fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Consultas periódicas ao oftalmologista podem evitar agravamento de doenças e cegueira

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, no Estados Unidos, apontou que adultos entre 50 e 80 anos chegam a ficar três anos ou mais sem realizar consultas periódicas ao oftalmologista e exames de visão. 

Esse período é maior do que os especialistas recomendam para manter a saúde ocular em dia, além de potencializar o grau e os sintomas de doenças como presbiopia e a catarata, comuns em pacientes dessa faixa etária, uma vez que são ligadas ao envelhecimento, e que podem levar a cegueira. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 285 milhões de pessoas com deficiência visual no mundo, sendo 39 milhões acometidas de cegueira. Assim como a grande parte das doenças, o diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir, combater e curar patologias oculares. 

Embora o tempo de intervalo entre as consultas periódicas ao oftalmologista varie de acordo com o histórico de saúde do paciente, é fundamental ir ao especialista pelo menos uma vez por ano. 

Porém, a recomendação para os portadores de doenças sistêmicas como diabetes, ou com histórico familiar de doenças oculares, ou com idade acima de 65 anos é procurar o oftalmologista a cada 6 meses. 

É importante ressaltar que de acordo com os especialistas em oftalmologia, 80% dos casos de deficiência visual são tratáveis e curáveis, principalmente aquelas chamadas de erros refrativos que podem ser corrigidas com o uso de óculos e cirurgias, a catarata e a opacidade ocular. 

Já doenças como o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e retinopatia diabética são as maiores causadoras de cegueira irreversível, mas que com o diagnóstico precoce e tratamento adequado podem ter seus efeitos minimizados ou até evitar a perda de visão. 

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) orienta que ao sentir qualquer desconforto nos olhos como coceira,alergias, dificuldade para focalizar imagens, lacrimejamento frequente, vermelhidão, manchas na visão, campo visual diminuindo, vista cansada ou dores de cabeça deve ser realizada uma consulta com o oftalmologista. Fatores de risco como tabagismo e diabetes também devem ser considerados.

Na Incórpore Centro Médico, você conta com médicos oftalmologistas com alta expertise para orientar, prevenir e tratar doenças oculares em qualquer etapa da sua vida. 

Além disso, com o cartão MedIncórpore você tem consultas e exames com preços acessíveis e agendamento rápido. 

Agende agora mesmo a sua consulta e cuide da sua visão.