- 25/11/2019
- Posted by: admin
- Category: Saúde
Família e sociedade estão preparadas para o envelhecimento da população brasileira?
É possível envelhecer com qualidade de vida. No Brasil, nos anos entre 2012 e 2018 a população idosa, acima de 60 anos, cresceu em 26% (é o que indica uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Mas, será que estamos preparados para essa realidade?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), o ato de envelhecer e ter uma boa qualidade de vida está ligado à saúde, à família e à vivência na sociedade. A família tem um papel fundamental em fornecer uma vida tranquila para o idoso, direito que inclusive está respaldado pelo Estatuto. Conforme o art. 3º da Lei 10.741/2003 (Estatuto do idoso) é dever da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar o direito à/ao: vida, saúde, alimentação, educação, cultura, esporte, lazer, trabalho, cidadania, liberdade, dignidade, respeito, convivência familiar e comunitária.
Para tanto, é essencial que as pessoas se prepararem para o seu envelhecimento e das pessoas próximas, afinal, envelhecer é um processo natural. A chegada da terceira idade altera muitos detalhes na saúde, como: mobilidade, perda de audição, mudanças no olfato, paladar e tato, aumento de peso, flexibilidade, sensibilidade e aparecimento de doenças. Mas quem está preparado para essa alteração? Poucas pessoas pensam sobre o assunto. Para essa reflexão, a Incórpore traz algumas dicas para auxiliar a convivência com os idosos:
Saúde, bem-estar e respeito são fundamentais para o idoso. A começar pela prioridade em alguns serviços, como preferência em filas de banco, supermercado, no transporte coletivo e vagas de estacionamento. Outro detalhe importante é quanto à promoção da saúde e bem-estar, como por exemplo, o fato de adaptar o imóvel para a convivência da terceira-idade, facilitando a acessibilidade aos cômodos e armários, além de garantir mobilidade e proteção.
Na saúde, é papel da família assegurar o acesso a médicos, assistência com enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais. Existem diversos modos de garantir esses atendimentos através de serviços públicos e particulares. O Centro Médico Incórpore traz como uma das suas especialidades a geriatria, setor fundamental para cuidados da pessoa idosa com qualidade e respeito, oferecendo os melhores serviços de saúde.
Doenças comuns na terceira idade
É necessário um cuidado especial quanto à saúde do idoso, e entre as doenças mais comuns estão: cardiovasculares, hipertensão, câncer, osteoporose, catarata e perda de audição, decorrentes de fatores como sedentarismo, tabagismo, diabetes e colesterol.
Para garantir uma vida melhor na terceira idade, é vital o hábito da prática de atividades físicas e esportivas, como caminhadas, natação e outros exercícios que contribuem para o bom humor, além de prevenir doenças. O hábito de ler também é uma boa dica, pois a leitura exercita o cérebro e deixa o idoso ativo. Nesta fase da vida, é essencial evitar o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas, pois elevam as chances de diabetes e hipertensão.
O Ministério da Saúde também traz um alerta em uma campanha referente a quedas, pois são comuns na terceira-idade e podem ser evitadas. A seguir algumas informações:
Você está preparado para a fase da terceira-idade ou para cuidar de um idoso? Nossa intenção é trazer essa reflexão e juntos trabalharmos para assegurar uma vida saudável.
Garanta um envelhecimento saudável