fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Novembro Azul: homem, cuide da sua saúde

O Novembro Azul chegou para conscientização e prevenção do câncer de próstata. Mas é importante cuidar da saúde o ano todo. Saiba como!

Este mês é marcado pela campanha Novembro Azul, um projeto de conscientização sobre o câncer de próstata, o segundo que mais atinge homens segundo o INCA (Instituto de Câncer Nacional).

Os exames preventivos são muito importantes no combate ao câncer (especialmente o de próstata), pois quando o diagnóstico ocorre no estágio inicial, a chance de cura é de até 95%.

Além da prevenção do câncer, o Novembro Azul também pretende alertar sobre a importância dos homens cuidarem da saúde. Cerca de 60% não têm costume de ir ao médico, exceto em casos mais graves.

Essa campanha de conscientização começou na Austrália em 2003. Ela adotou como símbolo, além do conhecido laço azul, um bigode (que muitos homens deixam crescer em prol da campanha), ficando conhecida internacionalmente como Movember – uma mistura entre as palavras moustache (bigode) e november.

O câncer de próstata pode ter diferentes fatores de risco, como histórico na família e sobrepeso. Portanto, é preciso uma estratégia de prevenção e manter hábitos de vida saudáveis, diminuindo o risco desta doença.

O que é câncer de próstata?

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, ajudando na produção do esperma. Durante a vida do homem ela pode apresentar três complicações: infecções, tumores benignos ou malignos. Os tumores malignos são o câncer, que ocorre quando as células começam a se multiplicar de forma desordenada.

Existem duas formas para identificar a doença, e um dos grandes desafios do Novembro Azul é contornar o tabu relacionado a esses exames. O teste mais comum é o de toque, feito pelo médico urologista:  rápido e indolor. Além dessa opção, também há o exame de sangue.

O exame de toque pretende analisar o tamanho e a textura da próstata, procurando por alterações da glândula, como endurecimento ou presença de nódulos suspeitos. Já o exame de sangue verifica os níveis da proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico (PSA). Caso esteja elevado, pode ser sinal de câncer, ou outra doença benigna.

Mesmo existindo dois exames, um não anula o outro. A Organização Mundial da Saúde recomenda que os dois sejam realizados anualmente, principalmente em homens com 45 anos ou mais, que são os mais atingidos pela doença.

O câncer é uma doença silenciosa, mas pode apresentar alguns sintomas e é preciso estar atento a eles:

  • Dor óssea;
  • Dor ao urinar;
  • Vontade de urinar com frequência;
  • Presença de sangue na urina ou sêmen.

Prevenção

Uma das formas de prevenção do câncer de próstata é manter uma vida saudável, com atenção especial para a alimentação balanceada e a prática de atividades físicas de forma regular.

Alguns alimentos podem ajudar ainda mais nessa prevenção. Tomate, melancia, goiaba e cenoura são ricos em licopeno, um betacaroteno que faz o percurso da vitamina A, podendo diminuir o risco do câncer de próstata. Os vegetais crucíferos – como o brócolis – também são aliados, pois contêm sulforafano, que também apresenta um efeito protetor para a saúde do homem. Entretanto, é aconselhável consultar um nutricionista para uma alimentação adequada de acordo com a saúde e o perfil.

Além disso, é importante evitar gorduras, como frituras, carnes gordas, bolachas recheadas, alimentos industrializados, diminuir bebidas alcoólicas e evitar o excesso de sal e açúcar.

Lembramos da importância de visitar o médico urologista no caso de qualquer sintoma, ou caso tenha 45 anos ou mais. 

Você encontra essa especialidade aqui na Incórpore Centro Médico! Temos 27 anos de história com atendimento humanizado e total atenção para os aspectos da prevenção. 

Marque a sua consulta agora mesmo pelo telefone (41) 3335-2624 ou WhatsApp (41) 99828-1051.