncologista qual será o melhor tratamento.

Diabetes: É a produção insuficiente de insulina (diabete TIPO 1) ou a má absorção (diabete TIPO 2) no organismo. Dessa forma, a doença pode causar aumento da glicemia, aumento esse que causa problemas em diversas áreas do corpo como no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Em casos mais sérios que o paciente não se disponibiliza a tratar a doença ou a cuida de maneira incorreta, o risco de morte se torna mais provável.

Como os tipos de diabetes são tratados?

  O tratamento da diabete tipo 1 é feito pela aplicação de insulina diariamente. Já o tratamento da diabete tipo 2 geralmente é desempenhado junto com os medicamentos de hipertensão e, por isso, é essencial manter um acompanhamento com um profissional da área para que ele possa receitar todos os medicamentos necessários sem que haja riscos para o idoso. 

Acompanhamento com nutricionista

O nutricionista irá analisar e desenvolver uma dieta balanceada para auxiliar na perca de gordura, ganho de massa muscular, prevenção de enfermidades, impedir que problemas em fase inicial se desenvolvam e possíveis pioras em doenças existentes. Dessa forma, os idosos podem viver com melhor disposição, energia, bom humor, ter um sono tranquilo e muitos outros benefícios que uma alimentação correta nos proporciona.

Sobre a Incórpore 

A Incórpore Centro Médico trabalha com equipamentos modernos para melhor resolução e qualidade de diversos exames e, além disso, é constituída por profissionais formados em diversas áreas de atuação, como por exemplo, neurologista, nutricionista, oftalmologista, angiologista, ortopedista, oncologista, outros especialistas.

Agende sua consulta com Geriatra em Curitiba

Procurando um Geriatra em Curitiba? Dispomos de geriatras e diversos especialistas treinados. Marque sua consulta e exames conosco, nossos atendentes estão esperando para esclarecer as dúvidas e te atender da melhor maneira!

Av. Cândido Hartmann, 510, (esquina com a Av. Martin Afonso)
Curitiba – PR
[email protected]
(41) 3335-2624
(41) 99828-1051

Geriatras da Incórpore

FALE CONOSCO

Entre em contato com nossa equipe de atendimento, será um prazer atendê-lo!

Summary
Exames e Consultas com Médico Geriatra em Curitiba
Service Type
Exames e Consultas com Médico Geriatra em Curitiba
Provider Name
InCórpore Centro Médico,
Av. Cândido Hartmann, 510,Mercês,Curitiba-80730-440,
Telephone No.(41) 3335-2624
Area
Curitiba e Região Metropolitana
Description
O geriatra é o especialista referente a saúde geral do idoso e, por este motivo, é o profissional ideal para garantir maior qualidade de vida. Por isso, o médico faz um acompanhamento na clínica ou em domicílio para poder prevenir doenças e tratar as complicações ou problemas que se manifestam na terceira idade.
Summary
Exames e Consultas com Médico Geriatra em Curitiba
Service Type
Exames e Consultas com Médico Geriatra em Curitiba
Provider Name
InCórpore Centro Médico,
Av. Cândido Hartmann, 510,Mercês,Curitiba-80730-440,
Telephone No.(41) 3335-2624
Area
Curitiba e Região Metropolitana
Description
O geriatra é o especialista referente a saúde geral do idoso e, por este motivo, é o profissional ideal para garantir maior qualidade de vida. Por isso, o médico faz um acompanhamento na clínica ou em domicílio para poder prevenir doenças e tratar as complicações ou problemas que se manifestam na terceira idade.