fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
4 mitos sobre a mamografia

Todos os anos, durante o mês de outubro, a comunidade médica e diferentes setores da sociedade celebram a campanha Outubro Rosa, com foco na conscientização sobre os cuidados e ações preventivas para combater o câncer de mama. 

Entre as recomendações na luta contra a doença, está a prática do autoexame e a realização periódica da mamografia para mulheres com idade a partir de 40 anos, ou a partir dos 35 anos para aquelas que possuem histórico de câncer na família. 

É comum, que ao receber o pedido do médico para fazer o exame, algumas mulheres fiquem apreensivas em relação ao exame. Isso acontece, porque ainda há muita desinformação sobre o procedimento.

 Por isso, a InCórpore listou 4 mitos  sobre a mamografia. Confira!

 

Mito 1. A mulher não deve fazer o exame quando estiver menstruada.

As mulheres podem fazer a mamografia durante o período menstrual. No entanto, o organismo feminino fica mais sensível e dolorido durante os dias em que a mulher está menstruada, podendo causar um desconforto maior na hora de fazer o exame. 

 

Mito 2.  A radiação da mamografia prejudica a saúde.

O risco associado à radiação que a mulher é exposta ao fazer o exame é mínimo, ao contrário dos benefícios que ele traz para quem está fazendo, seja por rotina ou para confirmar alguma suspeita. 

 

Mito 3. O autoexame das mamas substitui a mamografia.

O autoexame das mamas incentiva o conhecimento do próprio corpo e contribui para que a mulher perceba alterações suspeitas de câncer, por meio da observação e palpação. 

Porém, ele não substitui os exames de imagem como ecografia mamária e mamografia que são fundamentais para a análise médica e diagnóstico precoce.

 

Mito 4. Mulheres com próteses nas mamas não podem fazer mamografia.

As mulheres com próteses podem e devem fazer a mamografia. O silicone não prejudica o exame, assim como o procedimento também não causa nenhum dano à prótese.

 

Mamografia em Curitiba

Se você tem está procurando um lugar para fazer a sua mamografia e cuidar da sua saúde com um atendimento humanizado, equipamentos de ponta e profissionais especializados, agende um horário na InCórpore Centro Médico. Há 30 anos, nossa missão é cuidar de você. 

 



Popup Image