fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Como aliviar queimaduras de sol

A queimadura solar é uma realidade infeliz para muitos de nós, pois os raios do sol produzem reações mais fortes do que pensamos. As queimaduras não são apenas extenuantes, mas também podem causar danos duradouros à pele se não forem tratadas.

Aqui, abordaremos as causas das queimaduras solares e os benefícios do alívio natural, sem o uso de tratamentos convencionais. Portanto, se você estiver procurando aliviar sua pele queimada pelo sol sem produtos químicos agressivos, as informações a seguir podem ajudá-lo a encontrar a resposta ideal.

O que é queimadura solar?

A queimadura solar é o resultado de uma superexposição aos raios UV. É frequentemente descrita como a “pele vermelha” ou “pele tostada”, que ocorre após ficarmos expostos durante muito tempo ao sol, sem a proteção adequada. 

Dessa forma, as queimaduras solares é um problema muito comum, especialmente entre pessoas de pele clara que passam muito tempo ao ar livre, seja descansando ou trabalhando, pois as condições são propícias ao seu surgimento. 

É importante entender os sinais e sintomas das queimaduras solares para tratá-las devidamente e evitar qualquer dano a longo prazo. Quanto mais cedo você tratar o problema, menor serão as consequências

Como regra, você deve tentar evitar queimaduras solares a todo custo. Se tiver que se expor ao sol, certifique-se de usar protetor solar, cobrindo partes essenciais da pele e limitando seu tempo de permanência.  

Causas das queimaduras solares

A exposição excessiva aos raios UV, podem atingir a pele, causando danos ao seu DNA. Isto pode desenvolver uma mudança na pigmentação de sua pele, resultando em uma queimadura. 

Como os danos ocorrem em nível celular, leva-se dias para que a vermelhidão e a dor de uma queimadura solar diminuam. Dessa maneira, existe uma variedade de fatores que podem contribuir para a ocorrência de queimaduras solares, incluindo: dias nublados ou úmidos, se expor ao sol entre 10h e 16h, tipo de pele, sem protetor solar ou com a quantidade incorreta.

Benefícios naturais para o alívio de queimaduras solares

Proteger sua pele do sol é a melhor maneira de prevenir uma queimadura solar. Entretanto, se você desenvolver esse problema e quiser aliviá-lo de maneira rápida, é possível encontrar alternativas naturais.

Quando se trata de acalmar uma queimadura solar, os remédios naturais é uma excelente escolha. Embora as queimaduras causadas pelo sol sejam frequentemente uma experiência desconfortável, é uma condição relativamente fácil de tratar. 

Quando a pele é super aquecida e queimada pelo sol, a aplicação de ingredientes como aloe vera, bicarbonato de sódio ou alfafa pode ajudar a acalmar o local. Os ingredientes naturais também possuem muitos benefícios adicionais, tais como propriedades anti-inflamatórias, que podem reduzir a dor. 

Esses ingredientes naturais também são livres de produtos químicos agressivos, tornando-os seguros para todos os tipos de pele.

Drogas de venda livre

Os medicamentos de venda livre são provavelmente o método mais comum para aliviar as queimaduras solares. Você encontrará tudo, desde cremes tópicos até géis, sprays e unguentos. 

Estes medicamentos são usados principalmente para o alívio da dor e, muitas vezes, enriquecidos com agentes anti-inflamatórios para acalmar a pele de dentro para fora. Embora sejam eficazes para diminuir a dor associada a uma queimadura solar, é importante ressaltar que eles não tratam os danos à pele. 

Portanto, se você tiver uma queimadura solar particularmente ruim, os medicamentos de venda livre provavelmente não serão suficientes para proporcionar alívio. As queimaduras são uma grave condição de pele, e às vezes é preciso aplicar remédios mais fortes como um antibiótico para tratá-la. 

Os medicamentos de venda livre vêm com alguns efeitos colaterais, incluindo irritação da pele, prurido e retenção de água. Se estiver experimentando algum destes sintomas, você deve interromper o uso do remédio e procurar ajuda médica.

Remédios caseiros

Existem vários remédios caseiros diferentes que podem proporcionar alívio de queimaduras solares. Uma das melhores maneiras para diminuir a dor dessa queimadura é com bicarbonato de sódio. 

Desse modo, aplicar uma pasta de bicarbonato de sódio na área afetada ajuda a acalmar e reduzir a inflamação. Basta misturar uma colher de sopa de bicarbonato com água suficiente para criar uma pasta, e depois aplicá-la diretamente na pele queimada pelo sol. 

Você também pode tomar um suplemento de alfafa para acalmar a dor da queimadura solar. A alfafa é um ingrediente comum em cremes tópicos, prescritos para o tratamento de queimaduras. É uma excelente fonte de vitaminas, minerais e nutrientes que ajudam a acalmar e curar a pele queimada pelo sol.

Tratamentos naturais para queimaduras solares

Óleo essencial de lavanda

A lavanda é um ingrediente comum em pomadas e sprays para queimaduras solares, sendo altamente suavizante. A lavanda também é uma excelente forma de evitar danos causados pelos raios UV, tornando-a um produto de dupla função. 

Calêndula

Calêndula é outro ingrediente utilizado em pomadas e sprays para queimaduras solares, sendo útil para diminuir a vermelhidão, inchaço e dor. 

Aloe vera

O aloe vera é um creme tópico à base de plantas, utilizado para acalmar queimaduras e irritações da pele, além de protegê-la dos danos causados pelos raios UV. Embora o aloe vera seja mais eficaz quando usado fresco, ele também pode ser encontrado em muitas pomadas comerciais.

É importante praticar todos atos de prevenção e claro estar atento com qualquer tipo de pinta ou mancha suspeita que surja pelo corpo. Lembrando que quase 100% dos casos de câncer de pele diagnosticado precocemente tem sucesso de cura. Segundo a Dra. Gessica Oliveira – médica dermatologista da InCórpore, “protetor solar é importante para evitar câncer de pele, mas também para evitar rugas, manchas, melanoses solar entre outros benefícios”.  

A InCórpore Centro Médico conta com mais de 37 especialidades médicas, entre elas a dermatologia para realizar o diagnóstico e os procedimentos para tratar as doenças. 

Não espere para cuidar da sua saúde, agende sua consulta ou exame pelo nosso aplicativo InCórpore Saúde disponível na (App Store e Play Store), pelo nosso WhatsApp ou se preferir pelo telefone (41) 3335-2624.