fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Hipertensão: você sabe o que é?

Mais de 700 milhões de pessoas têm hipertensão não tratada no mundo, de acordo com o último estudo divulgado pela OMS em agosto. A doença conhecida como “pressão alta” é relacionada aos níveis de tensão no sangue enquanto circula pelo corpo. Atualmente, é a maior causa de óbitos no mundo, chegando ao número de 10 milhões de mortes por ano.

A pesquisa também apontou que nas últimas três décadas a quantidade de pessoas com pressão alta no mundo duplicou, chegando em 1,4 bilhão de hipertensos em 2019. Por comparação, no começo de 1990 havia cerca de 650 milhões de pessoas com a doença.

A princípio, as causas da hipertensão estão relacionadas a diversos fatores como obesidade ou colesterol alto. Essa síndrome metabólica faz com que artérias estreitas aumentem a força necessária para o coração bombear o sangue.

Assim, para que o sangue circule pelas artérias e corpo, o coração cria uma pressão sobre as artérias, que em níveis normais atingem a pressão arterial sistólica de 120 mmHg (milímetro de mercúrio). Acima de 140 mmHg é classificada como hipertensão.

Dessa forma, quem sofre com a hipertensão geralmente apresenta sinais como dor de cabeça ou no peito, fraqueza, sangramento nasal, tonturas, visão embaçada ou zumbido no ouvido.

Tratamento da hipertensão

Tão importante quanto saber o que é a hipertensão é tomar atitudes preventivas de doenças cardiovasculares. Pequenos hábitos podem deixar o coração saudável e livre de situações de risco.

Contudo, medidas como manter a alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos minimizam o risco de problemas cardiovasculares devido à pressão alta.

Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolver a doença como o consumo de alimentos ou bebidas industrializadas com alto teor de sódio, tabagismo e sedentarismo. Nesse sentido, diabetes, sono desregulado, estresse e consumo alto de bebidas alcoólicas, também contribuem para a manifestação da doença.

Ou seja, se você apresenta condições semelhantes, converse com nossa equipe médica e encontre alternativas para seu caso. Se preferir, agende uma consulta por telemedicina.

Para facilitar o acesso à saúde de qualidade, o Cartão MedInCórpore é livre de mensalidade e com uma tabela de preços diferenciada para cada exame ou consulta.

Clique aqui e conheça mais vantagens do Cartão MedInCórpore!

Melhore sua saúde a cada dia!

InCórpore Centro Médico

(41) 3335-2624

WhatsApp (41) 99828-1051



Popup Image