Geriatra em Curitiba
Está procurando Geriatra em Curitiba? A Incórpore Centro Médico possui diversos especialistas em diferentes áreas da saúde, além de possuir os melhores equipamentos para a realização de exames com qualidade e precisão. Agende agora mesmo a sua consulta e seus exames conosco!
O que faz um médico geriatra?
O geriatra é o especialista referente à saúde geral do idoso, e por este motivo, é o profissional ideal para garantir uma maior qualidade de vida a pessoas com idades mais avançadas.
Por isso, com o aumento da expectativa de vida média, este profissional vem recebendo cada vez mais destaque, assim como oportunidades de exercer sua área de atuação, como por exemplo em:
- clínicas;
- atendimento particular à domicílio;
- casas de repouso.
Além disso, são os principais responsáveis pela saúde geral de todos os pacientes em hospitais e residências.
Confira mais sobre a importância desse especialista:
Quando devo ir ao médico geriatra?
O médico geriatra deve ser procurado antes ou quando o idoso apresentar problemas, como por exemplo:
- dificuldade em ministrar remédios;
- não reconhecimento de pessoas ao redor.
Dessa forma, muitas doenças existentes podem ser prevenidas e o idoso consegue ter uma qualidade de vida melhor.
Mesmo não tendo idade certa para consultar com um médico geriatra, pessoas acima de 40 anos buscam esse profissional a fim de evitar que a fase de velhice tenha maiores transtornos.
Existe diferença entre geriatria e gerontologia?
Embora sejam muito parecidas, possuem um significado diferente. Geriatria inclui o estudo, as formas de prevenção e o tratamento de diversas doenças em idosos.
Já a gerontologia estuda o envelhecimento humano como um todo, englobando diferentes especialidades médicas e profissionais da saúde, como por exemplo:
- fisioterapeuta;
- nutricionista;
- terapeuta;
- assistente social;
- enfermeiro.
Principais problemas tratados pelo médico geriatra
Demência: é associado à perda da capacidade de conhecimento e compreensão (conhecido como perda cognitiva), que aos poucos acaba afetando a realização de atividades rotineiras. Com isso, o sistema nervoso central passa a ser comprometido e, por esse motivo, pode desenvolver a doença de Parkinson, tremores, o Alzheimer, convulsões e diversos distúrbios de movimento.
AVC: conhecido também como derrame, o AVC pode ser isquêmico (falta de sangue em alguma parte do cérebro por vasos ou artéria obstruída) ou hemorrágico (ruptura de um vaso sanguíneo no tecido cerebral). Assim, os sintomas de ambos são dificuldade de falar ou andar e dormência ou formigamento em um lado do corpo.
Os idosos, de maneira geral, estão mais propensos a desenvolver doenças neurológicas em decorrência de vários fatores. Para isso, uma série de exames podem ser solicitados pelo médico geriatra, ou até mesmo, neurologista (como por exemplo, a eletroneuromiografia).
Desse modo, este exame é amplamente indicado para diagnosticar suspeitas de lesões nervosas e musculares, que por sua vez, podem significar doenças subjacentes (por exemplo a polineuropatia, atrofia muscular progressiva, hérnia de disco, síndrome do túnel do carpo, esclerose lateral amiotrófica e etc).
Incontinência urinária: Esse problema é comum na fase idosa, sendo assim, vários fatores podem ocasionar essa falta de controle da bexiga, como por exemplo, a fraqueza de músculos, estresse e infecções urinárias. Além disso, a visão e a lenta capacidade de caminhar afeta as idas ao banheiro, gerando um vazamento involuntário.
Para solucionar isso, o geriatra pode, dependendo da gravidade ou do problema, solicitar ou encaminhar o paciente para um urologista que realizará os pedidos de alguns exames urológicos, detectando o motivo da incontinência para indicar qual o melhor tratamento para a situação.
Doenças cardíacas e vasculares: são todas as anomalias que afetam o coração e os vasos sanguíneos. Para evitar isso, é essencial realizar atividades físicas, suspender o tabagismo e alcoolismo, além de manter o peso ideal com base em dietas balanceadas, evitando alimentos processados, por exemplo. Com isso, o idoso consegue prevenir doenças como a hipertensão, a aterosclerose, a arritmia, a parada cardíaca, entre outras.
Por esse motivo, é de grande importância fazer um acompanhamento com um cardiologista ou angiologista, especialistas estes que podem ser indicados pelo próprio geriatra para prevenir, diagnosticar e tratar doenças cardiovasculares.
Contamos com os melhores equipamentos para realizar eletrocardiograma, Holter, mapa 24h, teste ergométrico, e outros exames capazes de diagnosticar uma grande variedade de doenças cardiovasculares.
Perda de audição: Alguns problemas podem impedir que os sons atravessem para o ouvido interno ou que sejam encaminhados ao cérebro. Por isso, existem vários fatores que são responsáveis perda parcial ou total da audição, como por exemplo, infecções, a idade ou diferentes fatores ambientais. Para que isso não ocorra, é preciso cuidar com alguns aspectos prejudiciais, como a exposição direta a ruídos altos, a presença de algum objeto estranho dentro do ouvido e os efeitos de alguns medicamentos. Para isso, é muito utilizado o aparelho auditivo que possui um filtro removível para a cera, evitando assim a chance de agravamento.
Equilíbrio: Isso ocorre principalmente pela deterioração da visão, dos músculos e articulações. Assim, acontece uma perda de células ciliadas que são os sensores de movimento do labirinto, onde acaba causando o desequilíbrio. Por conta disso, muitas vezes é recomendado tratar ou apenas estagnar a labirintite, evitando o agravamento da mesma.
Apesar desses problemas serem muito comuns na terceira idade, vários deles podem ser tratados ou prevenidos. Caso algum problema se agrave, o geriatra pode requisitar uma consulta com médico otorrinolaringologista, para assim ser realizado lavagens e exames de rotina ou investigativos.
Osteoporose: Não possui idade certa para se manifestar, a osteoporose é causada pela falta de cálcio e minerais. Possui um tratamento, onde o uso de vitaminas, cálcio, suplementos, alimentação saudável e atividades físicas são fundamentais e, com bases em exames o especialista pode definir qual o melhor método. No entanto, é comum ser notado apenas quando ocorre fraturas, pelo fato de muitas vezes não apresentar sintomas.
Câncer: É o conjunto de células anormais que possuem um crescimento descontrolado conhecido por tumores, o qual consegue se alojar em qualquer parte do corpo humano para se desenvolver.
Os tipos de câncer mais comuns são o de pulmão, o câncer de próstata, de pele, do cólon ou reto e o câncer de mama (muito comum em mulheres e em alguns homens acima de 50 anos). Por isso, em muitas situações são realizados exames de imagem, pois, se existir um tumor ou nódulo, o médico pode solicitar a realização de uma biópsia para identificação. Além disso, outros exames podem ser requisitados para determinar o estadiamento e assim definido com o oncologista qual será o melhor tratamento.
Diabetes: É a produção insuficiente de insulina (diabete TIPO 1) ou a má absorção (diabete TIPO 2) no organismo. Dessa forma, a doença pode causar aumento da glicemia, aumento esse que causa problemas em diversas áreas do corpo como no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Em casos mais sérios que o paciente não se disponibiliza a tratar a doença ou a cuida de maneira incorreta, o risco de morte se torna mais provável.
Como os tipos de diabetes são tratados?
O tratamento da diabete tipo 1 é feito pela aplicação de insulina diariamente. Já o tratamento da diabete tipo 2 geralmente é desempenhado junto com os medicamentos de hipertensão e, por isso, é essencial manter um acompanhamento com um profissional da área para que ele possa receitar todos os medicamentos necessários sem que haja riscos para o idoso.
Acompanhamento com nutricionista
O nutricionista irá analisar e desenvolver uma dieta balanceada para auxiliar na perca de gordura, ganho de massa muscular, prevenção de enfermidades, impedir que problemas em fase inicial se desenvolvam e possíveis pioras em doenças existentes. Dessa forma, os idosos podem viver com melhor disposição, energia, bom humor, ter um sono tranquilo e muitos outros benefícios que uma alimentação correta nos proporciona.
Sobre a Incórpore
A Incórpore Centro Médico trabalha com equipamentos modernos para melhor resolução e qualidade de diversos exames (como ecografia, etc) e, além disso, é constituída por profissionais formados em diversas áreas de atuação, como por exemplo, neurologista, nutricionista, oftalmologista, angiologista, ortopedista, oncologista, outros especialistas.
Agende sua consulta com Geriatra em Curitiba
Procurando um Geriatra em Curitiba? Dispomos de geriatras e diversos especialistas treinados. Marque sua consulta e exames conosco, nossos atendentes estão esperando para esclarecer as dúvidas e te atender da melhor maneira!
Fonte: Tua Saúde; Clínica da Mama; Educa Mais Brasil.