fbpx
X
Estamos atendendo normalmente!
Janeiro Branco: Precisamos abordar o tema saúde mental

Campanha ressalta doenças emocionais que afetam a população brasileira, principalmente, os jovens

Incórpore: Janeiro Branco
#janeirobranco

O “Janeiro Branco” foi idealizado em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão para chamar atenção quanto à saúde mental. Desde 2000, a Organização Mundial da Saúde (OMS) vem alertando sobre o aumento das taxas de suicídio, depressão e ansiedade, principalmente entre os jovens.

Essa campanha é realizada em janeiro, pois além de ser o primeiro mês do ano, é após a celebração do ano novo que a maioria das pessoas se sentem frustradas por não alcançarem objetivos pessoais. Nesse momento, é enfatizada a importância de se abordar temas como: suicídio, depressão e fobias, promovendo conhecimento e compreensão sobre o assunto.

Ainda de acordo com a Organização Mundial da Saúde, uma em cada quatro pessoas passará por algum transtorno mental durante a vida. A depressão, por exemplo, atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo mundo e é a principal causa de incapacidade.

As estatísticas são alarmantes: segundo idealizadores da campanha Janeiro Branco, somente no SUS, nos últimos três anos o atendimento a jovens com depressão aumentou 118%. No Brasil, ocorrem 12 mil suicídios por ano, o que mostra a necessidade urgente de cuidar da saúde mental.

 

A depressão

A prevalência de depressão na rede de atenção primária de saúde é de 10,4%, tanto isoladamente ou quando associada a um transtorno físico. Segundo a OMS,  a depressão pode afetar até 20% das mulheres e 12% em homens, sendo mais comum o transtorno aparecer perto dos 30 anos.

 

As principais causas da depressão estão ligadas à genética, à bioquímica cerebral e a eventos vitais, como o excesso de estresse. Os fatores cruciais para desenvolver a doença são:

 

Para entender melhor um quadro de depressão, é importante conhecer alguns de seus tipos:

– Depressão pós-parto: altera o estado emocional da mãe, logo ela apresenta falta de interesse e negação quanto ao bebê ou apresenta incapacidade em cuidá-lo;

– Bipolar: a pessoa apresenta constante mudança de humor, oscila constantemente entre sentir-se bem ou mal;

– Distimia: a pessoa apresenta isolamento social;

– Depressão atípica: caracteriza-se pela intensa melancolia e problemas para relacionar-se com o próximo, sendo comum a pessoa querer dormir constantemente ou comer abusivamente;

– Psicótica: caracterizada pelo constante delírio e alucinação.

 

O tratamento é medicamentoso e psicoterápico, mas outros fatores podem ajudar a combater e prevenir a depressão, como: dieta equilibrada, atividade física regular, combate ao estresse, evitar consumo de álcool e de drogas ilícitas, diminuir a cafeína, dormir apenas o suficiente e manter tratamento de acordo com o médico.

Campanha 2020

 

O tratamento dessas doenças são fundamentais. Assista ao vídeo da Campanha #JaneiroBranco2020 promovida pelos idealizadores do Janeiro Branco:

 

Atenção:

Se você precisa cuidar da sua saúde física ou mental, entre em contato com a Incórpore! Nós temos os melhores profissionais na área da saúde.

 

Vamos entrar juntos nessa conscientização! Aborde o tema nas redes sociais com #janeirobranco e promova conhecimento para quem precisa de ajuda.