X
Agende seu Exame ou Consulta
Whatsapp
E-mail
Clique aqui
Clique aqui

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 40 mil mulheres recebem, anualmente, o diagnóstico de câncer de mama no Brasil, por isso a prevenção ainda é a melhor aliada no combate à doença. Para tanto, o mês denominado Outubro Rosa é de extrema importância para trazer conscientização quanto à saúde da mulher.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o controle da incidência do Câncer de Mama  não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao desenvolvimento da doença e ao fato de vários fatores não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e na conscientização, especificamente aqueles considerados modificáveis. Somente em 2019, estimou-se cerca de 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, um número alarmante. 

Pesquisas ainda apontam que no sul e sudeste do Brasil, o câncer de mama é a principal causa de mortes de mulheres, para tanto, campanhas como outubro rosa são intensificadas, pois quanto antes diagnosticado o tumor, maiores são as chances de cura. O tumor mamário se descoberto no estágio inicial, tem 90% de chance de cura definitiva sem remoção da mamária. Aliás, com 1 centímetro de diâmetro, o tumor já é palpável, por isso o ideal é o autoexame das mamas, que abordaremos mais adiante.

Existem alguns fatores positivos que previnem o desenvolvimento do câncer de mama:

– Comer alimentos que contenham vitamina A;

– Reduzir o consumo de gorduras na alimentação;

– Manter o peso ideal;

– Realizar o autoexame mensal;

– Realizar exames periódicos anuais.

Porém, alguns fatores negativos aumentam o risco do desenvolvimento do câncer de mama:

– Casos já existentes de câncer de mama na família;

– Alimentação em excesso com gorduras;

– Primeira gestação após os 30 anos;

– Não ter tido filhos;

– Primeira menstruação antes dos 12 anos e menopausa após os 52 anos.

A prevenção é o melhor caminho, por isso a mulher tem a obrigação de preocupar-se com sua saúde a começar por realizar o autoexame, caso perceba caroços e bordas irregulares na mama, procure um médico e realize o exame de mamografia. Para tanto, trazemos alguns passos de como realizar o processo de autoexame em casa:

Em caso, de detecção de nódulos e inchaço, procure imediatamente um médico para avaliações precisas.

Câncer de Mama: é preciso falar disso

Na campanha Outubro Rosa 2019, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) lançou uma cartilha com o temaCâncer de mama: juntos, sem medo”, com o objetivo de ajudar no diagnóstico precoce do câncer de mama e desconstruir o medo da doença. Confira: encurtador.com.br/twGUX.

Manter um hábito saudável é um dos fatores positivos

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, 12% das mortes causadas pelo Câncer de Mama poderiam ser evitadas caso as mulheres praticassem exercícios físico regularmente. Além disso, 6,5% dos incidentes de câncer são atribuídos ao sobrepeso, uso de bebidas alcoólicas e dieta rica em açúcar. 

As atividades físicas são aliadas na prevenção ao câncer de mama. Por isso é necessário realizar 150 minutos de exercícios físicos, portanto, manter-se fisicamente ativa é fundamental para a saúde. Além disso, é necessário caminhar, mover-se e até mesmo meditar para relaxar a mente. Uma alimentação saudável é essencial, principalmente, a rica em legumes, verduras e frutas, claro, sem esquecer-se do consumo de água. O sono também é importante, para tanto é preciso dormir 8h/dia para manter o corpo em equilíbrio e descansado para a rotina do dia a dia. Outro ponto é a recorrente visita ao médico, para realização de exames rotineiros que podem auxiliar no diagnóstico e prevenção de doenças.

Clique Aqui para fazer o download da Cartilha Oficial do Ministério da Saúde.

Agendar Mamografia em Curitiba

Portanto, se você deseja se prevenir contra o câncer de mama, agende uma consulta com um de nossos mastologistas ou oncologistas, ou agende sua Mamografia em Curitiba com a Incórpore, um moderno e completo centro médico que é referência na área da saúde em Curitiba e Região.