fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Como praticar atividades físicas contribui para o bom funcionamento do organismo

Quando falamos sobre os hábitos que contribuem para uma boa qualidade de vida e para a saúde, sempre citamos ter uma alimentação balanceada, dormir bem, evitar vícios e praticar atividades físicas. 

Mas você sabe por que praticar atividades físicas contribui para o bom funcionamento do organismo?

Além dos  benefícios cardio pulmonar e para a formação de massa muscular, os exercícios estimulam a circulação sanguínea provocando efeitos psicológicos muito importantes para o organismo, como reduzir a ansiedade, a depressão e o transtorno de somatização.

Reservar um horário do dia para praticar atividades físicas é uma das principais indicações quando se trata de equilibrar os níveis de colesterol, manter o peso e aumentar a capacidade física para desempenhar tarefas do cotidiano. 

As causas das diversas vantagens trazidas pela prática de atividades físicas são a produção dos neurotransmissores endorfina e serotonina, assim como o equilíbrio dos níveis hormonais e oxigenação dos órgãos. 

Porém, para incluir os exercícios como hábito na sua rotina é aconselhável consultar um médico, avaliar as suas condições físicas e entender quais os tipos de atividades são mais adequadas para o seu organismo.

Exercício aeróbico ou aeróbio – aquele que gasta oxigênio para produção de energia, chamados também de atividades isotônicas, em que ao praticar o indivíduo se “desloca”. Melhoram a aptidão cardiopulmonar.

Exercício anaeróbico ou anaeróbio – utiliza outra fonte energética, a do ácido lático, e são classificadas como atividades isométricas, em tese são aquelas em que o indivíduo não sai do lugar. Esses exercícios hipertrofiam a massa muscular e aumentam muito a pressão arterial, podendo às vezes pode ser contraindicado para hipertensos.

O ideal é unir os dois tipos de exercícios e alterná-los durante o tempo em que estiver praticando, além de incluir um alongamento antes e um relaxamento depois de executar seu programa de atividades física. 

Os exercícios físicos também são uma excelente forma de prevenir doenças como o câncer, diabetes, obesidade, insônia, patologias cardiovasculares e osteoporose. 

Agende uma consulta com os especialistas em Clínica Geral da InCórpore Centro Médico para fazer um check-up antes de começar a praticar atividades físicas e solicite aos nossos colaboradores o seu cartão MedInCórpore.