fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
DIU: o que você deve saber

O DIU é um dispositivo inserido dentro da cavidade uterina, usado principalmente como método anticoncepcional. No Brasil, há principalmente dois tipos disponíveis: DIU em T de cobre (TCu) e DIU Mirena. Ambos são extremamente eficazes na prevenção de gestação, sendo a chance de falha menor que 0,5%/ano. Outros métodos de uso comum, como preservativo masculino e anticoncepcionais orais, possuem possibilidade de gestação de 7-15% e 8%/ano, respectivamente, com uso habitual.

 

Atualmente, existe crescente aceitação devido à facilidade do uso, já que não envolve qualquer cuidado diário, apenas rotina de seguimento ginecológico habitual. Além disso, possuem poucas contraindicações formais absolutas, sendo candidatas inclusive pessoas que nunca engravidaram.

 

A inserção geralmente pode ser feita em consultório, sem necessidade de qualquer método anestésico, sendo bem tolerada pela maioria das mulheres. Quando existe necessidade, também é possível realizar inserção em ambiente hospitalar, com sedação.

 

Os dispositivos podem ser utilizados por 5 (Mirena) ou 10 anos (TCu), assim como podem ser retirados antecipadamente em qualquer momento. A retirada é simples e rápida na maioria dos casos.

 

O TCu não envolve qualquer componente hormonal, e por isso seu principal efeito colateral possível é o aumento de volume e frequência de sangramento, assim como cólicas menstruais. Ambos possuem melhora progressiva ao longo de 6 meses. Já o Mirena, possui progesterona (levonorgestrel), um dos hormônios presente na maioria dos métodos anticoncepcionais, mas liberado lentamente no interior do útero. Dessa forma, promove a suspensão da menstruação em até 40% das mulheres nos três primeiros meses de uso, e até 70% após seis meses. Outros 30% usualmente evoluem com ciclos menstruais de volume reduzido. E as pacientes podem ficar tranquilas, pois não aumenta risco de trombose.

 

Por: Dr. Daniel Pereira Mandarino (CRM 28.945)

Médico ginecologista na InCórpore Centro Médico