X
Estamos atendendo normalmente!
Lesão de menisco: causas, sintomas e tratamentos

Lesão de menisco

Com certeza você conhece alguém ou já ouviu alguma notícia sobre lesão no menisco. Mas você sabe o que é o menisco e quais patologias podem acometê-lo?

O menisco é uma fibrocartilagem presente entre o fêmur e a tíbia, que tem como principal função proteger o joelho dos impactos diretos que a região sofre, além de facilitar a mobilidade e diminuir a pressão causada nas articulações.

As lesões no menisco são queixas comuns nos consultórios de ortopedia, pois podem acontecer tanto em atletas como em pessoas com excesso de peso, artrite, artrose ou algum outro problema que cause inflamação, desgaste ou ruptura da sua estrutura.

As lesões meniscais são divididas em traumáticas ou degenerativas, sendo as traumáticas causadas por práticas esportivas ou eventos traumáticos. Porém, as lesões de menisco podem ocorrer também em situações cotidianas.

As lesões degenerativas, por outro lado, ocorrem devido ao desgaste gradual dos meniscos, estando associados ao excesso de peso, impactos excessivos e desvio do eixo do membro.

 

Sintomas

O principal sintoma da lesão de menisco é a dor na região e/ou lateral do joelho, que fica mais intensa e dificulta ao subir ou descer escadas, agachar e movimento de rotação. A dor localizada pode piorar com o passar dos dias, vir acompanhada de inchaço e dificuldade para caminhar.

Outros sintomas são:

  • bloqueio ou travamento do joelho;
  • sensação de que o joelho está “falseando”;
  • incapacidade de movimentar o joelho em toda a amplitude de movimento.

Recomenda-se que, ao perceber o aparecimento de tais sintomas, seja feita uma consulta com o ortopedista e a realização de exames como raio x e ressonância magnética para confirmar o diagnóstico e avaliar o melhor tratamento para o caso.

 

Tratamentos

Os tratamentos para lesão de menisco podem ser classificados em cirúrgicos e não cirúrgicos.

Não cirúrgicos são os tratamentos como fisioterapia, uso de medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e a técnica RICE (repouso, gelo, compressão e elevação), indicados para casos leves, pequenas rupturas e lesões estáveis.

Já os tratamentos cirúrgicos são recomendados para os quadros mais graves, quando é necessário estruturar ou reestruturar a parte afetada do menisco. Nesses casos, o pós-operatório é sempre individualizado.

 

Fisioterapia

Seja como tratamento conservador ou cirúrgico, a fisioterapia é indicada para recuperar a força e garantir a estabilidade da articulação.

Durante a execução dos exercícios, é indispensável a presença de um fisioterapeuta que oriente o paciente, pois se realizados de forma inadequada podem levar ao agravamento dos sintomas e comprometer a mobilidade das articulações.

Se você tem algum sintoma de lesão de menisco, com o Dr. Rui Moraes, ortopedista especialista em joelho e quadril, na InCórpore Centro Médico.

Em nossa nova sede você recebe atendimento humanizado, conta com médicos altamente especializados e equipamentos de alta tecnologia para fazer exames e obter um diagnóstico preciso e precoce.

Faça gratuitamente o seu cartão e receba diversos benefícios com facilidade nos agendamentos de consultas e exames, inclusão de beneficiários e isenção de mensalidade.

 

Entre em contato e saiba mais.



Deixe um comentário