- 23/12/2021
- Posted by: Incórpore Centro Médico
- Category: Blog, Dermatologia

A dermatologia é uma especialidade que estuda e trata as doenças relacionadas à pele, considerada o maior órgão do corpo humano, e muitas vezes é vista erroneamente pelas pessoas como uma área voltada para a estética. Entre suas competências está o diagnóstico de câncer de pele.
O dermatologista, médico especializado em dermatologia, pode atuar em diversas áreas como a Oncologia, a Dermatologia Clínica e Preventiva, Dermatologia Cirúrgica, Dermatologia Cosmiátrica e várias outras.
Assim como em outras especialidades, a visita frequente ou quando há alguma anormalidade na saúde da pele é fundamental para a efetividade dos tratamentos, e especialmente para o diagnóstico de câncer de pele.
O tipo melanoma representa 4% das ocorrências de câncer de pele, mas é o mais comum entre os brasileiros e pode levar a óbito se não for diagnosticado precocemente. Por se manifestar de maneira semelhante a pintas na pele e não apresentar nenhum outro sintoma, pode não ser notado ou não receber a devida atenção, propiciando o desconhecimento da evolução da metástase e a contaminação de outros órgãos.
Por isso, a consulta frequente com dermatologistas se torna fundamental para o diagnóstico de câncer de pele. Mas como especialista irá detectar o aparecimento de pintas causadas pelo melanoma e outras doenças?
Durante a consulta o dermatologista fará uma série de perguntas, que trarão informações relevantes como o surgimento de sintomas, entre outros fatores, que possibilitam detectar possíveis doenças e avaliar a necessidade da indicação de exames e tratamento mais adequado para a situação.
Em alguns casos, são realizados exames físicos e laboratoriais para descobrir determinados distúrbios e se será preciso o envolvimento de especialistas de outras áreas médicas para cuidar do paciente e alcançar melhores resultados no tratamento.
O corpo médico de dermatologia da Incórpore lembra que alguns hábitos como o uso frequente de protetor solar, mesmo quando não estamos na praia ou durante outras estações do ano, o consumo diário de 2L de água contribuem para a saúde da pele.
Outro hábito importante que facilita o diagnóstico de pele, seja do tipo melanoma ou não melanoma, é observar o surgimento de pintas e a realização do auto exame que consiste em analisar fatores como:
- rapidez no crescimento da pinta;
- assimetria e irregularidade nas bordas;
- coloração diferenciada em relação às outras pintas do corpo;
- dor e sangramento das pintas.
Em qualquer um dos casos, é imprescindível agendar uma consulta com o dermatologista para que possa ser realizado precocemente o diagnóstico de câncer de pele, iniciar o tratamento e aumentar as chances de cura.
Na Incórpore, você conta com médicos dermatologistas altamente capacitados para cuidar da saúde da sua pele, pode realizar biópsias dermatológicas, além de pequenos procedimentos em geral. a sua consulta.
Entre em contato e saiba mais!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.