fbpx
X
Agende seu Exame ou Consulta
Whatsapp
E-mail
Clique aqui
Clique aqui

Da falta de informação ao preconceito, a ala masculina deixa a desejar quando o assunto é saúde

O exame de toque ainda é visto com preconceito e medo pelo olhar masculino. Isso responde o motivo de 49% dos homens nunca terem realizado o exame da próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer de Próstata é o segundo mais comum que acomete homens ficando atrás apenas do Câncer de Pele. No último ano, foram estimados 70 mil novos casos da doença que só em 2017 fez 15.391 vítimas.

Mesmo com tantas incidências, segundo a pesquisa da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em parceria com a Bayer, 49% dos homens nunca realizaram o exame de toque retal, logo 64% disseram que tem medo de ter a doença.

Cerca de 75% dos casos diagnosticados ocorrem após os 65 anos, mas a taxa de incidência pode cair se os homens cuidarem mais da saúde. Logo, um dos melhores métodos de prevenção para um diagnóstico precoce é a realização do Exame de Próstata. A detecção precoce aumenta a chance de cura do tumor, para tanto esse procedimento é feito pelo médico urologista que pode palpar a próstata e perceber se há nódulos ou tecidos endurecidos e a biópsia pode dar a certeza da incidência.

Apesar dos homens apresentarem medo de ter a doença, muitos ainda têm preconceito em procurar ajuda médica para prevenir a doença.

Sintomas e Tratamento

O tumor de próstata não apresenta sintomas na fase inicial, o que torna mais difícil o diagnóstico e o homem querer ir ao médico para realizar o exame. Algumas alterações que podem aparecer é dificuldade ao urinar e dor no momento da ejaculação.  Em casos avançados a doença provoca dor óssea, infecção generalizada e insuficiência renal. Quanto ao tratamento, ele é feito de acordo com as características, local e estágio do tumor, o médico pode optar por cirurgias e radioterapias.

Informações sobre o câncer de próstata

Novembro Azul, Azul Novembro

Mundialmente, novembro é o mês de conscientização e prevenção quanto ao Câncer de Próstata. Um dos objetivos é justamente conscientizar os homens sobre a importância de realizar o Exame de Próstata e conceder acesso ao mesmo nos centros médicos.

“Com a atitude de promoção dessa campanha a intenção é aumentar o número de homens que valorizem a manutenção da saúde, entendendo que precisam se cuidar mais”, afirma Luciano Carneiro Stunitz, Médico Urologista do Centro Médico Incórpore.

Outra finalidade é incentivar a procura pela ajuda médica, e principalmente, de cuidar da saúde para evitar doenças que acometem os homens. Portanto, apoie seu filho, pai, avô, tio e amigos a cuidarem da saúde. Se precisar estenda a mão para lhe acompanhar aos exames médicos, esse ato pode salvar uma vida.

Assista a seguir, o vídeo sobre a Campanha Novembro Azul e como cuidar da saúde de quem você ama: