fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Doenças mais comuns no calor e como evitá-las

A primavera está chegando ao seu último mês, abrindo as portas para a chegada dos dias quentes de verão e, infelizmente, nesses períodos sintomas de doenças mais comuns no calor podem surgir. Por isso, é importante estar atento aos cuidados preventivos.

Com o tempo mais quente, atividades ao ar livre, passeios no parque e férias na praia se tornam mais convidativos e exigem mais atenção com a ingestão de água, uma vez que o ar fica mais seco e pode causar problemas como insolação, desidratação e alergias respiratórias e de pele. 

Assim como outras patologias podem ser evitadas com ações simples, cuidados com a alimentação, orientação médica e tratamentos preventivos. A Incórpore selecionou algumas dicas dos nossos especialistas em dermatologia e alergia e imunologia para você evitar o surgimento das doenças mais comuns no calor. 

Insolação 

A insolação ocorre por causa de um distúrbio no controle da temperatura corporal, quando a passamos longos períodos em um ambiente seco e quente, principalmente, com a exposição direta ao sol. Os sintomas da insolação são:

  • batimentos cardíacos acelerados;
  • desmaios;
  • dificuldade para respirar;
  • febre alta;
  • fraqueza;
  • mal-estar;
  • queimaduras na pele;
  • tonturas;
  • vômitos.

As principais formas de evitar a insolação são o uso de protetor solar, não se expor ao sol entre as 10h e 16h, e beber no mínimo dois litros de água por dia, pois uma boa hidratação ajuda a  controlar  a temperatura corporal.

Desidratação

Com o aumento da transpiração, é normal acontecer uma perda excessiva de líquidos e sais minerais deixando o organismo desidratado. Essa patologia pode ocorrer também por vômitos e diarréia causados por intoxicação alimentar.

Em geral, o nosso corpo perde 2,5 litros de água por dia, eliminado pela urina, fezes, saliva e suor.  A desidratação ocorre quando a perda de líquidos ultrapassa esse limite, manifestando sintomas como: 

  • mal-estar;
  • fraqueza;
  • ressecamento de mucosas dos olhos e da boca;
  • aumento da irritabilidade
  • longos períodos sem urinar. 

Mais uma vez, beber muito líquido é a melhor forma de evitar esse problema, além de ingerir alimentos leves e frescos, vestir roupas adequadas à estação,  deixar os ambientes bem arejados e preferir a sombra em locais abertos.

Alergias respiratórias

As altas temperaturas e o ar seco são as principais causas do ressecamento da mucosa nasal e das vias aéreas, deixando o aparelho respiratório mais exposto à infecções e crises de rinite, sinusite, asma e bronquite.

Os olhos também podem apresentar  sintomas como vermelhidão, ardência, coceira ou conjuntivite alérgica.

Para amenizar esses sintomas,  beba muita água, evite exercícios intensos e mantenha os ambientes bem ventilados. É importante, também, tomar banhos com temperaturas amenas, usar cremes hidratantes e protetor labial. 

Alergias de pele

O calor pode provocar alguns problemas na pele, como as micoses, brotoejas e urticárias. Elas podem ocorrer em diferentes partes do corpo, principalmente, aquelas que transpiram mais ou têm mais contato com as roupas.  

Quanto aos meios de prevenção e tratamento dessas alergias, é indicado manter o corpo seco, evitar exposição ao sol, usar roupas e sapatos frescos. 

Na Incórpore Centro Médico, você conta com a expertise de médicos especializados para orientar, prevenir e tratar os sintomas das doenças mais comuns no calor. sua consulta. 

 



Deixe um comentário