X
Estamos atendendo normalmente!
Doenças reumáticas e a Covid-19

Se você tem alguma doença reumática, saiba que você está no grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, “os pacientes com diagnóstico de doenças reumáticas consideradas autoimunes, ou inflamatórias crônicas, e/ou aqueles em uso de medicamentos imunossupressores ou imunobiológicos, podem apresentar potencialmente, predisposição para formas mais graves da infecção”.

Pessoas entre 18 e 59 anos com comorbidades como doenças reumáticas estão no grupo prioritário para a vacinação. É o caso de pessoas com artrite reumatoide, espondiloartrites, artrite psoriásica, lúpus, esclerose sistêmica, síndrome de Sjögren, miopatias inflamatórias ou vasculites.

Se você se encaixa em algum desses casos, procure informações sobre o calendário de vacinação na Secretaria de Saúde de sua cidade.

No entanto, algumas atitudes podem prevenir doenças reumáticas. Por exemplo, evitar o consumo excessivo de bebida alcoólica e cafeína, bem como o tabagismo. Realizar atividades físicas regularmente também ajudam no combate ao reumatismo.

Hoje, existem mais de 120 doenças reumáticas que acometem pessoas de todas as idades. Os impactos que a pandemia do novo coronavírus trouxe à essa população ainda estão sendo estudados.

Recentemente, a pesquisa ConVida divulgou os resultados obtidos em 2020. Foram 1.783 pacientes de doenças reumáticas entrevistados em junho. O estudo revelou que 32% não buscaram ajuda médica, mesmo 29% tendo manifestado piora dos sintomas.

A pesquisa também mostrou que 17% interromperam o uso de pelo menos um medicamento, sendo 35% sem consultar o médico antes.

Cuidados especiais pós-Covid-19

Mesmo após a vacinação é extremamente importante manter as medidas de proteção. Continue usando máscaras faciais (a recomendada é a PFF2), fazendo a higienização das mãos e o distanciamento físico. Assim, vai ser possível virar essa página.

Porém, caso apresente sintomas como tosse persistente, febre, falta de ar ou cansaço fora do comum, converse com seu médico.

Se preferir, agende uma consulta por WhatsApp ou faça uma consulta por telemedicina.

Logo, para evitar o agravamento de doenças, saiba quais cuidados devem ser tomados para prevenir a doença em nosso Guia de Prevenção.

Portanto, em caso de dúvida, converse com a gente. É muito importante conversar com especialistas que possam auxiliar em seu caso. Aqui na InCórpore, contamos com uma equipe altamente capacitada para resolver sua questão. Tomamos todos os cuidados e medidas de proteção para que você tenha o melhor atendimento.

Estamos aqui para solucionar o seu caso. Entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou pelo WhatsApp (41) 99828-1051.



Deixe um comentário