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Por que praticar atividades físicas durante a jornada de trabalho?

Já parou para refletir como ganhar tempo para manter o corpo e a mente saudáveis

Um dos motivos das pessoas não praticarem atividades físicas é a falta de tempo. Então, por que não utilizar o tempo do almoço ou intervalo da jornada de trabalho? Pois é, poucos param para otimizar esse tempo. Mas, saiba que você pode e deve incluir esse hábito saudável no seu dia a dia.

Mais disposição, alegria, foco, atitude e vontade, são apenas alguns sinais positivos de pessoas que praticam exercícios físicos durante a jornada de trabalho.  De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade de vida é composta por três pilares do bem-estar: físico, psicológico e sociocultural. Portanto, para apresentar uma rotina equilibrada, é essencial a preocupação com o bem-estar, o corpo e a mente.

Hoje, algumas empresas de grande porte investem em bem-estar do colaborador, com incentivo a aula de yoga, atividades físicas e jogos coletivos. Logo, em empresas que não possuem programas de apoio ou espaço, os funcionários buscam realizar atividades físicas durante o almoço e intervalos, é o caso da social media, Suelen Futzuki. “Eu otimizo meu tempo de almoço, usando 20 minutos para almoçar, o restante do tempo eu saio caminhar. Logo, esses 40 minutos me concede disposição, ajuda a relaxar a mente, a respirar e voltar mais concentrada ao trabalho”, destaca Suelen.

Os benefícios da prática de exercícios são muitos, pois oferece melhorias na qualidade do sono, perda de peso, humor positivo, manutenção da saúde e bom espírito.

Há um tempo, o executivo Ryan Holmes, presidente do HootSuite, escreveu um artigo de opinião que viralizou, aliás o título era “Por que é hora de pagarmos os funcionários para se exercitarem no trabalho”. Pois, a intenção do estudioso era mostrar a importância de uma pausa em exercícios repetitivos, além de destacar bons motivos para cuidar da saúde. No texto, ele ainda sugere a prática de exercícios cronometrados e de boa prática tudo para manter uma equipe boa, unida e forte, pois as pessoas estão morrendo de doenças cardíacas, câncer e problemas respiratórios porque estão acima do peso e estressadas.

Dicas de treinos rápidos para fazer na hora do almoço ou no intervalo:

De acordo com a profissional de Educação Física, Luciana Mankel, na hora do almoço e no intervalo é possível se alimentar e realizar alguns exercícios físicos, seja na academia, no pátio, na rua ou até mesmo dentro do escritório. Se o colaborador carregar uma roupa mais confortável e um par de tênis, “é possível fazer caminhadas, corridas, exercícios de fortalecimento muscular localizado e alongamento”, explica Luciana.

Para tanto, existem exercícios rápidos:

– Caminhada em ritmo acelerado por 15 minutos;

– Subir e descer escada;

– Flexão de braços na parede;

– Alongamentos;

– Corridinhas.

Aliás, a dança, a yoga, o pilates são grandes aliados da saúde, do relaxamento da mente e do espírito. Então, fica a dica. Mas, atenção, antes de praticar qualquer tipo de exercício é importante conversar com um médico. Confira alguns motivos para praticar atividade física pelo Dr. Drauzio Varella: https://drauziovarella.uol.com.br/videos/drauzio-comenta/por-que-fazer-atividade-fisica-drauzio-comenta-34/.