fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Hipertensão: prevenção é o melhor caminho

Hábitos saudáveis são essenciais para prevenir e controlar a doença

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é conhecida popularmente como pressão alta. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um bilhão de pessoas são acometidas por essa doença, responsável por 9,4 milhões de mortes. A pessoa é considerada hipertensa quando sua pressão está acima de 12 por 8, entretanto, em alguns casos 14 por 9 é considerada normal.

A doença pode ser desenvolvida devido a vários fatores, como genética, falta de hábito alimentar saudável, consumo exagerado de sal, excesso de peso, consumo de álcool, uso de drogas ilícitas e diabetes. Contudo, quando o fator é genético, não é possível saná-lo, ao contrário das outras possíveis causas, que podem ser prevenidas e controladas quando há o diagnóstico.

Segundo, o Dr. Tales Almeida Struecker, cardiologista do Centro Médico Incórpore, “a hipertensão é uma doença que costuma ser silenciosa, mas quando diagnosticada é necessário que o paciente modifique seu estilo de vida, aderindo a um hábito alimentar saudável, práticas de atividades físicas, evitando bebidas alcoólicas e cigarro, além do essencial: ter um acompanhamento médico”, destaca Dr. Struecker.

A pressão alta infelizmente não tem cura, mas pode ser controlada. Quando tratada adequadamente, pode reduzir o risco de infarto e de acidente vascular cerebral, o AVC.

De acordo com o Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros é afetado pela pressão alta, e quando diagnosticados, apenas 40% dos hipertensos entram em tratamento. Aliás, o diagnóstico para início imediato de tratamento pode ser feito por meio do exame MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), que mede a pressão arterial do paciente por 24 horas, dando um parecer sobre sua pressão.  Portanto, há métodos e exames cardiológicos eficazes para a doença ser diagnosticada, e assim, controlada.

Em pesquisa, o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico detectou que a parcela da sociedade mais afetada pela doença é a terceira idade. Em casos em que não há controle da pressão alta, a redução de vida pode chegar até 16 anos, com riscos de surgimento de sequelas ao longo da vida. Por isso, a importância de consultar-se e ter um bom acompanhamento médico.

O idoso precisa manter um hábito de vida saudável para evitar o aparecimento de doenças como a pressão alta, e para isso a Incórpore traz também algumas dicas sobre como envelhecer com saúde. Confira!

Sintomas

Os sintomas aparecem quando a pressão está muito alta, gerando dores no peito, dor na região da nuca, tonturas, fraqueza, visão embaçada, zumbido no ouvido e sangramento nasal. Um fator importante para evitar o surgimento desses sinais no dia a dia é o hipertenso tomar o medicamento corretamente.

Hábitos saudáveis

Prevenir e controlar a pressão alta é possível. Apesar de não ter cura, o médico avaliará o melhor método para tratamento e controle, como medicamentos ou adoção de um estilo de vida saudável.

O ideal é o hipertenso manter um equilíbrio:

  • Mantendo o peso adequado, se necessário;
  • Mudando hábitos alimentares;
  • Evitando o consumo de sal;
  • Praticando atividades físicas regulares;
  • Aproveitando momentos de lazer;
  • Não fumando;
  • Não consumindo álcool;
  • Evitando alimentos gordurosos;
  • Controlando diabetes.