fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Descubra verdades e mitos sobre o câncer de pele

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele é o tipo de tumor mais comum no Brasil, representando aproximadamente 30% de todos os casos de cânceres registrados no país a cada ano. 

Apesar do índice de casos, a doença tem quase 100% de chance de cura se diagnosticada e tratada precocemente. Contudo ainda assim, muitas pessoas não tem conhecimento dessas informações e acabam negligenciando os cuidados preventivos. 

 

Descubra agora as verdades e mitos referente ao câncer de pele

MITO. Não é necessário o uso de protetor solar em dias nublados.  

A realidade é que os dias nublados são onde as pessoas acabam se queimando mais, pelo fato de acharem que essa variedade de tempo não é ofensiva a pele, escolhem o não uso do protetor solar, ficando mais expostos as radiações UVA e UVB, onde as nuvens não bloqueiam totalmente a passagem desses raios.
 

UVA: Responsável por causar o envelhecimento; 

UVB: Associado à vermelhidão, queimaduras e ao desenvolvimento do câncer de pele.

 

MITO. O câncer de pele não é uma doença perigosa. 

Existem 3 tipos de cânceres de pele, sendo um deles mais perigoso; 

Carcinoma basocelular: Normalmente aparece em regiões de muita exposição solar, rosto, pescoço, orelhas e couro cabeludo, é como uma ferida, que ocorre sangramento ou um nódulo que aos poucos se desenvolve. É mais comum em pessoas brancas com mais de 40 anos de idade e pode ser curada se descoberta precocemente.

Carcinoma espinocelular: Já o segundo é recorrente em homens, é como uma lesão ou ferida, geralmente surge em acima de cicatrizes, principalmente de queimaduras, tendo a cor avermelhada semelhante a uma verruga e podendo ocorrer o sangramento ocasionalmente. Embora a doença possa surgir em qualquer parte do corpo, a regiões mais afetadas são as mais expostas ao sol.

Melanoma: Esse é o tipo mais perigoso, pois seu desenvolvimento é rápido podendo até atingir os órgãos, como linfonodos ou pulmões, por agir nas camadas mais profundas da pele. Ele surge com um sinal escuro e tons de castanhos, com seu crescimento pode conter várias cores até mesmo branco em casos raros.  Também é comum em pessoas de pele mais clarasurgindo em regiões de mais exposição ao sol.  

 

VERDADE. O uso do protetor solar é indispensável. 

sabemos que a exposição excessiva ao sol é uma das causas para o desenvolvimento do câncer de pele, a forma mais eficaz para a prevenção é o uso do filtro solar, criando uma camada extra de proteção contra os raios solares que são refletidos e absorvidos de maneira filtrada, deixando você distante das doenças de pele. 

VERDADE. O câncer de pele pode evoluir a partir de queimaduras. 

Sim, a partir de queimadura pode desenvolver um câncer de pele, mesmo com pessoas que não se expõem com frequência ao sol, se tornando um elemento de risco para alguns tipos de pele. Já as queimaduras causadas por outras situações mais graves (2º ou 3º grau) à possibilidade de existência de um gênero de câncer no qual chamamos de “ulcera de marjolin’’, que é um câncer não-melanoma. 

Como prevenir

Procurar evitar exposição excessiva ao sol entre 10h e 16h. 

Tentar fica em lugares com sombra.  

Utilizar proteção adequada, roupas, bonés ou chapéus, óculos escuros com proteção UV. 

Se prevenir fazendo uso do filtro solar antes de se expor ao sol, lembrando de reaplicar a cada duas horas durante a exposição.  

Como já mencionamos, dias nublados é indispensável o uso do filtro solar. 

Com as tatuagens tem de estar alerta, pois podem esconder lesões. 

Como a InCórpore pode te ajudar 

É importante praticar todos atos de prevenção e claro estar atento com qualquer tipo de pinta ou mancha suspeita que surja pelo corpo. Lembrando que quase 100% dos casos diagnosticado precocemente tem sucesso de cura. Segundo a Dra. Gessica Oliveira – médica dermatologista da InCórpore, “protetor solar é importante para evitar câncer de pele, mas também para evitar rugas, manchas, melanoses solar entre outros benefícios”.  

A InCórpore Centro Médico conta com mais de 37 especialidades médicas, entre elas a dermatologia para realizar o diagnóstico e os procedimentos para tratar as doenças. 

Não espere para cuidar da sua saúde, agende sua consulta ou exame pelo nosso aplicativo InCórpore Saúde disponível na (App Store e Play Store), pelo nosso WhatsApp ou se preferir pelo telefone (41) 3335-2624.



Popup Image