- 22/02/2023
- Posted by: alex
- Category: Blog
Eletroneuromiografia
A eletroneuromiografia é o exame que ajuda identificar doenças e lesões que afetam os nervos e músculos, sendo capaz de registrar a condução de um impulso elétrico durante a execução do movimento, que geralmente são em membros superiores ou inferiores.
O que é Eletroneuromiografia e quando fazer o exame?
A eletroneuromiografia é um exame complementar que consiste em um conjunto de testes e diagnósticos para avaliar a função do sistema nervoso periférico: nervos, músculos e junção neuromuscular.
Servindo para auxiliar nos diagnósticos de diferentes sintomas e doenças, além de exibir o local e o tipo da lesão, também cooperando para os possíveis meios de recuperação da lesão (prognóstico).
Existe uma extensa lista de doenças que o exame pode identificar. Frequentemente os sintomas mais comuns indicando possíveis doenças dos nervos ou músculos são:
- Formigamentos, dormências queimação ou choques
- Fraqueza muscular ou paralisias
- Falta de sensibilidade
- Dor lombar e cervical
- Dores musculares e câimbras
Ajudando no diagnóstico, topografia, quantidade da gravidade e prognostico como já dito acima.
Doenças que pode ser avaliada neste exame.
Esclerose lateral amiotrófica
Poliomielite (paralisia infantil)
Atrofia muscular espinhal
Atrofia muscular progressiva
Doenças das Raízes Espinhais
Radiculopatias (hérnia de disco)
Doenças da Transmissão Neuromuscular
Miastenia Gravis
Síndrome miastênica de Lambert Eaton
Canalopatias
Doenças dos Nervos Periféricos
Polineuropatias
Mononeuropatias
Trauma de nervos periféricos
Paralisia facial
Plexopatias
Plexopatia braquial
Síndrome do desfiladeiro torácico
Plexopatia lombossacral
Doenças Musculares
Miopatias
Distrofias musculares
Como se preparar para o exame de eletroneuromiografia ?
Recomenda-se chegar ao local do exame bem alimentado e usar roupas largas ou facilmente removíveis, como saias ou shorts. Óleos ou cremes hidratantes não devem ser usados 24 horas antes do exame, pois esses produtos cosméticos podem dificultar a adesão dos eletrodos.
É importante informar o seu médico se estiver a tomando medicamentos, pois alguns, como os anticoagulantes, podem interferir ou contra-indicar o teste, e se tiver um pacemaker, se sofrer de doenças sanguíneas como a hemofilia.
Além disso, deve-se ter em mente que a eletroneuromiografia geralmente é realizada em ambos os lados (ambas as pernas ou braços), pois é importante comparar as alterações detectadas entre o lado afetado e o saudável. Não há efeitos duradouros após o teste, então você pode voltar às suas atividades diárias normais.
Onde fazer eletroneuromiografia?
Portanto, se você precisa realizar um exame de Eletroneuromiografia em Curitiba, conte com toda estrutura moderna e com os profissionais especializados da InCórpore Centro Médico.
São mais de 37 áreas médicas e 35 diferentes exames para atendê-lo por inteiro, não espere para tratar da sua saúde, use a prevenção a seu favor com a ajuda de quem te propõe qualidade de vida.
Agende sua consulta ou exame pelo nosso aplicativo InCórpore Saúde disponível na (App Store e Play Store), pelo nosso WhatsApp ou se preferir pelo telefone (41) 3335-2624.
Escrito por Alexsander Castilho
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.