fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
História e fases da enxaqueca

Um ataque de nervos. A palavra “enxaqueca” tem sua origem no termo grego “hemicrania”, que significa algo como “metade do crânio”. É uma antiga conhecida da humanidade.

No entanto, antes da dor de cabeça, o corpo manda sinais de que não está tudo bem.

[Neste vídeo da TV InCórpore, o Dr. Lucas Ferreti explica melhor sobre a primeira fase da enxaqueca. Clique aqui para assistir.] 

Os sintomas são sentidos há pelo menos três mil anos. Existem escrituras egípcias de 1200 a.C. que já mostram situações semelhantes a enxaqueca. Porém, a descoberta é atribuída ao médico grego Areteu da Capadócia, no século 2, que elaborou relatos precisos sobre a doença.

Em 2018, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a enxaqueca como uma das enfermidades mais incapacitantes do planeta.

Ainda de acordo com a OMS, cerca de 15% da população mundial sofre dessa dor que dura em média entre quatro a 72 horas. No Brasil, calcula-se que 30 milhões de pessoas convivam com essa crise.

O que é enxaqueca

A princípio, essa doença neurológica, genética e crônica pode acontecer por várias razões. Sobram motivos: stress, sono desregulado, insônia, fome, alguns alimentos, mudanças no clima, obesidade, alterações hormonais, entre outros. O histórico familiar é um fator importante a considerar e que contribui para a manifestação dos sintomas.

Geralmente, acontecem em um lado da cabeça de forma latejante ou pulsátil e pode ocorrer náusea ou vômito. As enxaquecas também podem piorar após uma atividade física intensa, pela exposição à luz, por sons ou aromas fortes.

Remédio para enxaqueca

A enxaqueca não tem cura, mas existe como tratar o alívio dos sintomas. Como é uma doença que manifesta sinais antecipadamente (mal estar, tontura, dores na nuca, sensibilidade à luz, cheiros ou sons) é importante verificar com especialistas o que está acontecendo e garantir um tratamento eficaz.

Na consulta com o neurologista é possível elaborar um diagnóstico preciso e rastrear as causas exatas para seguir com o tratamento certo.

Ainda assim, é preciso investigar. Tais sintomas podem ser reflexos de outras condições de saúde. Por isso, ao invés de se automedicar ou consultar o Dr. Google, converse com seu médico.

A InCórpore é um centro médico que garante o bem estar de seus pacientes há quase 30 anos. Cada atendimento é realizado da forma mais atenciosa possível.

Converse conosco! Entre em contato pelo telefone (41) 3335-2624 ou pelo WhatsApp (41) 99828-1051 e, se preferir, agende uma consulta por telemedicina.