fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Distúrbios da Tireoide: Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

A tireoide é uma glândula endócrina fundamental para o funcionamento adequado do organismo, uma vez que é responsável pela liberação dos hormônios T4 (tiroxina) e T3 (triiodotironina) que estimulam o metabolismo. 

 

Quando a tireoide sofre alguma alteração em seu desempenho, o organismo apresenta sintomas que podem indicar a ocorrência de hipotireodismo (baixa ou nenhuma produção de hormônios) ou hipertireoidismo (produção excessiva de hormônios). 

 

Essas duas patologias possuem maior incidência nas mulheres, mas podem afetar os homens com sintomas que muitas vezes não recebem a atenção necessária e podem se agravar, caso não seja feito um diagnóstico precoce e preciso.

 

Mas quais são os sintomas dessas doenças? A especialista em endocrinologia da InCórpore, Drª. Marcela Cunha da Silva conta para você neste artigo. 

 

“O hipertireoidismo apresenta sinais como nervosismo e irritação, insônia e perda de peso que muitas vezes passam despercebidos, porque o paciente acredita ser resultado de um período de stress ou de uma rotina corrida”, explica Marcela. 

 

Esse distúrbio da tireoide também pode ocasionar aumento da frequência cardíaca, intolerância ao calor, sudorese abundante e taquicardia. Entre as possíveis causas do hipertireoidismo estão: 

 

  • Doença de Graves, doença hereditária caracterizada pela presença de um anticorpo que estimula a alta produção dos hormônios T4 e T3;
  • Bócio com nódulos que produzem hormônios sem TSH (hormônio produzido pela hipófise)

 

Já o hipotireoidismo, caracterizado pela baixa produção de hormônios, traz como principais sintomas cansaço, depressão, adinamia (falta de iniciativa), diminuição do apetite e sonolência. 

 

“Nas mulheres, o hipotireoidismo é sinalizado também por alterações menstruais. Nos homens, a alteração na lidibo. Em ambos, pode ocorrer também diminuição da atividade cerebral e reflexos mais lentos”, comenta a endocrinologista. 

 

As causas para o hipotireoidismo são: 

 

  • a doença autoimune Tireoidite de Hashimoto, que provoca uma redução gradativa da glândula;
  • a falta ou excesso de iodo na dieta alimentar. 

Diagnóstico e tratamento de hipotireoidismo e do hipertireoidismo

 

Para diagnosticar distúrbios da tireoide, o endocrinologista solicita um exame para avaliar a dosagem dos hormônios TSH, T3 e T4. 

 

Se o nível de TSH estiver alto enquanto T3 e T4 estão baixos, o quadro é de hipotireoidismo. Quando o nível de TSH é baixo e os índices de T3 e T4 são altos, o diagnóstico é de hipertireoidismo. 

 

Em ambos os casos, o tratamento deve ser iniciado imediatamente para diminuir o impacto do mau funcionamento da glândula. 

 

“Para hipotireoidismo é indicada a reposição do hormônio tireoxina que a tireoide deixou de produzir. Já o hipertireoidismo, pode ser tratado com medicamentos, iodo radioativo e cirurgia, dependendo das características e causas da doença”, afirma Marcela Cunha da Silva. 

Endocrinologista na InCórpore

Se você apresenta algum dos sintomas citados neste artigo, procure um endocrinologista em Curitiba, aqui na InCórpore contamos com uma equipe de especialistas prontos para orientá-lo nos cuidados da tireoide. 

 

Em nossa nova sede, você encontra um ambiente acolhedor e atendimento humanizado, para cuidar da sua saúde. 

 

Navegue pelo site e saiba mais sobre os serviços da InCórpore.