fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Aftas: maneiras de aliviar a dor

Desconforto, dor, irritação. Cerca de 20% da população mundial já teve ou vai precisar lidar com as aftas. Isso significa que uma a cada cinco pessoas no mundo é perturbado por elas. Os pequenos ferimentos são mais comuns do que podemos imaginar.

Essas pequenas lesões aparecem na boca ou garganta e prejudicam a fala, a mastigação e a ingestão de alimentos ou bebidas. Até hoje, não há uma só causa detectável que seja responsável pelo surgimento de aftas.

No entanto, diversos fatores contribuem para a manifestação delas.

Por exemplo, o consumo elevado de alimentos muito ácidos, como laranja ou abacaxi, podem favorecer o aparecimento das feridas. Também constam como razões possíveis a imunidade baixa, o uso de alguns medicamentos, o stress, problemas gástricos ou genéticos e até mordidas na língua ou bochecha.

Neste vídeo, a Dra. Ana Carolina elucida mais motivos que podem causar essas lesões. Clique aqui e assista na TV InCórpore!

Afetadas pelas aftas

Geralmente, a afta é curada pelo próprio corpo depois de alguns dias. Porém, é preciso verificar mais de perto se há muita dor ou se elas estão há mais de duas semanas.

Ainda assim, existem algumas maneiras de diminuir os sintomas.

Por exemplo, uma escovação suave e bem feita é o mínimo para se prevenir. Triturar pequenos pedaços de gelo e deixar dissolver na boca alivia um pouco a irritação. Evitar alimentos muito ácidos ou muito temperados também ajuda.

(Furar a bolha da ferida com uma agulha não resolve nada e pode piorar a situação)

Em casos mais graves, usar pomadas ou analgésicos apenas se forem recomendados pelo médico de confiança.

O diagnóstico correto identifica qual o melhor caminho a seguir com o tratamento. Se você sente dor no ato de falar, mastigar ou engolir, converse conosco.

Nossa equipe trabalha para garantir sua saúde plena. Aqui na InCórpore, cada atendimento é feito com o máximo de atenção.

Encontre soluções para seu caso: entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou pelo WhatsApp (41) 99828-1051 e, se preferir, agende uma consulta por telemedicina.