fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Como diminuir o impacto da insolação

Os dias quentes de verão podem ser um ótimo momento para realizar atividades ao ar livre, mas também são perigosos se não forem tomadas as devidas precauções. A insolação é uma condição que ocorre quando o corpo é incapaz de se resfriar, perante um período de aquecimento. Se ela não for tratada a tempo, pode ser fatal. 

Desse modo, entender os sinais de insolação e saber o que fazer é essencial para salvar vidas. Conhecer as medidas adequadas a serem tomadas pode ajudar a administrar rapidamente a situação e proporcionar alívio dos sintomas. 

Desde ficar ciente dos sinais de alerta até tomar medidas preventivas antes de se expor ao sol, aqui estão algumas dicas úteis a seguir para buscar proteção contra o calor durante os meses quentes de verão.

O que é uma insolação?

A insolação é uma emergência que ocorre quando o corpo não consegue se resfriar. Isto geralmente é causado quando estamos expostos ao calor em atividades ao ar livre. 

Quanto maior a temperatura no ambiente, menor a capacidade do corpo de controlar a própria temperatura. Isto pode causar o seu superaquecimento, o que é chamado por alguns de golpe de calor. 

Se a temperatura central do corpo subir acima de 40 graus, os órgãos começam a falhar. Isto ocorre porque o ar não consegue esfriar o corpo. Em tempo quente, as pessoas devem beber muita água para evitar a desidratação, além de utilizar roupas de cor clara e protetor solar.

Sintomas de insolação

A insolação pode se manifestar quando alguém passa muito tempo em condições climáticas quentes e sem água suficiente para esfriar seu corpo. Pode acontecer facilmente com pessoas doentes, com excesso de peso ou idosas.

Assim sendo,a insolação pode surgir de diferentes maneiras: 

  • Passar muito tempo exposto ao sol, especialmente se você não estiver acostumado com o calor;
  • Ficar dentro de casa em um ambiente quente, como em um edifício que não possui um bom fluxo de ar;
  • Ter uma condição médica como obesidade, doença cardíaca ou doença renal.

Fatores de risco para insolação

Há alguns fatores de risco que aumentam a probabilidade de insolação, e todos eles devem ser levados em consideração quando planejamos atividades ao ar livre, para que possamos gerenciar corretamente a temperatura.

Por exemplo, pessoas que estão acima do peso, tomando certos medicamentos, ou se sentindo mal, correm um risco especial. Da mesma forma, aqueles que trabalham ou se exercitam ao ar livre também estão em risco de sofrer insolação. 

Dependendo da idade, saúde e nível de atividade, a pessoa pode ser mais propensa a sofrer as consequências da insolação. Mulheres grávidas, pessoas idosas e crianças são mais predispostas a desenvolverem esse problema.

Como evitar insolação

Para evitar a insolação, é importante ficar atento ao seu ambiente e ao índice de calor. Mantenha-se hidratado e verifique outras pessoas em sua área para garantir que elas também permaneçam seguras durante temperaturas extremas. Use roupas apropriadas e, se possível, fique dentro de casa quando estiver extremamente quente lá fora.

O que fazer em caso de insolação

Em caso de insolação, é importante tirar a pessoa do calor e levá-la para um local mais frio. Além disso, ela deve ser colocada em uma área sombreada e sua temperatura corporal deve ser baixada removendo o excesso de roupas, ventilando-as e aplicando água em sua pele. 

Assim que a temperatura da pessoa começar a voltar ao normal, ela deve se hidratar, bebendo bastante água. Se não responder após alguns minutos, deve ser levada ao hospital.

Tratamentos para insolação

O tratamento da insolação é determinado pela gravidade dos sintomas. Em casos leves, a pessoa pode precisar apenas de repouso e reidratação com água. Conforme os sintomas progridem, pode ser necessário atendimento médico sob a forma de líquidos e medicamentos intravenosos. 

Em casos extremos, a insolação pode resultar em morte. A melhor maneira de prevenir a gravidade do caso é evitar permanecer exposto em condições extremas de calor, seja dentro ou fora de casa. 

Caso esteja na rua, considere passar menos tempo sob exposição do sol, utilizando roupas soltas e de cores claras e soltas para ajudar seu corpo a permanecer na temperatura ideal.

Prognóstico de insolação

O diagnóstico de insolação é geralmente feito com tratamento adequado. Entretanto, alguém que a desenvolva pode ter problemas de saúde duradouros, tais como insuficiência renal ou danos neurológicos.

Dicas de segurança contra insolação

Mantenha-se hidratado

É importante beber água suficiente para reidratar o corpo. Evite bebidas que contenham cafeína e álcool.

Usar equipamento de proteção

Utilize chapéus, óculos de sol e protetor solar para proteger a pele dos raios UV nocivos.

Fique dentro de casa

Se a temperatura estiver muito alta, é melhor evitar ficar do lado de fora de casa. Priorize ambientes com sombra e bem ventilados.

Educar os outros

Compartilhe estas dicas de segurança com outras pessoas para ajudá-las a se proteger contra a insolação.

Verifique a previsão do tempo

A previsão do tempo pode ajudá-lo a antecipar determinados movimentos.

Evite atividades extenuantes

Se você tiver que realizar atividades fora de casa, evite aquelas que podem ser extenuantes e com exposição ao sol.

Dicas de Primeiros Socorros

  • Fique com a pessoa até que ela esteja totalmente recuperada;
  • Remover o excesso de roupas ajuda a diminuir a temperatura corporal;
  • Ventilar a pessoa promove a diminuição da temperatura do corpo;
  • Aplicar água sobre a pele auxilia a esfriar o corpo;
  • Se a condição da pessoa não melhorar, chame os serviços de emergência, 

ou leve imediatamente ao hospital.

Em casos de auxílio médico, entre em contato com a Incórpore e marque uma consulta com um clínico geral, para que ele possa auxiliar com o melhor tratamento! 

Agende consultas e exames baixando nosso aplicativo InCórpore Saúde disponível na (App Store e Play Store), pelo nosso WhatsApp ou se preferir pelo telefone (41) 3335-2624.