fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Doenças cardiovasculares são mais comuns em mulheres

As doenças cardiovasculares  são causadas pelo estreitamento ou pela obstrução dos vasos sanguíneos arteriais, responsáveis pelo fluxo sanguíneo, levando o sangue até as extremidades do corpo, como pernas e braços.

Essas enfermidades se tornaram mais comum entre as mulheres e lideram as causas de morte do grupo, e segundo a revista médica The Lancet, representam 35% dos óbitos femininos, no mundo, ficando à frente do câncer de mama, útero e ovário. 

Assim como outras doenças, o check-up periódico e o diagnóstico precoce são as principais formas de prevenir a letalidade causada pelos diferentes tipos de doenças cardiovasculares. 

Segundo a cardiologista da InCórpore Centro Médico, Dra. Silvia Alice Chybior, as mulheres ainda não têm o hábito de fazer consultas cardiologistas de forma preventiva. 

“As mulheres têm uma tradição de ir ao ginecologista, de realizarem o autoexame da mama, mas não dão a mesma atenção à saúde cardíaca que é muito importante para prevenir doenças como as varizes, por exemplo”. 

 

Doenças cardiovasculares mais comuns

As enfermidades cardiovasculares mais comuns entre as mulheres são o enfarte agudo do miocárdio, cardiopatia hipertensiva e acidente vascular cerebral (AVC). Essas doenças podem afetar os homens, mas nas mulheres os sintomas são menos explícitos, dificultando o diagnóstico. 

“Nos homens, um sintoma é a dor no peito. Já nas mulheres, essa dor é menos comum e dá lugar a um cansaço extremo, dores de cabeça, hipertensão entre outros sintomas”, explica a Dra. Silvia Alice Cybior.

 

Como prevenir?

Podemos prevenir as doenças cardiovasculares, em geral, com uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos e evitando o consumo de álcool e tabaco. Tão importante quanto esses métodos de prevenção, é o acompanhamento periódico com especialista médico. 

O cardiologista pode diagnosticar ou indicar hábitos de prevenção a partir de uma conversa, analisando fatores de histórico genético, podendo solicitar exames como ecocardiograma. 

“O Ecocardiograma é um exame de rápida execução, indolor, que não utiliza radiação e que fornece informações detalhadas sobre a estrutura cardíaca e o fluxo de sangue no interior do coração, sendo de grande valia no diagnóstico de várias condições cardíacas”, esclarece o cardiologista  Dr. Rubens M. Dallagassa Stelmachuk, responsável pela realização do exame, na InCórpore Centro Médico. 

 

Cardiologista em Curitiba

Se você tem sintomas como os citados acima, ou histórico de doenças cardiovasculares na família, agende uma consulta com a Dra Silvia Aline Chybior. Além da consulta, você pode realizar o seu ecocardiograma na InCórpore Centro Médico e outros exames.