- 10/03/2020
- Posted by: admin
- Category: Saúde
o estresse faz parte da rotina contemporânea, podendo desequilibrar a mente e o corpo – principalmente quando não é tratado. Por essa razão, conheça mais sobre o assunto: consequências do estresse e dicas para controlá-lo.
O que é estresse?
O estresse é uma reação do corpo a eventos ou acontecimentos, gerando sintomas físicos e mentais que podem ser agravados e se tornarem doenças. Além disso, é considerado altamente complexo e afeta o corpo como um todo.
Tipos de estresse
Embora pareça uma única reação, há 3 tipos diferentes de estresse:
- agudo: caracterizado pela instabilidade de humor e insegurança, pode gerar dores nas costas, musculatura e mandíbula, além de azia e diarreia, sendo geralmente temporário;
- agudo episódico: caracterizado pela recorrência do estresse agudo, pode gerar doenças cardíacas, enxaqueca e hipertensão;
- crônico: ocorre quando o estresse é permanente, agravando a ansiedade, a depressão, contribuindo também para o desenvolvimento de doenças físicas e mentais;
- estresse pós-traumático: ocorre principalmente depois de traumas de grande impacto, ocasionando sintomas mentais e físicos quando há contato com qualquer gatilho mental.
Sintomas do estresse
Independente do tipo, há sintomas que podem surgir temporariamente ou com frequência, que devem ser tratados assim que ocorrem, como:
- respiração ofegante;
- tremores;
- dores em várias regiões do corpo;
- insônia;
- imunidade baixa;
- tristeza recorrente;
- esgotamento físico e mental.
Além desses, há muitos outros sintomas. Por isso, sempre busque ajuda médica nesses casos.
Causas do estresse
O estresse pós-traumático surge quando há eventos impactantes, entretanto há diversas causas para os outros tipos, como por exemplo:
- acúmulo de responsabilidades;
- mudanças significativas na rotina;
- doença;
- ter filhos.
Por isso, é importante evitar situações estressantes ou tentar buscar soluções para melhorar a qualidade de vida.
Doenças provocadas pelo estresse
O estresse, quando ocorre durante tempo prolongado, pode agravar ou causar doenças como:
- depressão;
- ansiedade;
- problemas cardíacos;
- hipertensão.
Além disso, pode haver a alteração da circulação sanguínea e a redução da imunidade.
Dicas para controlar o estresse mesmo sob pressão
Para momentos de estresse pontuais (antes de provas, entrevistas ou situação tensa), há algumas dicas que podem ser utilizadas para controlar a mente e o corpo mesmo sob pressão:
- respirar profundamente: inspirar, segurar a respiração por cinco segundos e depois soltar lentamente o ar acalma os nervos e aumenta a oxigenação no cérebro;
- cantar: relaxa o corpo e reduz a frequência cardíaca, trazendo sensação de calma;
- concentrar-se: buscar realizar uma tarefa por vez da forma mais concentrada possível reduz a pressão e mantém a mente estável.
Também é recomendado estar em contato com a natureza e hidratar-se para restaurar o bem estar.
Em casos onde é necessário buscar orientação médica, consultas com profissionais competentes e capacitados como os especialistas da Incórpore, referência em Centro Médico em Curitiba, faz toda a diferença.
Entre em contato e faça um agendamento com um de nossos especialistas.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.