fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Artrite e artrose: doenças das articulações

 

De maneira geral, a artrite é uma inflamação em articulações e a artrose é a degeneração das mesmas. A causa da artrite e artrose geralmente está associada ao envelhecimento natural do organismo, embora os fatores que provocam essas doenças ainda sejam desconhecidos pela comunidade médica.

 

Segundo a estimativa Organização Mundial de Saúde, essas enfermidades afetam cerca de 9,6% dos homens e 18% das mulheres com mais de 60 anos. 

 

Apesar de serem comuns em pessoas com mais de 60 anos, artrite e artrose também se manifestam em crianças, jovens e adultos, causando dor e rigidez nas articulações.

 

Atualmente, existem mais de 250 tipos de artrites e artroses, o que dificulta um pouco a classificação dessas condições genericamente chamadas de reumatismo. 

 

Porém, as possibilidades de tratamento têm evoluído e, quanto antes começar, mais chances de diminuir a intensidade da doença. Continue lendo este artigo para saber mais.

Sintomas da artrite e da artrose

Tanto a artrite quanto a artrose manifestam sinais que vão desde dor e inchaço nas articulações até fadiga. 

 

Segundo o Dr. Rui Felipe Pache de Moraes, ortopedista da InCórpore Centro Médico, o ponto em comum das duas doenças está na cartilagem, um tecido conjuntivo presente nas articulações, firme e flexível, que amortece as extremidades dos ossos e os ajuda a realizar movimentos suavemente. 

 

“Uma vez que essa cartilagem protetora é rompida ou apresente desgaste, haverá dor, inchaço e movimento restrito. As articulações mais prejudicadas por essas doenças são as mãos, joelhos, quadris e coluna, que mostram sinais de inflamação, inchaço e rigidez”, explica o ortopedista.

 

Ao sentir que os sintomas atrapalham sua vida, encontre ajuda com profissionais nas áreas de reumatologia e ortopedia.

O que fazer para evitar? 

Algumas atitudes são fundamentais para prevenir esse grupo de doenças, como realizar exercícios que ajudam a manter força e flexibilidade das articulações e o bom funcionamento do seu esqueleto.

 

É recomendada também a prática de exercícios aeróbicos para melhorar o nível de condicionamento físico e controlar o peso, bem como treinamentos de força para construir músculos ao redor das articulações afetadas.

 

“Se você não se exercita há muito tempo, converse com seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios. É importante encontrar um exercício que você goste para continuar a fazer regularmente nos próximos anos”, ressalta Dr. Rui. 

Como tratar artrite e artrose?

Os tratamentos para ajudar a aliviar os sintomas devem ser feitos com a orientação médica e podem incluir:

 

  • uso de medicamentos, cremes e pomadas;
  • injeções na articulação afetada;
  • fisioterapia e exercícios;
  • dispositivos auxiliares, como bengalas ou talas;
  • mudanças no estilo de vida;
  • cirurgia.

 

A cirurgia pode ser uma opção, se outros tratamentos não alcançarem o efeito desejado. O tipo de cirurgia depende da articulação afetada e do estágio da doença, entre outros fatores. 

Principais exames

Durante a consulta, é feita uma avaliação clínica onde é importante que o paciente saiba o histórico médico de familiares. O diagnóstico é feito a partir de alguns exames de imagem como a radiografia, ultrassom e ressonância magnética, que permitem a avaliação do estágio em que a doença se encontra. 

 

“Também é comum o médico solicitar hemograma e provas de atividade inflamatória – como a hemossedimentação, que detecta a velocidade dos glóbulos vermelhos e a proteína C reativa, que indica a produção exagerada de uma proteína ligada à inflamação”, informa o especialista.

 

O acompanhamento da doença por um especialista garante o diagnóstico correto, fundamental para o sucesso do tratamento e controle dos sintomas.

Conte com a InCórpore

Com 36 especialidades médicas, a InCórpore é altamente preparada para realizar os diagnósticos e exames necessários em cada fase da vida. Ao solicitar seu Cartão MedInCórpore, você garante facilidades para manter sua saúde sempre em dia.

Fale com nossa equipe de especialistas e receba mais informações: clique aqui e comece uma conversa no whatsapp.



Popup Image