fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
IST’s: Infecções Sexualmente Transmissíveis provocam alerta em tempos de festas

Saiba as principais informações sobre HIV e IST e como preveni-las

É festa! É farra! É comemoração! Isso gera sinal de atenção. De dezembro a fevereiro, o alerta quanto a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) aumenta, principalmente, para combater a proliferação de doenças entre os jovens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os dias há mais de 1 milhão de novos casos de IST’s entre pessoas de 15 a 49 anos (um número alarmante).

As infecções são causadas por meio de vírus, bactérias e outros micro-organismos. No mundo, entre as IST’s mais comuns estão a Tricomoníase (infecção da vagina ou trato genital masculino) e a Clamídia (infecção dos órgãos genitais femininos e masculinos). A principal forma de transmissão é o contato sexual sem o uso adequado de preservativo com uma pessoa infectada, mas também fica o alerta quanto à transmissão através de contato com mucosas e feridas.

As principais IST’s são:

 

Épocas festivas como o Carnaval são períodos de alerta, principalmente para os jovens que costumam viver a sensação de liberdade, viajar e festejar sem pensar nas consequências de um sexo casual sem preservativo.

As IST’s são um grave problema de saúde pública porque facilitam também a profileração da AIDS/HIV. Além disso, podem levar à morte (em casos em que não há tratamentos adequados), e em gestantes, ao aborto. Entre outras complicações possíveis estão: esterilidade, impotência e câncer. Além disso, cada infecção possui sintomas diferentes, porém os sintomas clínicos comuns são corrimentos, feridas e verrugas anogenitais.

Incórpore: prevenir IST's com camisinha
A melhor maneira de prevenir IST’s é usando camisinha

Testes rápidos

Para diagnóstico e início imediato do tratamento em caso de manifestação da doença, o Ministério da Saúde incentiva a realização do Teste Rápido, o qual o resultado sai em 30 minutos sem a necessidade de exames laboratoriais. Os testes rápidos podem ser realizados com amostras de sangue total obtidas por punção digital ou venosa, e também com amostras de soro, plasma e fluido oral.

A seguir preparamos algumas perguntas frequentes referente à IST’s:

1 – Onde realizar o teste rápido?

Em qualquer posto de saúde ou CTA com rapidez, sigilo e orientação garantidos.

2 – Qual é a principal forma de prevenção?

Usar camisinha.

3 – Onde consigo camisinha gratuita?

Os postos de saúde distribuem camisinhas gratuitas para qualquer pessoa.

4 – O que fazer se meu teste rápido for positivo?

Os resultados isolados não podem ser utilizados para o diagnóstico definitivo. Se o seu teste deu positivo, é necessário realizar testes complementares e, caso pertinente, iniciar imediatamente o tratamento.

Campanha de Combate à IST’s

O Ministério da Saúde realiza campanha de combate à IST’s com vídeos realizados com jovens que foram convidados para pesquisar imagens sobre essas infecções, veja a reação:

Incórpore: Campanha IST
Use camisinha. Previna-se de doenças!

 

Dezembro vermelho

Use o laço vermelho e faça parte da campanha
Use o laço vermelho e faça parte da campanha

Dezembro é marcado também pela Campanha #DezembroVermelho para combate à Aids e a IST’s.  O laço vermelho é um símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a AIDS e  as infecções. Converse sobre IST’s, salve vidas! Incentive o uso de preservativos.