X
Estamos atendendo normalmente!
Dezembro Laranja: Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele

Incidência tem 90% de chance de cura com diagnóstico e tratamento precoces

O Câncer de Pele é o tipo da doença mais incidente no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos diagnosticados por ano (de acordo com pesquisa do Instituto Nacional do Câncer – INCA). Em Dezembro, as campanhas ganham a cor laranja para conscientizar quanto ao Câncer de Pele, que afeta principalmente pessoas de pele clara.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) é responsável pela Campanha Nacional #DezembroLaranja, com um trabalho de prevenção, diagnóstico e tratamento. Em 2019, a SBD traz como tema #SinaisdoCâncerdePele, realizando um alerta sobre a importância da prevenção desde a infância, evitando assim, a incidência da doença no futuro.

A doença

O Câncer de Pele Não-Melanoma é o mais comum no Brasil e possui um alto percentual de chances de cura (caso seja diagnosticado e tratado precocemente). A incidência é maior em pessoas acima de 40 anos, sendo raros em crianças e pessoas de pele negra. O Não-Melanoma apresenta dois tipos de tumores: carcinoma basocelular e epidermoide.

Já o Pele Melanoma tem origem dos malanócitos, uma substância que determina a cor da pele. O melanoma aparece por meio de sinais na pele com mucosas em forma de pintas ou manchas. É um tipo de Câncer de Pele grave, pois pode provocar metástase e disseminar para outras regiões do corpo.

Sintomas

O tipo Pele-Não-Melanoma aparece no rosto, pescoço e orelhas, apresentando-se como manchas que coçam, ardem e sangram. Caso esses sinais apareçam em sua pele e não sumam com o tempo, procure um profissional dermatologista. O Pele Melanoma surge diretamente na pele como uma lesão pigmentada, mas quando é uma mancha ou sinal de nascença, pode evoluir e tornar-se um caso de câncer.

Para detectar uma possível lesão, segue algumas dicas abaixo:

Incórpore: Tipos de melanoma
Fonte: INCA

 

Proteja-se do Câncer de Pele

A prevenção deve ser iniciada ainda na infância. Esse é o principal alerta da Campanha #DezembroLaranja2019, que tem como objetivo auxiliar os pais quanto a uma doença futura. A intenção também é mostrar que a família inteira deve se proteger neste verão, principalmente durante viagens.

A exposição excessiva e sem proteção é a principal causa da doença. Portanto, usar o protetor solar é fundamental, além do autoexame de pele a realização de visitas periódicas ao dermatologista.

As principais dicas de proteção são:

Autoexame da Pele

O autoexame consiste em examinar a pele e verificar o surgimento de sinais, pintas ou manchas anormais que formam feridas. Caso elas não fechem em quatro semanas, é necessário consultar um dermatologista.

De acordo com o INCA, para realizar o autoexame é necessário seguir os seguintes passos:

1) Em frente a um espelho, com os braços levantados, examine seu corpo de frente, de costas e os lados direito e esquerdo;
2) Dobre os cotovelos e observe cuidadosamente as mãos, antebraços, braços e axilas;
3) Examine as partes da frente, detrás e dos lados das pernas, além da região genital;
4) Sentado, examine atentamente a planta e o peito dos pés, assim como entre os dedos;
5) Com o auxílio de um espelho de mão e de uma escova ou secador, examine o couro cabeludo, pescoço e orelhas;
6) Finalmente, ainda com auxílio do espelho de mão, examine as costas e as nádegas.

Conscientização pelas Redes Sociais

Faça a diferença na sociedade! Incentive campanhas que ajudam e alertam sobre a importância da prevenção de doenças como o Câncer de Pele. Que tal incentivar o uso do protetor solar, óculos escuro, uso de boné e chapéu neste verão? Além disso, estimule o autoexame para um diagnóstico precoce e maiores chances de cura.  Use a #IncorporeDezembroLaranja e ajude a disseminar informações por aí. Vamos juntos?