fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Você sabe quando deve ir ao cardiologista?

Doenças cardiovasculares não são brincadeira e podem acometer diversas faixas etárias, principalmente a terceira idade. Mas não é sempre que percebemos os sinais do corpo para procurar uma ajuda médica.

Nos dias atuais, em que vivemos quase sempre atarefados e estressados com as questões do dia a dia, fazer um check up do coração é primordial para evitarmos o aparecimento de problemas futuros. Com o intuito de questionar, levantamos a seguinte pergunta: você sabe quando deve ir ao cardiologista?

Portanto, continue a leitura e verifique os principais sintomas que podem te levar a procurar um cardiologista!

O que é cardiologia?

A cardiologia é um ramo da medicina responsável por diagnosticar e tratar problemas relacionados ao coração e ao sistema circulatório.

O papel do cardiologista

O cardiologista é o médico responsável por orientar o paciente, quando este for consultá-lo a respeito de sintomas ou problemas relacionados ao coração. Dessa maneira, é este profissional que vai diagnosticar e tratar as enfermidades, indicando os melhores tratamentos (como a escleroterapia), e através da realização de exames como o ecodopplercardiograma.

Principais sintomas

Problemas cardiovasculares podem surgir em diversos momentos da vida, mas são mais comuns a partir da velhice. Do mesmo modo, para detectar com antecedência alguns possíveis indícios de doenças coronárias, é necessário se atentar a alguns sintomas específicos, que você confere a seguir:

Falta de ar

Uma espécie de bloqueio da respiração, comumente causada por muito esforço, sedentarismo, entre outras questões;

Fadiga

Sensação de cansaço iminente e contínuo, quase sempre ligada ao envelhecimento, irregularidades no sono e consumo desregrado da alimentação.

Dor torácica

Pressão e dor normalmente sentidas entre o tórax e o peito, e provocadas por esforço físico excessivo e palpitações;

Taquicardia

Batimentos acelerados do coração, que podem despertar níveis diferentes de mal estar;

Arritmia

Pode ocasionar sensação de que o coração ora está batendo acelerado demais, ora batendo de forma lenta e descompassada;

Desmaios

Perda de consciência, precedida de alterações da temperatura corporal e dos sentidos;

Cianose

Distúrbio que causa aparecimento de um tom azulado, e em algumas vezes roxo, na pele do paciente;

Dores de cabeça

Podem surgir deliberadamente, sem motivo aparente, ou ocasionadas por falta de horas de sono regulares e estresse contínuo.

Principais exames cardiológicos

  • Radiografia de tórax: popularmente conhecido como Raio-x. Verifica possíveis indícios relacionados ao coração, aorta e pulmões;
  • Eletrocardiograma: Direcionado para a verificação de questões relacionadas à arritmia, além de verificar possíveis sequelas de infarto;
  • M.A.P.A: conhecido também como Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial, serve para analisar as oscilações da pressão do paciente;
  • Holter: focado em detectar possíveis alterações devido a arritmias cardíacas. Outros indícios que podem vir a ser desenvolvidos por conta do coração, como tontura e desmaios, também são investigados por este exame;
  • Teste de esforço: exame que verifica o desempenho do coração, detectando sintomas que podem ocasionar problemas como infarto;
  • Ecocardiograma: focado na performance do coração, pode ajudar a detectar indícios de insuficiência cardíaca, e também de possíveis tumores no sistema circulatório;
  • Cintilografia do miocárdio: aplicado diretamente na veia, com uma medicação que registra imagens do coração, com o intuito de diagnosticar sintomas.

Conclusão

A plena atividade do coração, principalmente entre os mais idosos, deve ser acompanhada com afinco, tanto pelo próprio paciente quanto pelo cardiologista escolhido por ele. Dessa forma, lembre-se: não menospreze nunca a saúde e, se possível, comece a fazer um acompanhamento cedo, para evitar problemas futuros. Sua saúde e corpo agradecem!