- 30/10/2019
- Posted by: admin
- Category: Saúde
Dividir o tempo entre livros e estudos pode aumentar em 20% o rendimento escolar
É comprovado o fato das atividades físicas equilibrarem a mente, as quais melhoram pelo menos três funções cerebrais: aumenta o fluxo sanguíneo, estimula novos neurônios e mantém a memória. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois (EUA), alunos que praticam esportes com frequência apresentam uma performance escolar 20% superior à de alunos sedentários.
A prática de atividades auxilia também na concentração do aluno, sendo assim, ele fixa o conteúdo com mais facilidade. Outro benefício é o psicológico, pois ser praticante de atividades físicas eleva a autoestima, sendo assim, a pessoa torna-se confiante, possui vontade de aprender e por consequência aumenta o rendimento. A prática melhora ainda o nível de estresse do aluno, principalmente, para quem está em fase de vestibular e entrega de monografia. Isso porque, os exercícios liberam beta-endorfina, substância responsável pelo bem-estar e pelo prazer.
O esporte é um grande aliado da educação. Segundo os estudos da Universidade de Montreal, realizada em parceria com o Hospital Infantil CHU Sainte Justine, alunos que participam de atividades esportivas no contraturno escolar aumentam o desempenho escolar e possuem um comportamento disciplinado.
Alerta para a obesidade infantil
A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 41 milhões de crianças menores de cinco anos estejam acima do peso. Enquanto 12,9% das crianças brasileiras de 5 a 9 anos (fase escolar) são obesas, segundo dados do Ministério da Saúde. Números alarmantes fazem com que os pais preocupem-se com a saúde dos filhos, logo, uma das maneiras de ajudar a controlar o avanço da obesidade é apoiar as crianças a praticar atividades físicas regulares.
O sobrepeso infantil agrava doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto. Sendo assim, a melhor maneira de reverter esse quadro é estimular atividades extracurriculares na escola. A natação, por exemplo, além de estimular a perda de peso, promove uma melhora do sistema cardiorrespiratório e aumenta a capacidade de resistência. O futsal auxilia no desenvolvimento motor, equilíbrio e capacidade de saber ganhar ou perder. Já as artes marciais ajudam na respiração e equilíbrio emocional.
Como as atividades físicas ajudam nos estudos?
A atividade física contribui positivamente para o desempenho escolar. O infográfico abaixo traz algumas informações de bons motivos para adaptar os exercícios físicos entre os estudos. Confira:
Infográfico: Tiago Cordeiro. Fonte: Revista Galileu
E aí já pensou em quais atividades praticar? Nós damos uma mãozinha:
Caminhada: ajuda na circulação do sangue e na respiração;
Bicicleta: além de ser um novo modo de transporte o que ajuda a mobilidade urbana é uma ótima atividade cardiorrespiratória;
Natação: auxilia no controle da ansiedade;
Dança: melhora a comunicação e combate o estresse;
6 benefícios que os exercícios físicos causam no cérebro
Assista a seguir os principais benefícios dos exercícios físicos para exercitar o cérebro e alavancar seu desempenho educacional: