fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Como manter a saúde na terceira idade?

Com os avanços sociais e tecnológicos das últimas décadas, a expectativa de vida das pessoas aumentou muito, principalmente para as pessoas mais velhas. Ao passo que muitos hábitos e costumes acabaram se alterando drasticamente, como os cuidados com o corpo e a mente.

Nunca foi tão importante e urgente pensar (e executar) planos que eram normalmente abandonados. Com toda a certeza este período de pandemia tem levado muitas pessoas a reavaliarem posições e comportamentos, priorizando o próprio bem-estar.

Mas, em se tratando dos nossos idosos, uma dúvida surge naturalmente: como manter a saúde na terceira idade? É a questão que levantamos na leitura abaixo, com o intuito de ajudá-los a escolher as melhores opções para manter o corpo e a mente em excelente funcionamento!

Prática de esportes

Poucas coisas são tão essenciais para a manutenção da saúde do corpo e do coração quanto os exercícios físicos. Desse modo, para manter a regularidade e a prática, pode-se fazer uma simples caminhada, ou exercícios aeróbicos, se possível, por cerca de 30 minutos. Seu corpo vai agradecer.

Vida social ativa

Sabemos que neste período de pandemia, a ordem do dia é manter o distanciamento e o isolamento social, principalmente entre os mais velhos. Ainda mais com os aparatos tecnológicos que possuímos, é possível manter as boas relações com videochamadas, ou até mesmo manter uma rotina de cursos e atividades online. Opções não faltam.

Atividades artísticas

Cantar, dançar, pintar, entre outras ações, são importantes para estimular a criatividade e a concentração. Portanto, deixe aquela sua veia artística vir à tona e invista em talentos que você nem imaginava que possuía. A surpresa será grande e muito satisfatória!

Leituras

Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Desse modo, permita-se retomar aqueles livros que sempre desejou ler, mas nunca tinha tempo, ou mergulhe em leituras sobre temas que desconhece por completo. Por outro lado, você vai contribuir para diminuir o aparecimento de doenças como o Alzheimer.

Cuide da alimentação

A alimentação saudável é uma importante aliada para evitar problemas de saúde. Dessa maneira, aproveite para cortar alimentos gordurosos, ou diminuir a ingestão de sal, por exemplo. E investir em comidas saudáveis, como legumes, verduras, entre outras, trará benefícios rápidos para diversos órgãos do seu corpo.

Água e chá

Talvez as dicas mais óbvias de nossa lista, mas não menos importantes. De fato a ingestão de, pelo menos, 2 litros de água por dia, reorganiza a atividade corporal, eliminando toxinas impróprias para a nossa circulação sanguínea.

Já o chá tem a propriedade de proteger a nossa memória, e ajudar a diminuir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Consultas médicas

De nada adianta seguir determinadas dicas, se você não visita seu médico regularmente, não é mesmo? Do mesmo modo que devemos nos preocupar com pequenas atitudes diárias, procurar um profissional (em especial, o geriatra) para fazer exames regulares, é um passo importante para evitar e prevenir o surgimento de doenças e outros problemas de saúde.

Saúde bucal

Uma má saúde bucal pode impactar diretamente na saúde do coração. Portanto, mantenha a rotina de escovar por três vezes ao dia seus dentes, utilizar o fio dental e visitar constantemente o dentista, para evitar o aparecimento de cáries e outros problemas dentais.

Ficar ao lado de quem importa

Família e amigos são pilares essenciais para uma boa saúde física e mental. Em resumo, mesmo com as orientações sobre distanciamento e isolamento, mantenha esses laços, telefone, converse com os mais próximos. Saber que você tem com quem contar é uma arma poderosa contra os problemas de saúde.

Conclusão

Com toda a certeza, você percebeu a importância de cuidar da saúde. Portanto, mãos à obra. Olhar para si mesmo, além de um ato de amor, é a conscientização da nossa importância para os outros e para o mundo. Sua saúde e mente serão eternamente gratos!