fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Como exercícios físicos pode melhorar o seu sono

Uma boa noite de sono é essencial tanto para a saúde física quanto mental, porém muitos de nós ainda lutamos para conseguir o descanso de que precisamos. Levamos vidas atarefadas e muitas vezes nos sentimos exaustos e incapazes de ficar com os olhos fechados o suficiente. 

Felizmente, há algo que você pode fazer para ajudá-lo a ter o sono que merece – exercitar-se! O exercício tem provado ser uma maneira eficaz de melhorar a qualidade e quantidade do seu sono, portanto, se estiver procurando uma forma de conseguir o descanso de que precisa, incorporar o exercício em sua rotina diária pode ser a resposta.

Continue lendo para descobrir que tipo de exercício é ideal para melhorar o sono e como ele funciona na prática.

O sono e sua importância

O recomendado, por diversos profissionais, é de que os adultos tenham entre 7 e 9 horas de sono por noite para uma boa saúde, sendo que 8 horas é a média precisa. A falta de sono pode causar uma ampla gama de problemas de saúde, incluindo ganho de peso, mudanças de humor, produtividade reduzida e função imunológica deficiente. 

Pesquisas também mostram que os indivíduos privados de sono são mais propensos a acidentes, e é por isso que dormir o suficiente é tão importante. Se você atualmente tem dificuldades para dormir, incorporar o exercício em sua rotina diária pode ajudá-lo a dormir melhor e melhorar sua saúde geral. 

Mas como exatamente o exercício o ajuda a ter um bom sono? Vamos descobrir! Uma boa noite de sono pode ajudar você a ter um melhor desempenho em todos os aspectos da vida. Pode dar a seu corpo e mente uma chance de descansar, recarregar e reparar qualquer dano que possa ter ocorrido ao longo do dia. 

Dessa maneira, o sono também ajuda seu cérebro a processar e reter informações, e é por isso que você pode achar difícil pensar claramente quando não consegue dormir o suficiente. Distúrbios e insuficiência do sono são comuns e podem ser causados por uma série de fatores. 

O exercício pode ser útil no tratamento dos problemas e na melhoria da qualidade do sono. Portanto, se não estiver dormindo tão bem quanto gostaria, não se preocupe. Com estas dicas de exercícios para dormir melhor, você poderá conseguir o descanso que merece.

Como o exercício ajuda a dormir melhor

Há muitas razões pelas quais o exercício pode ajudar você a dormir melhor. Abaixo estão algumas das formas mais comuns que ele afeta seu sono, juntamente com algumas dicas para ajudá-lo a conseguir o descanso que precisa. 

O exercício pode ajudar a adormecer mais rapidamente

Estudos descobriram que o exercício pode ajudar você a adormecer mais rapidamente e experimentar uma qualidade de sono mais elevada. Isto porque a atividade física aumenta os níveis de serotonina, um neurotransmissor que está envolvido na regulação do sono e do humor. 

Maior produção de hormônios

Enquanto você dorme, seu corpo libera hormônios de crescimento que ajudam a reparar tecidos danificados e construir novos músculos. Mas quando você não dorme o suficiente, seu corpo não consegue produzir hormônios suficientes.

Acordar mais facilmente

O exercício pela manhã pode ajudá-lo a acordar mais facilmente. Isto porque você tende a liberar mais hormônios de crescimento pela manhã, o que pode ajudar a se sentir mais desperto.

Lidar com o estresse

O estresse é um dos maiores fatores que podem afetar o sono. O exercício pode ajudá-lo a lidar com o estresse e reduzir a quantidade de cortisol em seu sistema, que é um hormônio que faz com que você se sinta mais desperto.

Tipos de exercícios para melhorar o sono

O tipo de exercício escolhido pode afetar muito o quanto ele ajuda você a dormir. Aqui estão alguns tipos de atividades que colaboram com uma boa noite de sono:

Alongamento e yoga

Estas atividades se concentram em sua respiração e relaxamento muscular, o que pode ajudá-lo a adormecer mais rapidamente. A ioga tem demonstrado reduzir os sintomas de insônia em algumas pessoas. 

Meditação

Esta atividade treina você a focalizar sua atenção no momento presente, ajudando- o a reduzir melhor o estresse e dormir mais tranquilamente. 

Levantamento de peso

Essa atividade, além de melhorar o condicionamento físico,  ajuda a dormir melhor porque aumenta sua temperatura corporal, tornando mais fácil o adormecimento.

Se deseja ajuda profissional para saber a melhor forma de melhorar a qualidade do seu sono, procure um Neurologista. A Incórpore pode auxiliar nesse problema que tanto prejudica os brasileiros.

A InCórpore Centro Médico conta com mais de 37 especialidades médicas, entre elas neurologia, médicos prontos para combater a má qualidade de sono.

Não espere para cuidar da sua saúde, agende sua consulta ou exame pelo nosso aplicativo InCórpore Saúde disponível na (App Store e Play Store), pelo nosso WhatsApp ou se preferir pelo telefone (41) 3335-2624.